Relato – Assalto a mão armada em Genipabu »
Ir ao Chile e não beber um vinho chileno é praticamente impossível! Por que não aproveitar para degustar um vinho chileno direto na vinícola? Opção é o que não falta! Existem várias vinícolas próximas a Santiago. Nós optamos por conhecer a vinícola Concha y Toro pois gostamos do vinho e também porque é possível ir até lá por transporte público, bem mais barato do que contratar um passeio em alguma agência! 🙂
Utilizamos o roteiro da Sílvia do Matraqueando que ensina como ir até a vinícola Concha y Toro usando apenas transporte público. Nós pegamos o metrô da linha 4, na estação Tobalaba que era próxima ao nosso hotel e descemos na estação Las Mercedes. Chegando lá, já avistamos o ponto de ônibus. Fomos perguntar a um casal de ambulantes se estávamos no sentido certo para pegar o ônibus, mas eles nem deixaram a gente perguntar. Já foram apontando o ponto de ônibus e falando quais números de ônibus paravam na Concha y Toro. E ainda avisaram que o motorista do ônibus reconhece quem é turista e avisa quando chegar no ponto de parada para a vinícola. Será que a gente tem cara de turista? 😛
Pegamos um dos ônibus indicados. Um veículo bem velho que pulava bastante! Para se ter ideia, tinha uma barra para se segurar em cada banco (tipo aquelas de carro que ficam acima da janela). E era super necessária! Pedimos o motorista para nos avisar quando chegasse perto da vinícola. Entretanto, ele se esqueceu. 🙁 Mas, para nossa surpresa, ele se lembrou um tempo depois, nos chamou e avisou que ia alcançar um ônibus que estava voltando para que ele pudesse nos deixar próximo a vinícola. Nos surpreendemos com a camaradagem do motorista! 🙂 E assim foi feito, entramos num ônibus voltando, que não aceitou o pagamento novamente da passagem e nos deixou bem ao lado da Concha y Toro. Ponto positivo para os chilenos! 😀
A vinícola Concha y Toro oferece visitas guiadas em dois idiomas: inglês ou espanhol. Escolhemos fazer a visita guiada em espanhol e foi bem tranquilo de entender. Existem três tipos de visitas guiadas variando a duração do passeio e a quantidade de vinhos degustados. Nós escolhemos a mais básica, que dura aproximadamente 1 hora percorrendo a vinícola e degusta dois tipos de vinho.
Iniciamos a caminhada pela vinícola passando por um túnel rodeado por parreiras para ir entrando no clima! 🙂
Nossa primeira parada foi em frente a uma casa enorme rodeada por jardins. A casa pertenceu ao Don Melchor, o fundador da marca Concha y Toro.
Em seguida, caminhamos até a área em que estão as uvas. Calma, você não precisa caminhar por toda a extensão das parreiras. Em um pequeno espaço estão plantados diferentes tipos de uvas para facilitar a explicação do guia. Mas a paisagem com parreiras a perder de vista é muito bonita. 🙂
Conhecemos variados tipos de uvas, como: Cabernet Sauvignon, Gewürztraminer, Torontel, Pinot Gris, Carménère, Riesling. Para cada tipo de uva o guia explicava qual era a região favorável para o cultivo da uva, as condições climáticas, a época da colheita e várias outras informações. Na época em que visitamos a vinícola (Janeiro/2012) as uvas ainda estavam verdes.
Depois de muita explicação sobre os tipos de uva chegou a hora da degustação. 🙂 Iniciamos com um vinho branco.
O guia apresenta o vinho branco Casillero del Diablo. Explica as condições de temperatura e indica a forma de degustar. Resumidamente, começamos pelo olfato, balançamos o vinho para apurar ainda mais o cheiro e depois provamos! Muito bom! 😀
Depois de uma taça de vinho branco, fomos convidados a entrar na adega para ver como os barris são armazenados. Prepare-se que o ambiente é um pouco mais fresco. Como visitamos no verão, achamos uma delícia ficar num ambiente refrigerado.
São muitos barris de vinhos armazenados de forma super organizada. Muito interessante!
Em seguida fomos para a parada mais esperada, a área onde ficam os barris do Casillero del Diablo. Conta-se a lenda que o Don Melchor começou a reparar que alguns barris de vinho estavam sumindo. Para resolver esse problema, ele inventou que o local era amaldiçoado e que ali vivia “El Diablo“. Desde então, nenhum barril mais desapareceu. A área é bem escura e o guia ainda apaga as luzes para contar a lenda e criar mais suspense no cenário. Como o nosso grupo tinha algumas crianças, ele deixou a porta aberta caso alguém ficasse com medo.
Depois de conhecer a lenda, fomos convidados a degustar o vinho tinto Casillero del Diablo. Novamente, o guia nos forneceu mais orientações sobre o vinho e sobre a degustação, tudo bem compreensível para leigos no assunto como nós. Finalizamos o passeio com uma visita a loja da Concha y Toro. Na loja você encontra várias opções de Casillero del Diablo. Outra opção de vinho é o Gran Reserva. O vinho Don Melchor leva o nome do fundador da marca.
A Concha y Toro é parceira do Manchester United, o time conhecido como diabos vermelhos. Por esse motivo, a loja vende algumas souvenirs relacionadas ao time.
Próximo a loja está localizado o restaurante da vinícola (Wine Bar) que oferece ampla carta de vinhos que podem ser harmonizados com queijos, petiscos ou pratos da cozinha chilena. Funciona de segunda a domingo das 9:30 as 18:30.
Para fazer a visita guiada é recomendado reservar com pelo menos 24 horas de antecedência. A reserva pode ser feita por telefone ou via formulário no site. Nós reservamos por telefone no dia anterior e já não tinham muitas opções de horário.
A visita completa à Concha y Toro nos custou, por pessoa, aproximadamente $21 (dólares americanos), sendo $17 da visita guiada e o restante do transporte (metrô e ônibus). Em agência esse passeio custa mais de $60 (dólares americanos). Vale muito a economia! 😀
A Concha y Toro possue conexão WiFi gratuita. Os nerds agradecem! \o/
Telefones: (+56-2) 4765680 / 476-5334 / 476-5269 / 476-5647
Site: http://www.conchaytoro.com
Horários das visitas guiadas: Segunda a Domingo de 10:00 a 17:10
________________________________________________________
Procurando hotéis em Santiago? Reserve agora pelo Booking.com!
Oi, gente! Eles ainda mantém no porão da adega aquela luz vermelha com a sombra do Diabo? Achei um barato! Mas o mais legal é que há uma safra que fica “guardada” pelo Diablo que vale uma nota! Bem legais as dicas. Quando fui, optei pelo metro-ônibus também, e foi bem tranquilo.
Ei Bernardo,
Acredita que nós não vimos essa sombra do Diabo? Não sei se a gente tava mal posicionado ou se eles evitaram alguma coisa pelas crianças que estavam no grupo! 🙁
Vale muito a pena ir de transporte público e fazer uma economia pra gastar em outros passeios.
Obrigada pela visita! 🙂
Abraços,
Lillian.
Parabéns pelas postagens…foi um verdadeiro “tour”…Adoramos o passeio…hehehehe
Vamos dia 17/08 para o Santiago e é claro que a Concha y Toro está no roteiro, como bons apreciadores de vinho que somos…
Gostamos muito das tuas dicas de ir por conta própria…tenho apenas uma dúvida e não sei se podes me ajudar….vamos estar hospedados no bairro Providencia…sabes se é muito longe da estação Las Mercedes???….Já vi que o metro tem várias cores de linha….todas passam nos mesmos lugares ou dependendo da linha preciso ir a uma estação específica?
Em média aproximadamente quanto tempo de viagem de Santiago até o destino??
Obrigada
Olá Simone!
Obrigada pela visita e pelo elogio! 🙂
Nós nos hospedamos perto da estação Tobalaba, que era na linha 4 (azul), mesma linha da estação Las Mercedes. Não tivemos nem que trocar de linha. Confira qual a estação mais próxima do seu hotel. Gastamos aproximadamente uns 50 minutos ao todo.
Boa viagem e bom passeio!
Abraços,
Lillian.
irei para santiago dia 21/08 e ate quanto ou posso trazer em vinhos para o brasil?
Olá Roberto,
Recomendo consultar os limites alfandegários na Receita Federal e também o limite de peso na companhia aérea.
Seguimos tuas orientações e as do Matraqueando: foi perfeito!!!
Obrigada pelas dicas.
Olá Simone,
Fico muito feliz por ter ajudado! 🙂
Estamos às ordens!
Estou em Santiago e tuas dicas foram muito importantes para a visita a Concha y Toro.
Ei Concy,
Que legal! A vinícola Concha y Toro é muito bacana. Vale a pena demais! 🙂
Oi Lilian,
Gostei muito da sua dica. Poderia me dizer mais ou menos o tempo que você levou neste passeio?
Obrigada
Juliana
Ei Juliana,
Que bom que você gostou! 🙂
Nós gastamos umas 3-4 horas no passeio incluindo no trajeto.
Abraços,
Lillian.
Fantástica a dica! Quando for ao Chile, com certeza vou fazer esta visita à Concha Y Toro, um dos meus vinhos preferidos.
Valeu, Zulmira! Vale a pena visitar o Chile e passear pelas vínicolas! A Concha y Toro é ótima. Abraços.
estive la em 27/06/13 realmente é um lugar muito lindo pra visitar ,pena que nessa época as parreiras estão todas secas por caso do inverno, mas ainda assim valeu muito a pena
Ei Anair,
Realmente o lugar é lindo, pena que as parreiras estavam secas. Volte em outra época para vê-las mais verdinhas!
Abraços,
Lillian.
Tem restaurante dentro do Concha y toro? pois queria almoçar lá mesmo, dizem que tem vinículas que tem o serviço de restaurante tbem. vc sabe me informar?
Olá Clarice,
Tem restaurante na vinícola Concha y Toro. Não experimentamos, mas parecia bem legal.
Abraços,
Lillian.
Lillian e Helder, em primeiro lugar, meus parabéns pelo Blog Nerds Viajantes, muito bem organizado e com matérias super interessantes! Eu e minha esposa estivemos na vinícola Concha y Toro, fazendo exatamente o percurso de vocês (metrô e ônibus) e o passeio com o tempo mais reduzido, e também o motorista do ônibus “nos esqueceu”, e logo pediu mil desculpas, parando até aonde não poderia, para podermos saltar (nota dez para a educação e atendimento ao turista pelos chilenos, em todas as circunstâncias). Vendo suas fotos e o texto postados, senti-me no local (muito bem transmitido por vocês em seu contexto – um passeio que vale a pena fazer para quem for ao Chile, e já com todas as dicas de vocês). Abraços (José Eduardo – Serpro Curitiba)
Olá José Eduardo,
Muito obrigada pela visita e pelos elogios! 😀
Fico muito feliz que o post tenha remetido boas lembranças à você.
Abraços,
Lillian.
Adorei as fotos de vocês!! Já li muitas postagens sobre o Chile (e o passeio à vinícola) pela blogosfera, mas essa foi a mais ilustrada!! Vou continuar lendo as postagens de vocês sobre o Chile (meu próximo roteiro o/)!!
Ei Rafaela,
Muito obrigada pela visita e pelo elogio! Volte sempre!
Boa viagem e divirta-se! O Chile é realmente maravilhoso! 😀
Abraços,
Lillian.
Olá, ótimo post! Ótimas fotos…. Afinal, sabe me.dizer se crianças podem ou não participar acompanhadas dos pais? Alguns blogs dizem que sim, outros que não. Obrigada