Revelando a Foto – Antelope Canyon »
A região dos Lagos Andinos da Argentina e Chile é caracterizada por belas paisagens naturais, principalmente ao redor dos seus lagos. Por esse motivo, um passeio recomendado é navegar pelos lagos e explorar as maravilhas da região! 🙂 Depois que fizemos o passeio de barco pelo Lago Todos los Santos no lado chileno, não poderíamos deixar de navegar pelo Lago Nahuel Huapi no lado Argentino. Contratamos o passeio que percorre o lago e visita o Bosque de Arrayanes e a Isla Victoria.
O barco sai do Puerto Pañuelo, a 25 km do centro de Bariloche, próximo ao Hotel Llao Llao (já falamos sobre esse hotel no post Bariloche – Um Hotel de Encher os Olhos). Como o passeio é feito dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, é necessário pagar uma taxa de visitação ao parque que não está inclusa no preço do passeio de barco.
Contratamos o passeio pela empresa Cau Cau. Existem duas opções de pacote: básico e básico + serviço. Optamos pela segunda opção (apesar de mais caro, conseguimos um cupom de desconto em Bariloche que tornou o preço muito mais interessante!). Nesse pacote estava incluso 3 refeições durante o passeio (muito bem servidas), acomodação na parte superior do barco que é toda de vidro, mais espaçosa e tem acesso direto à parte externa do barco. Valeu a pena! 🙂
Nosso passeio estava agendado para as 13:30 e saiu no horário. Mal saimos do porto e já avistamos belas paisagens, marcada sempre pelas montanhas e pela presença do Hotel Llao Llao. A cor da água sempre nos surpreendia. Sorte de quem mora pela orla do lago e pode admirar essa paisagem. Avistamos belas casas ao redor do lago.
Pouco tempo depois do barco sair do porto, descobrimos que teríamos acompanhantes voadores: as gaivotas! 🙂 Elas seguem o barco durante todo o trajeto. Neste momento surge um fotógrafo com biscoitos para que os turistas alimentem as gaivotas e tirem uma bela foto do momento em que a gaivota pega o biscoito. No nosso caso com apenas uma tentativa ele acertou o exato momento em que a gaivota estava tirando o biscoito de nossas mãos. Ao final do passeio você pode ver as fotos e comprá-las se gostar!
Nossa primeira parada foi no Bosque de Arrayanes. Ele está localizado na península Quetrihue, no Parque Nacional los Arraynes, que foi criado em 1971. Ao descer do barco, paramos para fazer algumas fotos do lago. Ficamos impressionados com a cor do lago, que fica ainda mais claro próximo à margem.
O Bosque de Arrayanes é uma área protegida devido a importância da espécie, que quase não existe em outras localidades. Acredita-se que as árvores tenham aproximadamente 300 anos. São árvores altas, que chegam atingir até 25 metros. O que chama mais a atenção nos arrayanes é a cor do caule. Um tom laranja bem diferente do habitual, com algumas manchas brancas.
Dizem que os arrayanes inspiraram Walt Disney na criação do cenário da animação Bambi.
Percorremos a trilha pelo Bosque de Arrayanes. O caminho é demarcado feito por uma estrutura de madeira. Alguns trechos possuem escadas, mas consideramos o caminho de dificuldade leve. Dizem que há uma trilha com acessibilidade por lá que percorre um trecho menor. Porém, não experimentamos esse caminho.
No meio da trilha pelo Bosque de Arrayanes tínhamos uma bela vista do Lago Nahuel Huapi.
Hora de voltar para o barco e prosseguir para a Isla Victoria. Visitamos o Bosque na hora certa. Quando já estávamos saindo, chegou um barco cheio de estudantes que pareciam que iam acampar por ali!
Voltamos para o barco para mais um trecho de navegação até a Isla Victoria. Chegando na ilha, fomos convidados a percorrer as trilhas existentes no local, parando pelos mirantes para observar a paisagem e tirar muitas fotos. O tempo estava meio fechado e as cinzas vulcânicas do vulcão Puyehye atrapalharam um pouco a visibilidade. 🙁
A ilha abriga diferentes tipos de espécie de árvores. Caminhamos por trilhas rodeadas por pinheiros e sequóias. Um cenário muito agradável para um passeio.
A ilha era habitada por comunidades indígenas que deixaram pinturas rupestres nas rochas.
Enquanto passeávamos pela ilha, nosso barco partiu para fazer uma viagem com um grupo de estudantes. 🙂 No horário combinado, embarcamos novamente rumo ao destino final, o porto!
Terminamos o passeio bem no horário do pôr do sol. Hora de fotografar o lago registrando os últimos raios solares do dia! Eles adicionam um charme todo especial as fotos. 🙂
Ao final do passeio, chegando novamente ao porto, avistamos o imponente Hotel Llao Llao. A visibilidade não estava muito boa devido as cinzas vulcânicas do vulcão Puyehue.
A agência oferece serviço de translado do centro de Bariloche até o porto, mas não está incluso no preço do passeio. Nós fomos de transporte público. Pegamos o ônibus 20 Llao Llao, que sai do terminal de ônibus, passa pelo centro de Bariloche e o ponto final é no Hotel Llao Llao. Descemos um ponto antes de chegar no hotel. Para voltar, subimos até o hotel e pegamos o ônibus no ponto inicial.
Cau Cau
Endereço: Mitre 139 / Quaglia 211 – Bariloche
Telefone: (02944) 431372/3
Site: http://www.islavictoriayarrayanes.com/
Poucos dias em Bariloche já foram suficientes para ficarmos encantados com as belezas naturais da região! E você, também fez esse passeio? Conte para gente o que achou! 🙂
________________________________________________________
Procurando hotéis em Bariloche? Reserve agora pelo Booking.com!
Oi, Lili. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos e até mais,
Natalie – Bóia Paulista
Olá Natalie!
Tudo jóia e com você?
Fico muito feliz por fazer parte da #Viajosfera! 😀
Obrigada pela visita!
Beijos,
Lillian.
Olá Lillian,
O passeio saiu neste valor porque você foi no finalzinho de junho ou começo Julho certo? Eu estou indo dia 29 de agosto até 3 de setembro exatamente para conseguir gastar menos com hotéis e mais com passeios e estou querendo colocar. hahahahaha Como foi esse tal desconto que você conseguiu e de quanto % foi?
Seu post foi ótimo, tirou diversas dúvidas e agora quero conferir esses dois lugares maravilhosos tmbém, obrigado.
Olá Jonas,
Nós fizemos este passeio em Janeiro/2012. O preço ficou mais em conta porque conseguimos um guia de desconto na Hertz, local em que alugamos o carro para ir a San Martín de los Andes. Infelizmente não lembro o valor do desconto, mas só servia para o pacote especial com serviço de bordo. Lembro apenas que era um desconto bem significativo e que nos convenceu a contratar o serviço especial.
Que bom que o post foi útil para você! Espero que você faça uma boa viagem e aproveite as maravilhas de Bariloche! 🙂
Abraços,
Lillian.
Olá, Lillian!
Fizemos esse passeio semana passada. Infelizmente debaixo de chuva. :{
Mas mesmo assim, achei muito legal! Adorei a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes. Fizemos o passeio de meio dia e achei super corrido para quem gosta de fotografar tudo o que vê, como eu. 😛
Mas antes de viajar eu estava na dúvida se deveria incluir esse passeio no meu roteiro pois vi muita gente falando que era chato. Seu post me convenceu a colocá-lo no roteiro e não me arrependi. Obrigada! 😉
[]’s
Olá Camila,
Que pena que São Pedro não colaborou no dia do seu passeio. Realmente, o tempo no Bosque de Arrayanes poderia ser maior. Também fotografamos correndo!
Que bom que você gostou! Fico muito feliz de ter indicado! 😀
Abraços,
Lillian.
Boa noite Liliam.
Chegamos hoje de Bariloche e fizemos o passeio para a Ilha Victoria. Estava chovendo bastante mas deu para ver tudo e achamos lindo. Só gostaria de comentar (para voces avisarem outras pessoas), que fizemos a besteira de comer no restaurante da Ilha. A comida muito ruim (parecia requentada) e muito, muito, muito CARA (eles nao colocam o preço e não avisam como funciona ). NÃO COMAM LA. Levem lanche proprio pois é um verdadeira ROUBO. Todos os argentinos que fizeram o passeio levaram comida e tomaram um cafe ou cha somente. Abraços e parabens pelo blog. Foi extremamente util para nos.
Vera
Olá Vera,
Que pena que choveu. A região é linda!
Bom saber. Nós não experimentamos o restaurante da Ilha porque fizemos as refeições no barco.
Obrigada pela dica!
Que bom que o blog ajudou na viagem de vocês. Fico muito feliz!
Abraços,
Lillian.
Oi gente ! Posso levar minha filha de dois anos nesse passeio ?!
Obrigada Camile
Ei Camile,
Pode sim. O passeio é bem tranquilo tanto no barco quanto nas paradas.
Abraços,
Lillian.
Oi Lillian, obrigado pelas ótimas informações. Você saberia dizer onde consigo esses cupons de desconto? Os preços hoje (Ago. 2013) estão quase o dobro do que você pagou! Sugere mais algum passeio imperdível para casal com filha de 4 anos, para quem já conhece os cerros? Mais um de barco ou de minibus? Obrigado. Um abraço.
Olá Pavlos,
Consegui o livreto com cupons de descontos na loja da Hertz, onde alugamos o carro. Que pena que os preços aumentaram tanto! Não tenho experiência na cidade com crianças, mas acredito que o passeio de barco deve ser bem interessante.
Abraços,
Lillian.
Oi, as dicas são muito boas. Tenho, porém, uma pergunta: posso ir direto ao Porto Panuelo e decidir lá se faço ou não o passeio ou devo reservar antes com alguma agência? Vou para BRC no dia 01/09/13.
Olá Carla,
Bom, a gente resolveu o passeio na hora mesmo. Chegamos um pouco antes do horário marcado e compramos os bilhetes. Acredito que ainda esteja tranquilo assim.
Boa viagem pra você!
Abraços,
Lillian.
Ah, esqueci de perguntar se é seguro deixar o carro no estacionamento do Porto?
Como fomos de carro pro porto, não sabemos sobre o estacionamento. Mas parece que a região é bem tranquila.
O valor de $ 535,00 foi para 2 pessoas??? No site a tarifa é R$ 320,00 ou US 106,00. Estou havaliando se reservo ou compro no dia. Forte abraço.
Ei Alessandra,
Pagamos $535 (pesos argentinos) para nós dois. Mas isso foi em Janeiro/2012 e conseguimos um desconto num livreto que ganhamos na locadora de carros.
Na época que a gente foi a gente comprou na hora mesmo. Estava bem tranquilo.
Abraços,
Lillian.
Oi Lillian, estamos indo este fim de semana para lá e vamos fazer o passeio principalmente animados com seu belo post. Vc. disse que, na volta, subiu até o Lao Lao para pegar o ônibus no ponto final. Mas ele deve para no porto na volta também, não? Beijos e obrigado.
Olá Pavlos, Fico feliz que tenha gostado do post. Nós subimos até o hotel para ver a vista e fotografar. Se quiser, pode pegar o ônibus na estrada em frente ao porto. Boa viagem e bom passeio! Beijos.
Olá Lillian, muito boas suas dicas!
Estou indo para Bariloche e gostaria de saber se vale fazermos o passeios a ilha victoria e bosques de arrayanes no mesmo dia ou fazermos um depois o outro. E via porto do llao llao ou de Villa angostura? E o passeio para o puerto blest , cascata los cantaros e aguas frias, vale mesmo fazer?
Oi Celina,
Muito obrigada pelo elogio!
O passeio para a Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes é feito no mesmo dia usando a mesma embarcação. Nós saímos do porto próximo ao Hotel Llao Llao. Não sei como funciona a partida da Villa Angostura. A região de Pueto Blest parece muito bonita mas não estivemos lá. Não me lembro de ver passeio para lá saindo de Bariloche. Se você for a Puerto Varas, pode aproveitar para conhecê-la durante a travessia dos lagos.
Espero ter ajudado. Boa viagem!
Abraços,
Celina.
Oi Lillian, nossa viagem a Bariloche foi ótima! Depois de meses, consegui postar algumas fotos e queria compartilhar com você e seus leitores. Por enquanto, só o passeio à Isla Victoria. Beijos e obrigado.
http://pavloseuthymiou.wordpress.com/2014/01/13/bariloche-na-primavera/
Ei Pavlos,
Que bom! Fico muito feliz!
Adorei o post. Lindas fotos! 😀
Abraços,
Lillian.
tudo bem Lilian? como vocês conseguiram esse cupom de desconto para o passeio. obrigado. Eli
A quem interessar passear por estes belos lugares estive cerca de um mês atrás e o passeio custou 650, 00 pesos. Saindo às 13:30 e retornando ao final do dia.
Os dois lugares são lindos, eu diria imperdíveis! Estiveram dentre as mais belas paisagens que captei de Bariloche.
Olá Lilian, estou dando uma olhada no post sobre Bariloche e adorei as dicas!
Sei que esta um pouco longe, mas pretendo ir em Agosto/2017 com a minha família, nesta época meu filho terá de 03 anos 1/2 aproximadamente.
Acha que meu filho pode aproveitar os passeios?
Tem alguma recomendação, em função de ser alta temporada?
Costumamos visitar outros Países na época da primavera ou verão.
Agora, queremos encarar o inverno e a neve!
Olá Andrea,
É sempre bom planejar com antecedência! 😉
Bom, ainda não temos filhos, mas acredito que dá para curtir Bariloche sim. Não estivemos lá em alta temporada (apenas em Janeiro). Pela diferença de estação, também não sabemos dar dicas no inverno em Bariloche.
Abraços,
Lillian.
Oi, Andrea! Viajei para BRC em agosto de 2014. Vi muitos casais com crianças fazendo o passeio e penso que é tranquilo para a família. Tem o passeio de barco, as gaivotas, as árvores, montanhas que chamam a atenção da criança. Além disso, tem muito chocolate servido a bordo rsrsrs. As paradas são rápidas, então dá aquela vontade de passar mais um tempo curtindo a paisagem e fazendo fotos, mas não dá, senão perde o barco 🙁 São feitas duas caminhadas curtas nas duas ilhas, porém, em terreno um pouco íngreme, as vezes escorregadio, dependendo da chuva. É melhor ter atenção ao andar e ir com calçado confortável e que dê firmeza ao pé. Ainda mais, andando com criança que precisa levar no colo ou segurando na mão … No mais, a paisagem é linda, penso que única no mundo, então, tem que incluir no roteiro.
Boa viagem!!!
Oi Lillian!
O post está ótimo, bem detalhado e com fotos lindas! 🙂
Queria tirar umas dúvidas. Você lembra quanto tempo durou o passeio?
Lembra se tem saída em outros horários também?
Como o porto de onde saem os barcos é no caminho do passeio Circuito Chico, acho que dá pra fazer os dois no mesmo dia, mas queria confirmar a duração para ter certeza!
Beijos
Olá Marianne,
Agradeço os elogios! 😀
O passeio dura aproximadamente 3:30. No site da empresa você pode ver os horários de saída: http://www.islavictoriayarrayanes.com/horarios-y-tarifas.html
Espero que te ajude.
Beijos,
Lillian.
Obrigada!! 🙂