Blogagem Coletiva – 12 Posts Especiais de 2012 »
A culinária mineira é famosa por pratos diversificados como o frango com quiabo, costelinha, fígado acebolado, feijão tropeiro, tutu de feijão e muitas outras delícias (só de falar já ficamos com água na boca). Muita gente quando vem para Minas pergunta logo onde está aquele restaurante de comida bem mineirinha. Mas não é qualquer restaurante de esquina de Belo Horizonte que tem AQUELA comida mineira que desejamos. Nem todas tem aquele sabor, aroma e o segredinho mineiro. É preciso conhecer onde estão as maravilhas da culinária mineira. Por isso, quando recebemos algum turista à procura de boa comida mineira ou simplesmente quando estamos com vontade de comer um delicioso frango a molho pardo nossa escolha é o Restaurante Maria das Tranças.
O Restaurante Maria das Tranças é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Foi fundado em 1950 com o nome de Bolero pela dona Maria Clara Rodrigues, num estabelecimento no bairro São Francisco. Algum tempo depois, mudou de nome para Maria das Tranças devido ao penteado da fundadora. A Dona Maria Clara era responsável por criar os pratos, dentre eles o famoso frango ao molho pardo. O prato ficou tão conhecido que foi apreciado por estrelas da música como Vinícius de Morais e Elis Regina e também por importantes políticos. Um apreciador de destaque era o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, fã declarado do frango ao molho pardo e frequentador assíduo que acabou se tornando amigo da proprietária. Para quem duvida, na entrada do restaurante você já encontra uma foto do JK saboreando o frango ao molho pardo. 😀
O carro chefe do restaurante é o frango ao molho pardo. Difícil achar outro restaurante que tenha este item no cardápio. E se tiver, arrisco a dizer que não será tão apetitoso quanto o do Maria das Tranças. O frango ao molho pardo vem acompanhado de arroz, quiabo e angu. Simples assim, mas delicioso como nunca se viu! No cardápio, as opções de escolha do prato são bem flexíveis. Você escolhe quantos frangos você quer e para quantas pessoas (esse número de pessoas reflete na quantidade dos acompanhamentos). Aproveito para ressaltar que o prato é muito (mas muito!!!) farto. Para se ter ideia, já pedimos um frango para três pessoas que serviram 5 pessoas e ainda levamos alguns pedaços do frango para casa. 🙂 (Bem lembrado, o Maria das Tranças embala o que você não aguentar em uma vasilha de plástico personalizada. Não queria contar mas aqui em casa já tem coleção dessas embalagens! :P)
Para aguardar o frango ao molho pardo ficar pronto, uma boa pedida é a porção de pastéis de angu nos sabores queijo ou frango. Para quem não sabe o que é pastel de angu, é um pastel bem mineiro feito com massa de angu e recheado de diferentes sabores. (Explicamos porque uma vez uma pessoa nos perguntou se era um pastel comum recheado de angu! :P) Gostamos de pedir porção mista para comer um pouco dos dois. O restaurante também oferece outras opções de tira-gosto.
E para beber, a nossa recomendação é experimentar os refrigerantes mineiros. O restaurante serve Mate Couro, um refrigerante que mistura guaraná com as as ervas mate e chapéu-de-couro. Outro refrigerante mineiro é o Guarapan, feito de maçã, mas seu gosto não lembra nada de maçã. O Guarapan é da Coca-Cola porém só é vendido em Belo Horizonte e região. Todos os dois são bem docinhos.
O restaurante possui duas unidades em Belo Horizonte: a mais antiga e tradicional no Bairro São Francisco; e a mais nova e mais charmosa na Savassi. A unidade Savassi manteve a fachada tradicional de uma casa antiga.
O ambiente interno do restaurante é muito agradável. A unidade da Savassi conta até com árvores em meio às mesas. Enquanto almoça você pode ficar de olho no pé de jabuticaba que tem lá dentro. Se der sorte, você pode até achar alguma frutinha. 🙂
Nós já almoçamos nas duas unidades. Para quem quiser ver mais história, recomendamos ir na unidade da Savassi. O local é super decorado com fotografias antigas das personalidades que visitaram o restaurante. Em sua maioria, do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Encontramos uma foto do JK com o também ex-presidente Itamar Franco quando era bem novinho. Ao lado de uma das fotos, uma declaração do próprio JK: “O eterno peixe vivo só navega quando encontra o mar da amizade – é o que encontrei aqui”. Recomendamos que você vá com tempo para almoçar e para viajar nas fotografias!
O acervo fotográfico do ex-presidente é tão numeroso que criaram a Adega Kubitschek, um espaço dedicado a fotos e histórias de JK. Uma verdadeira homenagem!
Recomendamos o passeio, seja para apreciar uma boa comida ou para conhecer mais sobre história e política. Coisas que mineiros gostam! 😉
Ah, o restaurante tem Wi-Fi! \o/ Os Nerds agradecem!
O restaurante também tem serviço de entrega.
Endereço:
- Unidade Savassi: Rua Professor Moraes, 158
- Unidade São Francisco: Rua Estoril, 938
Nossa, que delícia, quero muito ir nesse lugar. Eu AMO frango com quiabo!
Recomendamos que você faça uma visita a esse restaurante, Rafael! 😀 É muito bom!
Essa hora da tarde e eu aqui com água na boca depois de ler esse post. Temos que colocar BH urgentemente na nossa lista!
Ei Rapha,
Põe BH logo na lista! Estamos esperando você para passear por aqui! 🙂
Beijos,
Lillian.
Não sei por que eu ainda olho esses posts de restaurante no Brasil, sempre fico morrendo de saudade da comida e não tenho como comer, humpf!! Maldade!
Esses restaurantes tinham que dar um jeito de abrir filial nos Estados Unidos, não é mesmo Luciana? 🙁
Hum, adoro comida mineira. Já disse lá no Mochilinha que a comida mineira, por ter raizes portuguesas, é semelhante a nossa comidinha do Pampa Gaúcho, tirando a parte do quiabo (rsrs). De resto, nada melhor que uma comidinha tipica para alegrar o dia… se tiver um torresminho (aquele a pururuca), nem me fale (meus níveis de colesterol gritam). Adorei e anotei. Abraços.
Ei Paula,
Sou suspeita pra falar mas a comida mineira é tudo de bom! 🙂 Também adoro a gaúcha, principalmente as carnes! Quem resiste a um torresminho, né?
Vale a pena experimentar o frango ao molho pardo do Maria das Tranças. Anota mesmo!
Bjos,
Lillian.
Eu só fui uma vez no da Savassi. Confesso que, apesar de mineira, essa culinária não é a que mais amo, mas pra quem gosta é bacana e o ambiente é super lega! Vale lembrar que o restaurante tem atrações musicais, sendo que uma das mais notáveis é a apresentação da banda Sgt. Peppers, cover dos Beatles. E confesso que não sabia que Mate Couro e Guarapan eram daqui da região!! Sei que não tem fora do Brasil, mas estou tão acostumada com a presença deles que nunca me dei conta que não tem fora de Minas e, praticamente, fora de BH. Tenho parentes que moram nos EUA e cada vez que algém vai visitá-los leva uma garrafa de Mate-couro ou Guarapan. Quando eles vêm pra cá, então, a geladeira lota desses refrigerantes! =D
Ei Paula,
Eu costumo ir mais na unidade São Francisco porque acho mais fácil de estacionar. 🙂 Eu gosto demais do frango ao molho pardo. Sempre que posso dou um pulo no restaurante.
Adoro o Mate Couro e o Guarapan. São raridades nossas mesmo!
Bjos,
Lillian.
Nossa, tanto tempo que não vou ao Maria das Tranças.
Saudade do quiabo! Como boa mineira, adoro!
Ei Paula,
Adoro a comida mineira e o frango ao molho pardo deste restaurante! 😀
Beijos,
Lillian.
Lillian, só uma curiosidade em relação ao restaurante. Quando inaugurado o carro chefe era o Filé à Parmegiana. Quando JK se tornou um frequentador assíduo e reforçou seu gosto pelo frango, este se tornou o novo carro chefe.
E, depois de muitos anos, eles reintroduziram o Filé no cardápio.
Abraços
Oi Ingrid,
Muito legal essa curiosidade! 😀
Abraços,
Lillian.
Prezado senhor,(a) gostaria de saber quais os dias há música ao vivo, para dançar . Obrigada . Ivone.
Olá Ivone,
Infelizmente não sabemos. Melhor entrar em contato com o restaurante.
Abraços,
Lillian.