Tiradentes – Festival de Fotografia 2013 »
Viajar de trem é uma forma muito prática e interessante de deslocar entre cidades, principalmente quando o trajeto inclui belas paisagens. No planejamento de nossa viagem pelo Alasca nós fizemos questão de incluir algum techo de trem pela Alaska Railroad. Como bons mineiros que somos nós gostamos muito de trem. Na verdade gostamos de um tanto de trem, inclusive daqueles usados como meio de transporte. 🙂 A Alaska Railroad é uma atração a parte. Conta com trechos de/para vários localidades do Alasca, possui vagões confortáveis e passa por várias paisagens interessantes. Dentre os destinos possíveis de serem alcançados por trem (e que pertenciam ao nosso roteiro) estavam Anchorage, Seward e o Denali National Park. Acabamos escolhendo o trecho Seward – Anchorage porquê era o mais curto (4 horas) e nos pareceu ter paisagens mais bonitas que o trecho para o Denali (que acabamos fazendo de carro alguns dias depois). O trecho Seward – Anchorage atravessa a floresta nacional Chugach passando por belas montanhas, lagos e até glaciares.
Poderíamos fazer o trajeto de ida e/ou volta de Anchorage para Seward. Preferimos fazer o trecho de volta porquê pela hora que nosso voo chegava no Alasca poderíamos perder o trem em caso de qualquer atraso. Sendo assim, no trajeto de ida, optamos por alugar um carro no aeroporto de Anchorage para devolver em Seward. De carro pudemos percorrer com calma a Seward Highway (já falamos sobre ela aqui no blog), estrada muito bonita cercada por montanhas e glaciares, e até visitar o Alaska Wildlife Conservation Center (também já contamos sobre essa visita por aqui).
Compramos pela internet o ticket que saía às 18:00 de Seward e chegava às 22:00 em Anchorage. Achamos o horário muito bom porque o sol estava se pondo entre 21:00 e 22:00 horas na época de nossa viagem , assim não perdemos nada do passeio e ainda vimos um belo entardecer. 🙂
No dia do passeio chegamos com boa antecedência à estação de trem para não ter nenhuma surpresa. Quer dizer, no final até teve uma certa dose de emoção. Ao chegarmos na estação vimos um trem saindo e fomos correndo perguntar para a funcionária se era o nosso. Pensamos que poderíamos ter nos enganado com o horário ou naquele dia o horário do trem poderia ter sido alterado, enfim, mil e uma razões para ter perdido o trem. Para nosso alívio, aquele trem ainda não era o nosso, ou seja, nosso passeio estava garantido. 😀
Fomos até o guichê com os comprovantes de compra para pegar os bilhetes. Tudo muito simples e rápido. No horário combinado para embarque, deixamos nossas malas em uma tenda ao lado do escritório de onde elas seriam colocadas no trem. Em seguida, fomos até a locomotiva para tirar algumas fotos de recordação. Elas não ficaram muito boas porque o sol estava exatamente atrás da locomotiva, mas vale como registro mesmo.
As linhas Denali Star e Coastal Classic possuem um serviço especial chamado GoldStar Service. Optando por este upgrade o viajante tem a oportunidade de sentar no segundo andar do vagão que tem o teto de vidro e pode ter uma vista incrível da paisagem. Este vagão tem também na parte traseira uma área ao ar livre com boa capacidade. No trajeto que fizemos eu fiquei a maior parte do tempo de pé nesta área deslumbrado com o passeio. 🙂 Me rendeu umas dores mas valeu a pena! Na minha opinião o teto de vidro e a área ao ar livre compensam o upgrade.
O trem partiu sem nenhum atraso. Nos primeiros quilômetros o trem vai passando por um trecho fechado da floresta e não dá para ver muita coisa. Mas rapidinho o cenário muda e a paisagem fica encantadora.
Belas montanhas, ainda com um pouco de neve no topo (e olha que estávamos no fim do verão), iam acompanhando o trem, fazendo companhia a alguns belos lagos que nos deixavam de queixo caído. E assim foi por um longo tempo.
Durante o trajeto passamos por vários lagos de águas calmas. Ótima oportunidade para fazer fotos dos reflexos das montanhas e registrar esse cenário fantástico. Tivemos muita sorte com as condições climáticas. Apesar de ter pego muita chuva nos dias anteriores, o dia do passeio de trem estava com muito sol e céu bem aberto!
Ficamos impressionados com as cores dos lagos e o verde intenso da mata que rodeava todo o trajeto. A cada minuto de viagem surgia uma paisagem mais bonita e mais interessante do que as que já tínhamos visto.
No trajeto até Anchorage, passamos por dois glaciares. O guia que ia narrando as belezas do trajeto alertou sobre a aproximação deles. Preparamos a câmera para fazer uma foto rápida. Porém, o trem até parou para que todos pudessem fotografar melhor a paisagem. Os glaciares estavam um pouco longe dos trilhos, mas eram muito bonitos. Gostamos bastante da supresa!
O trem também fez uma breve parada em um ponto que havia apenas uma casinhas em madeira, incluindo um banheiro. A parada no meio do nada foi breve, apenas para pegar um guarda florestal.
As fotos que fizemos pela varanda do vagão passa a impressão que estávamos em cima do vagão, como se estivéssemos surfando! 🙂 Não se preocupem que não corremos esse risco. Fizemos as fotos em plena segurança. 🙂
Em um dado momento a linha do trem encontra a Seward Highway e as duas vão juntas até Anchorage. Neste trecho pudemos também desfrutar da paisagem recheada de belas montanhas. Passamos novamente por alguns pontos que conhecemos de carro. Desta vez, conseguimos avistar algumas baleias no Beluga Point.
À medida em que nos aproximávamos de Anchorage, nosso destino final, a tarde foi caindo, o sol foi baixando e a viagem ficou ainda mais bonita. O pôr do sol e as suas luzes amarelas deram outro charme à paisagem.
Mais uma vez aprovamos a estrutura de vidro do vagão que nos permitiu assistir o espetáculo do pôr do sol de camarote e com uma visão privilegiada. Valeu a pena demais esse investimento!
Um pouco depois das 22:00 chegamos à estação de Anchorage. O passeio acabou durando mais de 4 horas, mas quem reclamaria? Foi um passeio de tirar o fôlego que adoraríamos repetir.
Abaixo colocamos algumas informações úteis. A maioria pode ser encontrado no site oficial da Alaska Railroad (http://www.alaskarailroad.com), mas vamos deixar aqui algumas dicas.
Em todo o caminho há a possibilidade de ver animais. Nós vimos uma águia (bald eagle), um alce, uma beluga e duas dall sheep. O trem pára quando algum animal aparece, permitindo aos passageiros observar e fotografar os animais. No trajeto há a possibilidade de ver inclusive ursos pretos. Em Seward encontramos uma família brasileira que fez o trajeto de trem Anchorage – Seward no dia anterior e viram um urso preto. Nós não tivemos essa sorte!
Localidades atendidas
São várias as localidades atentidas pela Alaska Railroad, entre as quais se destacam as seguintes.
- Anchorage: maior cidade do Alasca e é onde chegam e de onde saem a maioria dos voos. Usamos a cidade apenas como ponto de chegada e partida mesmo, apesar de ter algumas atrações interessantes das quais nós visitamos apenas o zoo.
- Denali: estação usada pelas pessoas que usam o trem para chegar ao Denali. Fica na entrada do parque.
- Fairbanks: segunda maior cidade do Alasca e fica em uma região boa para ver aurora boreal
- Seward: simpática cidade litorânea usada como base para visitar o Kenai Fjords National Park.
- Talkeetna: cidade situada próxima ao Denali que também pode ser usada como base para visitar o parque.
- Whittier: pequena cidade de onde saem os passeios de barco para Prince William Sound
As outras localidades atendidas são Girdwood, Grandview, Portage e Spencer Whistle Stop.
Mas não há uma única linha que atende todas as localidades acima. No site da Alaska Railroad dá para ver as linhas (http://www.alaskarailroad.com/OurTrains/tabid/544/Default.aspx) e descobrir qual trem atende a localidade que pretende-se ir. Destacamos o Denali Star que liga Fairbanks a Anchorage passando pelo Denali e o Coastal Classic que faz o trajeto Anchorage – Seward (que foi o nosso escolhido).
Há alguns pacotes fechados de 5 até 12 dias que passam por algumas das localidades acima e incluem além do trem a hospedagem e até alguns passeios. A descrição destes pacotes também pode ser encontrada no site da Alaska Railroad.
Como comprar o ticket?
O ticket pode ser comprado online no site da Alaska Railroad no link (http://www.alaskarailroad.com/Tickets/RailSearch/tabid/362/Default.aspx). Nós compramos desta forma e não tivemos problema algum. Basta imprimir a confirmação da compra e levar ao guichê na estação de onde vai partir o passeio para pegar o bilhete. No próprio site também para comprar alguns passeios de um dia conjugados, como por exemplo o passeio de barco pelo Prince William Sound (em Whittier) com a ida e volta de trem a partir de Anchorage.
Quanto custa?
Os preços para a temporada de 2013 podem ser encontrados no link http://www.alaskarailroad.com/travel/Transit/Fares/tabid/93/Default.aspx. O trem de Anchorage ao Denali, por exemplo, custa na alta temporada $150 no Adventure Class e $235 no GoldStar Service. Já o trecho Seward a Anchorage (escolhido por nós) custará nesta temporada $79 no Adventure Class e $134 no GoldStar Service. Em nossa opinião vale cada centavo.
Serviços Adventure Class e GoldStar Service
Além da diferença nos vagões que já citamos, no GoldStar Service estão incluídas bebidas sem álcool e o visitante tem a oportunidade de comprar bebidas alcoolicas em um bar privado.
Site: Alaska Railroad: http://alaskarailroad.com/
Roteiro Alasca
Se você gostou deste post e quiser saber mais sobre nossa viagem aconselhamos a ler nosso post Alasca – Roteiro, onde contamos o que fizemos nos nossos 9 dias por lá.
Babei totalmente nestas fotos e nas paisagens maravilhosas! Entrou para minha wishlist definitivamente! Valeu a dica dos trens, parece algo imperdível para experimentar por lá.
Olá Simone, que bom que você gostou!
Nós recomendamos fortemente esse passeio, são paisagens realmente maravilhosas e com boa estrutura.
Abraços,
Helder
Nussinhora, que fotos lindas!
Muito bom!
Eu já tava achando que vcs tinham surfado no trem, mas aí vcs esclareceram hehehhe
abraços,
Jonathan Padua
Obrigado pelos elogios, Jonathan!
Por isso nós resolvemos esclarecer, não podemos induzir nossos leitores a se colocar em risco 🙂
Abraços,
Helder
Meninos, muito legal, que lugar mais lindo!!! Fiquei morrendo de vontade agora. Parabéns, as fotos são incríveis!
Olá, Rafael, que bom que gostou, obrigado pelos elogios. É um passeio muito interessante, nós também estamos com muita vontade de voltar 🙂
Abraços,
Helder
Acabei de me arrepender amargamente por não ter aproveitado a promo do Melhores Destinos pro Alasca!
Lindas fotos!
Obrigado pelo elogio, Camila!
Outras promoções como esta aparecerão, tenho certeza! E o Alasca realmente a visita, vale a pena separar um tempo para conhecer.
Abraços,
Helder
Oi, Helder! Adorei as fotos! Amo fotografia de paisagens e este lugar é lindo!
Abs!
Olá, Ana Paula,
Que bom que você gostou, são paisagens muito bonitas e que nos inspiram para tirar muitas fotos.
Abraços,
Helder
Simplesmente sensacional!
Acabei de ganhar novos argumentos pra convencer minha esposa que tem medo de urso polar (!) a ir pro Alaska.
Quando eu crescer quero fotografar assim!
Obrigado pelo elogio, Ronaldo!
Fala com sua esposa que ela pode ir tranquila, é cheio de passeio seguro para fazer lá como este de trem. E olha que se der sorte até dá pra ver urso preto nesse passeio :).
Suas fotos já são muito boas, nem precisa crescer não 🙂
Abraços,
Helder
Oi, Helder. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi, Natalie, tudo bem e com você?
Obrigado, ficamos muito contentes por ter nosso post selecionado! 🙂
Até mais,
Helder
Tenho pensado muito no Alaska ultimamente. Vi uns cruzeiros muito baratos agora para junho e, definitivamente, ao menos um trecho de trem assim eu gostaria muito de fazer depois do desembarque em terra. Que fotos! ♥
Olá Mari,
Não fizemos cruzeiro mas pelo que já vimos eles passam por paisagens lindas e cidades bem interessantes. Sobre o trem, tente ver se dá para conjugar com visitas aos parques nacionais Kenai Fjords (estação em Seward) ou Denali (estação na entrada do próprio parque). Se tiver tempo para ambos melhor ainda. São muito bonitos.
Obrigado pelo elogio,
Helder
Fotos incríveis, paisagem espetacular…
Sensacional o post, pessoal! Também ainda quero me organizar para um passeio desses por lá! O Alaska tem meio que aquele encantamento para todo viajante que já assistiu (e com certeza gostou, né) o filme “Na natureza selvagem”. Vocês não viram o ônibus quebrado por lá não, hein? 🙂
Abraços!
Obrigado pelo elogio, Bernardo!
Rapaz, o Alaska tem me encantado há muito tempo. E depois que voltamos tem me encantado mais ainda e a vontade de voltar só aumenta.
Eu não vi o filme, está na minha lista. Mas eu não lembro de ter visto ônibus quebrado não :).
Abraços, e obrigado pela visita!
Helder
Fotos maravilhosas!!!!!
Estou indo para Seward em junho. Vou fazer um cruzeiro. Queria fazer esta viagem de trem de Anchorage até Seward. Vc sabe o horário da saída do trem e se o visual é o mesmo!!!!
Obrigada
Olá Ester, tudo bem? Obrigado pelos elogios!
O trem sai de Anchorage às 6:45 da manhã. O visual é o mesmo sim, a diferença é que você partirá perto do momento em que o sol nasce e nós chegamos em Anchorage no momento do sol se por. Imagino que a saída cedo deve ser muito bonita também. As paisagens são as mesmas e indo em Junho você vai ver muito mais neve no topo das montanhas. Deve ser fantástico!
Abraços, e faça uma ótima viagem!
Helder
OLá Helder!!!
Muito obrigada pela sua resposta..
Em Seward vou pegar um cruzeiro até Vancouver. Quantos dias devo ficar em Anchorage? Tem algum passeio que valha muito a pena além do passeio de trem. afinal vou fazer o cruzeiro e acho que não vale a pena fazer passeios com o visual semelhante. Por favor me de alguma s dicas.
Muito obrigada pela sua atenção…..
Ester
Olá Ester,
Não posso dar dicas precisas de passeios em Anchorage porquê nós focamos nossa visita no Denali (4 dias) e Kenai Fjords (3 dijas). Usamos Anchorage apenas como ponte para estes dois lugares. E nós também não fizemos o cruzeiro. Eu posso recomendar dois passeios, um que nós fizemos e outro que não fizemos por falta de tempo:
– Portage Glacier: você pode ir de carro ou contratar alguma agência. No nosso último dia no Alasca tinha sobrado um tempo antes de nosso voo e resolvemos fazer este passeio no carro que tínhamos alugado. Gostamos muito. Mas vale a pena você dar uma pesquisada porquê provavelmente você já vai ter visto muita geleira no cruzeiro :).
– Prince William Sound: Passeio de barco que sai de Whittier, ao sul de Anchorage. Você pode contratar por agência a partir de Anchorage ou ir de carro e comprar os tickets por conta própria.
Além desses dois aí no site Alaska Tours tem um lista de passeios que podem ser feitos a partir de Anchorage: http://www.alaskatours.com/anchorage/
Abraços e fique a vontade para perguntar se tiver dúvidas,
Helder
Olá, estou pensando em fazer esse roteiro, pois temos que descer em Anchorage para depois ir até Seward de onde sai nosso navio para Vancouver. Vcs viajaram no vagão de vidro? Obrigada.
Olá Laure,
Nós optamos pelo Goldstar Service e fomos no vagão de vidro. Achamos que valeu a pena, a vista é muito bonita e você ainda tem acesso a uma parte no vagão que fica ao ar livre.
Esse passeio de trem foi um dos que mais gostamos por lá. Se tiver oportunidade nós recomendamos. Se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços e faça uma boa viagem,
Helder
Olá Helder,
Vou te incomodar mais um pouquinho. O meu cruzeiro mudou totalmente , agora vou de Vancouver para Whittier, pois vou pela princess cruise e eles só atracam em Whittier. Não
sei como ir de Whittier para Seward, já pesquisei e não encontrei como ir. Quero muito fazer esse passeio de trem. Vc sabe se tem onibus , trem ou se é possível alugar um carro em Whittier e devolver em Seward. Não achei resposta para essas perguntas pesquisando na internet. Obrigada. Ester
Olá Ester,
Não é incômodo algum, pode perguntar a vontade! Mas acho que nessa infelizmente eu não vou saber te ajudar. 🙁 Nós demos apenas uma curta passada em Whittier em um bate e volta a partir de Anchorage passando pelo Portage Valley.
Pesquisando na internet eu não encontrei nenhuma empresa de aluguel de carro em Whittier. Também não encontrei serviço de ônibus que direto para Seward. Acho que a opção, no caso, seria passar por Anchorage. Você pode ir de Whittier para Anchorage de trem ou ônibus e de Anchorage para Seward de trem, ônibus ou carro alugado (a Hertz foi a única empresa que vimos ser possível alugar um carro em Anchorage e devolver em Seward).
Se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços,
Helder
Olá Helder,
Obrigada pela sua atenção. Eu acabei de conversar com uma pessoa que eu descobri pesquisando na internet que trabalha em uma cia de turismo em Anchorage. Ele faz o transporte de Sutthe de Whittier para Anchorage.Se vc optar ir direto custa 39,00 doláres se quiser com parada para fotos etc…demora 3:00 hs e custa 39,00 doláres . Eu gostaria de chegar em Anchorage alugar um carro e entregar em Seward, descobri isto lendo o seus comentários…
Pegar o trem das 18:00 hs, dormir em Anchorage e no dia seguinte vou para Los Angeles…
Gostaria de saber quanto vc pagou pelo aluguel do carro. Quero só por um dia.
Obrigada. Um abraço. Ester
Olá Ester,
Eu paguei 95 dólares pela diária na Hertz. É mais caro que o normal dos eua mas você tem flexibilidade e para duas pessoas já é mais barato que ir de ônibus…
Eu peguei o carro no aeroporto de Anchorage e devolvi na agência em Seward (ao lado do porto).
Abraços,
Helder
Oi Helder eu acabei de entrar no site da hertz e deu o total de 281,00 dolares para pegar em Anchorage e entregar em Seward. Só de tx de devolução eles cobram 150,00 doláres. Como vc consegui este preço? Porque pra mim é mais vantagem alugar o carro, se for neste preço. Porque o ônibus custa 65,00 doláres por pessoa.
Abraços, Ester
Oi Ester,
Qual a data que você está procurando? Eu entrei pelo site https://www.hertz.com/rentacar/reservation/home e fiz a reserva por lá, mas foi para Agosto do ano passado e eu acho estranho uma diferença tão grande.
Abraços,
Helder
Oi Helder,
É esse valor mesmo eu tinha visto pelo site e ontem liguei para tirar a dúvida. Eles cobram 150 dólares só para entregar o carro em Seward. Desisti deste passeio. Vou fazer o cruzeiro, quando chegar em Whittier vou de Shuttle até Anchorage num tour de 3:30 hs ao preço de 39,00 dólares. Vou fazer algum passeio interessante por lá e a noite vou voar para Los Angeles.
Acho que está de bom tamanho, já vou fazer vários passeios durante o cruzeiro.
Eu me empolguei com este de trem vendo suas fotos, mas acho que durante o cruzeiro vou ver muita coisa linda!!!!
Muito obigada pela atenção e um abraço.
Ester
Ps: Eu vou fazer o cruzeiro de 03/07 a 10/07, antes vou ficar 5 dias em Vancouver.
Oi Ester,
Tenho certeza que no cruzeiro você vai ver paisagens de tirar o fôlego, isso é o que mais tem naquela região.
Abraços, e faça uma ótima viagem!
Helder
Helder, cara, que fotos lindas!!!!!! Estou babando nesse post!!! Parabéns mesmo!!!
Abraço!
Olá Robson!
Muito obrigado pelos elogios, cara! Que bom que gostou. Este trecho da Alaska Railroad passa por paisagens que deixaram a gente de queixo caído. Vale muito a visita!
Abraços e obrigado pela visita!
Helder
Que maravilha hein. Estarei embargando para Seward saindo de Vancouver em um cruzeiro estarei em Seward em 04/07. Minha pergunta nessa época tem sol até as 22 horas.
Olá Marcos, tudo bem?
Na época que nós fomos (segunda quinzena de Agosto) às 22 horas não tinha mais sol, mas ainda não tinha anoitecido. Pesquisando no site http://www.alaska.org eu achei um “Alaska Daylight Hours Calculator” que indicou o horário do pôr do sol para 23:19.
Abraços e faça bom proveito da sua viagem,
Helder
oi Helder! Parabéns pelo post, maravilhoso!!! Fiquei com uma dúvida o trecho de Seward para Anchorage é só feito de maio a setembro, é isso mesmo? Pq estarei lá em abril e gostaria muito de fazer esse trecho, mesmo pq terei que ir de Seward, onde atraca o navio que estarei e ir até Acnhorage pra pegar um vôo.
bjks
Olá Gabriela, muito obrigado, que bom que você gostou!
De acordo com o site da Alaska Railroad em 2014 este trecho começará a operar apenas no dia 11 de maio, então a menos que eles mudem a agenda não será mesmo possível fazer do jeito que você quer. Pelo que eu entendi apenas o trecho de Anchorage a Fairbanks (direção contrária a Seward) funciona o inverno aos sábados e domingos.
No seu caso acho que vale a pena ver se a compania do cruzeiro se eles não tem shuttle. A Seward Highway também é muito bonita e vale o passeio.
Abraços e apesar de ainda faltar um bom tempo espero que faça uma ótima viagem. 🙂
Helder
PARABÉNS!!!! Estou maravilhada com suas fotos!!! Que lugar Lindo e pelo seus olhos ficaram encantador. Eu acabei de assistir um filme que foi gravado nessa cidade Anchorage e nunca tinha ouvido falar. Pesquisei e achei suas fotos, suas dicas e achei incrível mesmo. Continue assim, grande abraço!!!
Olá Cristina, que bom que você gostou 🙂
A região de Anchorage tem paisagens muito bonitas e realmente rende boas fotos. Vale uma visita.
Abraços,
Helder
Olá Cristina, que bom que você gostou 🙂
A região de Anchorage tem paisagens muito bonitas e realmente rende boas fotos. Vale uma visita.
Abraços,
Helder
Olá
Vou experimentar o Alaska este verão mas tenho de ir de Seward para Anchorage pois sigo depois para Las Vegas
Gostava de saber qual a melhor forma de ir com malas e poder dar uma volta por Anchorage
pois o voo será apenas as 23h ou será melhor alterar o voo para mais cedo
Agradeço que me ajudem a decidir
Boas férias para todos
Olá Alice, tudo bem?
De Seward para Anchorage você pode ir de ônibus, trem ou carro alugado. O trem chega em Anchorage por volta de 10 da noite, então acho que não vale a pena tentar porque você corre sério risco de perder o avião. De carro você pode tentar alugar um carro na Hertz, única compania que tem agência em Seward, e devolver o carro no aeroporto de Anchorage. Sai caro essa questão de devolver o carro em outro lugar, mas dependendo de quantas pessoas estejam com você pode ser mais barato que comprar ônibus pra todo mundo, né? E mesmo que seja um pouco mais caro você tem a liberdade de ter o carro. De ônibus os Park Connection Bus são uma opção (http://www.alaskacoach.com/).
Abraços, e se precisar de mais dicas é só falar.
Helder
Olá Helder, já tinha visto este seu blog há tempos e meu marido fez nosso roteiro baseado em suas idéias..rs…5 dias em Vancouver…7 dias no Celebrity Century…6 em Seward (o percurso na Railroad)…e …1 dia em Anchorage…achei muito pouco tempo em Anchorage..vc não acha não? por favor..dê um ânimo com boas idéias em Seward prá nós (gentileza copiar pra alexdega@yahoo.com)…uma brasileira de Anchorage falou que NÃO TÊM NADA prá fazer em Seward e que em Anchorage as opções são muitas..fiquei triste, pois o pacote já foi fechado…Abçs e obrigada pela atenção..observei que vc responde pra´todos que lhe escreve e é muitíssimo prestativo.
Olá Silvia, tudo bem?
É muito complicado de falar de quanto tempo ficar em uma cidade, pessoas diferentes tem gostos diferentes e então a quantidade de dias pode variar muito. Então minha opinião vai de acordo com meus gostos. Minha prioridade quando fui ao Alasca foi conhecer dois parques nacionais, o Kenai Fjords que é visitado por Seward e o Denali, que fica ao norte de Anchorage no caminho para Fairbanks. Usei Anchorage apenas como ponto de chegada e saída do Alasca. Gostei muito do Kenai Fjords, então discordo da brasileira que diz que Seward não tem nada. Mas ao mesmo tempo eu achei exagerados os 6 dias que vocês deixaram pra lá. Eu fiquei lá 3 dias e um pedaço de tarde. Nós temos 4 posts de coisas bacanas que fizemos em Seward:
– Trilha para o Exit Glacier: http://www.nerdsviajantes.com/2012/11/05/kenai-fjords-national-park-trilha-do-exit-glacier/
– Passeio de barco: http://www.nerdsviajantes.com/2012/11/26/kenai-fjords-national-park-passeio-de-barco-no-alasca/
– Trilha para o Harding Icefield: http://www.nerdsviajantes.com/2012/12/11/kenai-fjords-national-park-trilha-para-o-harding-icefield/
– Alaska Sealife Center: http://www.nerdsviajantes.com/2013/01/07/seward-alaska-sealife-center/
Na própria cidade de Seward há passeios de barco para ver animais, andar de caiaque, passeio de helicóptero para ver as geleiras, enfim, na minha opinião tem coisa legal pra fazer.
Olá Helder, então…nossos gostos são mais ou menos semelhantes aos seus..queremos sim visitar os Parques Nacionais e também fazer o vôo de helicóptero (vc fez? lembra mais ou menos qual o custo?). Amanhhã eu vou verificar os 4 posts de passeios que vc recomenda junto com o meu marido..Certamente são os mesmos que ele já está programando..A moça disse que sim que Seward é só um porto (aliás, onde já temos Hotel reservado) e mais nada..rs..mas claro que isto é opinião dela..que trabalha em Anchorage..que também usaremos só como ponto de partida/volta para o Brasil..mas onde certamente pegaremos aqueles ônibus sightseeing para fazer um city tour, pois teremos 1 dia inteiro por lá..Obrigada pela especial atenção..Parabéns pelo Blog…é realmente muitíssimo orientativo e as fotos são sensacionais…Que Deus abençôe e guarde sua vida!
Oi Helder…novamente…partimos no dia 01 prá Vancouver…e voltamos de Anchorage no dai 18..em plena Copa do Mundo..rs..ah, ví que além deste blog do Railroad, que foi no qual nos baseamos..vc ainda têm mais 7…vou tentar dar uma olhadinha também nos outros..Obrigada pelo apoio e pelas possíveis dicas..Abçs..ah, vamos pegar o Celebrity Millenium..o Century foi outro que fizemos roteiro em janeiro passado..Abçs
Oi Silvia,
Na resposta ao outro comentário eu coloquei link para quatro passeios que fizemos em Seward. Se te sobrar tempo por lá uma opção é vocês alugar um carro em Seward (tem uma agência da Hertz por lá perto da estação de trem) e percorrer a Seward Highway indo até o Portage Glacier, por exemplo.
Se precisar de ajuda fique a vontade para nos mandar mensagens.
Abraços,
Helder
Legal Helder..a opção de alugar um carro também é plausível certamente…verei com meu esposo se o Portage Glacier está incluído nas intenções dele (aind anão ví detalhes), assim como Fairbanks, Kenai Fjords e Denali (todos que já ouvi falar do pouco que lí à respeito do Alaska)…Kenai Fjords em Seward certamente que iremos, mas Fairbanks, e especialmente Denali creio que não..lembro que a moça…Camila que têm uma pág. no FB (Brasileiros no Alaska) disse que é 5 horas de Anchorage…então..infelizmente não teremos chance…Bom, mas estamos anciosos pelo passeio de trem…optamos pela cabine envidraçada para poder ver o pôr do sol à noite…faltam 20 dias para nossa partida e já estou começando a ficar anciosa..Ouví dizer que NY e Chicago são até mais frio que lá em certas ocasiões..então..como lá agora é verão…talvez não necessite levar roupas muito pesadas, não? Agradeço todas as dicas, muito obrigada, Deus lhe retribua com o cêntuplo….lindo fds…
Silvia,
Só pra não deixar dúvida, o Portage Glacier é mais perto de Anchorage que de Seward, eu sugeri de você avaliar ir de carro a partir de Seward porque você tinha falado que tinha tempo sobrando em Seward e não em Anchorage.
Sobre o Denali, pelo tempo que você tem eu acho melhor deixar mesmo para uma próxima viagem. A Camila te informou corretamente, é muito ao norte de Anchorage e ao sul de Fairbanks.
Você fez uma ótima escolha, a cabine de vidro é muito bonita e você terá uma ótima vista das 4 horas que duram a viagem.
Sobre as roupas, eu fui em Agosto e na época um anorak com fleece e segunda pele deram conta do recado. E acho que Junho é mais quente que Agosto.
Abraços,
Helder
Hélder, apenas corrigindo…teremos apenas 4 dias em Seward..mais razoável, não???
Silvia,
4 dias é um tempo melhor pra Seward que 6. Você poderá fazer as trilhas e o passeio de barco (talvez até mais que um) sem correria.
Espero que você faça uma ótima viagem!
Abraços,
Helder
Obrigada Hélder pelas dicas e por toda atenção até agora…Abçs
Por nada, Silvia.
Depois passa aqui pra contar como foi.
Abraços,
Helder
Sim, certamente passarei pelo Blog posteriormente prá contar da nossa aventura..só estou preocupada pois esta semana ouví dizer que está acontecendo muita queimada (acho que aquelas de iniciação natural) pela seca do verão…então…além dos riscos…muitos passeios estão sendo cancelados…vc ouviu falar alguma coisa…?? meu marido diz que sou muito dramática..que fico pensando nos vulcões (imagina no Hawaí onde andamos sobre vulcões ativos?) nos terremotos..etc…enfim…estas intempéries…qualquer um é sujeito…Abçs e que Deus nos ajude e proteja à todos (em especial aos nerds viajantes..rs..)…
Olá Hélder..voltamos e foi tudo muitíssimo encantador..não fomos à Fairbanks e nem a Denali, mas talvez um dos glaciares que vimos do barco foi este (diziam que era o maior) o Portage Glacier, vou confirmar….mas aproveitamos ao máximo tudo o que pudemos..fizemos o passeio de hidro avião pelo Fjords, descemos na boia prá apreciar em pleno lago..fizemos o passeio de navio por 2 vezes para ver as baleias (em Vancouver até Victoria e em Seward tb), fizemos os sleg dogs em Juneau & Skaway (fantástica experiência)…chegando de helicóptero no local…ah, fizemos as trilhas para ver os glaciares, no Exit fomos com uma Ranger que tinha vivido alguns meses em Santa Maria no RS…tudo muitíssimo tranquilo e maravilhoso..passamos próximos de glaciares por 2 vezes..uma no navio grande e outra no menor que nos levou prá ver as baleias..pudemos ver as alavanches que ocorrem a cada 15 minutos mais ou menos…espetacular a queda vertical..impressionante os barulhos..participamos da pesca dos halibuts..achamos muito saboroso este super-peixe..apreciamos muito o Sea Life Center de Seward..os Puffins são mesmo muito graciosos..ah, e aquele leão marinho imenso de 21 anos de idade? que impressionante…vimos tudo o que vc possa imaginar e até mais um pouco…superamos nossas expectativas, fizemos 2 passeios de trem…um deles aquele na cabine de vidro indo de Seward para Anchorage e super-recomendamos o Alaska para todos..Ah, o clima em Seward estava meio chuvoso por alguns dias e fazia frio..em Anchorage…além de não escurecer nunca..estava quente..masi quente do que o frio que encontramos aqui em SP quando chegamos..Abçs..ah, quanto à ursos…vimos sim…2 tomando banho num local cercado no monte (esquecí o nome) em Vancouver…tudo muito espetacular e devidamente registrado..vale a pena…Ah, vimos sim muitas rotas de fuga pra Tsunami..mas mesmo ficando na orla/porto dormimos tranquilos (nada de pensar em terremotos) e quanto às queimadas..vimos uma placa lá nos bombeiros em Seward: MODERADO..mas nem sinal de fumaça..tudo maravilhosamente tranquiilo e sob as bençãos de Deus…Abçs..ah, queria saber que tipo de vestimenta é esta que vc chamou de ANORAK c/ FLEECE? grata por tudo..
Olá Sílvia, tudo bem?
Fico muito contente que você tenha gostado tanto de sua viagem. Pelo visto vocês aproveitaram muito e fizeram coisas incríveis. Eu consigo imaginar o seu sentimento quando você diz que recomenda o Alaska, eu faço o mesmo pois foi um dos lugares que mais emocionou. Tudo que você relatou aqui eu fiquei imaginando. 🙂
Sobre as vestimentas, quando você vai para lugares que fazem muito frio como Alaska, Patagonia, e tal, é recondável que você se vista em camadas. O Anorak é a peça de roupa que você coloca por cima. Ele deve ser resistente e protege contra vento e chuva. Já o fleece é a peça de roupa que vem por baixo do Anorak e a função dele é aquecer. E por baixo do fleece é bom colocar uma peça (tipo segunda pele) para servir de isolante e impedir que seu corpo perca calor.
Abraços,
Helder
Parabéns! Lindas fotos! Ficou a curiosidade, qual modelo de camera usaram?
Olá Adib, obrigado pelo elogio, que bom que gostou!
Nós usamos para tirar estas fotos aí uma Canon 60d.
Abraços,
Helder
Olá Helder,
Estou planejando uma viagem ao Alaska em agosto deste ano e gostaria de saber qual a locadora que vocês alugaram o carro em Anchorage. Pretendo alugar em Anchorage e devolver em Seward, assim como vocês fizeram. Onde vocês devolveram o carro em Seward? Pois pelo site da Hertz não é possível devolver nesta cidade. Agradeço as dicas!! Parabéns pelas linda fotos e ótima redação do blog. Estou me organizando a partir de algumas dicas de vocês. Um grande abraço,
Mariana (Florianópolis/SC)
Oi Helder,
Acabei de ler todos os posts e achei a resposta para minha dúvida!! Eu não estava conseguindo encontrar no site da Hertz esta opção, mas agora deu certo. 😉
Olá Mariana,
Puxa vida, me desculpe pela falha em demorar a responder sua pergunta, mas fico muito contente que tenha conseguido entrar no site da Hertz!
Esta estrada é muito linda e vale a pena fazer dirigindo. Espero que você faça uma ótima viagem por lá, é um lugar fantástico!
Obrigado pelos elogios, fico muito contente que tenha gostado do blog e das fotos!
Abraços,
Helder
Ei Helder, parabéns pelo post, excelente. Vou à Anchorage no próximo mes para um Congresso e vamos repetir seu passeio de trem. Estou com um pouco de dificuldade de encontrar uma agencia de carro que permita pegar o carro em Anchorage e deixar em Seward. Vcs podem me dar a dica da agencia que usaram? obrigada!
Olá Letícia, tudo bem?
Que bom que gostou do post, ficamos muito contentes. Eu aluguei carro pela Hertz, que na época era a única empresa que tinha escritório em Seward. Eu peguei no aeroporto de Anchorage e entreguei no escritório deles que fica ao lado da estação de trem em Seward. E se você optar por não ir de carro há também a opção de ir de ônibus (www.alaskacoach.com) também.
Nós temos um post onde contamos como foi a ida de carro de Anchorage para Seward: http://www.nerdsviajantes.com/2012/10/24/seward-highway-entre-montanhas-glaciares-alasca/
Abraços e boa viagem!
Helder
Ei Helder. Atracaremos em seward no inicio de setembro/2014, e estávamos em dúvida se iríamos de carro ou trem p anchorade. Não resta dúvida, iremos de trem.
Olá Rose,
Vale muito a pena, é uma viagem fantástica! Espero que vocês aproveitem bastante tanto o cruzeiro quanto o passeio de trem. Depois nos conte como foi!
Abraços,
Helder
babando muito nesses posts do Alaska!
Um passeio deslumbrante! Adoramos as fotos, as paisagens estão lindissimas. Nas Rockies canadenses também existe um trem parecido, mas pelo visto nas suas fotos o passeio no Alaska Railroad vale muito mais a pena. Fica anotado. Um dia chegamos lá! Abraço.
Olá Tony, ficamos muito contentes que tenha gostado das fotos e do post!
É um passeio realmente impressionante, eu fiz o trajeto quase todo de pé na área aberta sem saber direito pra que lado olhar. Os lagos, as montanhas, a neve, tudo bonito demais. Eu não fui ainda às rochosas mas pretendo não demorar, está na minha lista.
Esse passeio no Alasca vale muito a pena assim como vale muito a esforço para visitar os parques nacionais de lá. Digo esforço por causa da distância (é longe até de certas partes do próprio território americano) porque as paisagens são deslumbrantes. Espero que você não demore muito a ir para acompanhar os relatos e suas belíssimas fotos.
Abraços,
Helder
É um lugar fantástico, Cláudia! E como já te falamos, você pode contar com nossas dicas! O Felipe vai adorar 🙂
Abraços,
Helder
É um lugar fantástico, Cláudia! E como já te falamos, você pode contar com nossas dicas! O Felipe vai adorar 🙂
Abraços,
Helder
A linha Princess que faz os cruzeiros para o Alaska, já vende esses passeios. O final do cruzeiro é em Whittier, e tem ônibus ( você compra no navio ) que leva até Anchorage ( precisa ficar pelo menos 3 dias para conhecer ). Se optar pelo trem, desembarca do navio e o ônibus leva diretamente para a estação em Anchorage. Esse trem vai até Fairbanks e é um passeio de 3 ou 4 dias. O trem pára num lodge maravilhoso no parque de Denali, onde dorme 1 ou 2 noites para conhecer o parque com guias. Depois pega novamente o trem, terminando a viagem em Fairbanks.
Olá Cecília, obrigado pelas dicas!
Esses passeios de trem são sim um ótimo complemento aos cruzeiros, que se não me engano, podem também chegar em Seward. Nós só fizemos o passeio de trem de Seward a Anchorage, mas a parte que vai até Fairbanks deve também ser muito bonita. Nós fomos de carro até o Denali, onde passamos 3 noites. É um parque fantástico. Fairbanks ficou pra uma próxima viagem.
Abraços,
Helder
Já tem vários elogios, mas vcs merecem mais um. Post lindo e cheio de dicas. Vou compartilhar na minha pagina do FB. Parabéns!
Que bom que gostou, Márcia!
E muito obrigado por compartilhar.
Abraços,
Helder
Bom dia Helder, tudo bem? Acabo de ler seu post sobre o Alasca, Além de bonito trás dicas interessantes.
Vocês foram em que época e quanto tempo ficaram por lá? Passarei uma temporada grande nos USA e quero arrematar com uns 10 dias no Alasca. Vc pode me dar mais dicas do que fazer a aonde ir?
Grata,
Adriana
Olá Adriana, que bom que gostou. Espero que nossas dicas sejam úteis nos seus dias no Alasca.
Nós fomos ao Alasca na segunda quinzena de Agosto de 2012 e ficamos 12 dias por lá. Nós focamos nos parques nacionais Denali e Kenai Fjords. Recomendo que você leia o post de nosso roteiro pelo Alasca (http://www.nerdsviajantes.com/2015/09/28/alasca-roteiro/), onde colocamos o que fizemos em cada dia e o link para os posts das atividades. E fique a vontade para nos perguntar se tiver qualquer dúvida!
Abraços,
Helder
Mais uma vez grata. Já estou passeando pelo blog e por outras páginas tb 🙂
Está ajudando muito. Se eu tiver mais dúvidas pode deixar que pergunto.
Abs e boa semana.
Att,
Adriana
Fique a vontade!
Abraços e boa semana.
Helder
Olá! Helder
Sou fanático por fotografia e filmagem e quero parabenizá-lo por suas postagens e compartilhar de sua admiração pelo Alaska. Tenho um primo brasileiro, naturalizado norte-americano que constituiu familia e mora em Wasilla que é uma cidade próxima à Anchorage. Em 2013 fui visitá-lo. Ele me levou para conhecer lugares incríveis. Quando fomos para o Aeroporto Internacional Ted Stevens para que eu retornasse ao Brasil, passamos em Anchorage e o que vi, ficou gravado em minha mente. Limpeza das vias, muitas flores nas portas das casas e paisagens maravilhosas. Não tive dúvidas, voltei ano passado e dessa vez, fiquei num hotel em Anchorage, a 1,5Km do centro. Fiquei 15 dias, que acho o mínimo necessário para compensar a viagem longa. Nesses 15 dias, o meu primo me levou para conhecer glaciares(abro esse parênteses para alertar sobre as perigosas fossas que ocorrem nesses glaciares), rios que a olho nu você observa pequenas lascas de ouro em seus leitos, cujas águas são límpidas. Mas, o que mais me impressionou foi o passeio às montanhas onde um de seus filhos mora com a esposa numa cabana e o seu quintal é um imenso lago. Fui no mês de setembro e a vegetação ainda mantinha o dourado de suas folhas. Imagine essa composição: vegetação verde, dourada, montanhas com picos cobertos por neve e uma coloração marrom avermelhada das faces das montanhas, o espelho d’água refletindo essa visão extasiante, composta pelo sol que estava nascendo. Ufa!!! Tirei muitas fotos, que em breve vou postar em meu site: http://www.estudionabuco.com.br
Outra coisa, esse ano em Julho, se Deus quiser, estarei voltando para esse lugar que eu qualifico como um paraíso. Uma dica: O hotel onde ficarei é muito bom e perto do centro GuestHouse Inn & Suites Abchorage Inn, que fica na 321 East 5th Avenue, Anchorage, AK 99501. Telefone +1 907 276 7226. Tem uma senhora chamada Jill que é muito gente boa e ajuda os turistas, principalmente os brasileiros. Um grande abraço e espero que tenha endossado os seus posts.
Olá Helio, em primeiro lugar muito obrigado pelos elogios!
Fico muito contente em saber que existem outras pessoas que compartilham de minha paixão pelo Alasca, um lugar realmente fantástica. Para quem gosta de fotografia então é um paraíso, tem boas oportunidades de composição por todos os lados, de tanta natureza preservada que há por lá. Isso aí, não deixe de aproveitar as oportunidades de estar por lá e me avise quando postar as fotos, faço questão de vê-las.
Abraços e muito obrigado pelas dicas!
Helder
Helder, sou uma viajante compulsiva. Adoro bater perna. Há mais de um ano estou me programando para conhecer o Alasca.Sempre viajo sozinha. Vc acha que é arriscado? Gostaria muit de falar com vc para receber algumas dicas. tipo de onde devo começar a viagem, se de Anchorade ou Fairbanks, se devo comprar tudo daqui como hospedagens, bilhetes para atrações como museus dentre outros. efim, estou precisando de sua ajuda. Amei sua viagem.
Fátima, tudo bem?
Em relação a ser arriscado, vou responder olhando dois lados. Sobre violência eu acho que você não tem muito o que se preocupar pois lá em bem tranquilo. Eu evitaria apenas andar sozinho em Anchorage depois que escurecer, pois trata-se de uma cidade maior. Não ficamos sabendo de nada por lá mas já é uma cidade maior, então não custa se precaver. Seward e Denali, os outros lugares que nós fomos, é muito mais tranquilo. Ao visitar os parques nacionais, tente não fazer trilhas muito longas sozinhas. Se for, sempre deixe alguém avisado sobre seus planos e quando deveria estar de volta. Todo cuidado na natureza é pouco. Nos dois parques (Kenai Fjords e Denali) há caminhadas acompanhadas por park rangers, sugiro que você tente se encaixar em alguma delas.
Sobre onde você deve começar, eu preciso saber onde você pretende ir para poder ajudar. Eu estou a disposição para te ajudar no que precisar em relação a informações. Eu gostaria que você colocasse suas dúvidas aqui na caixa de comentários mesmo porque isso ajuda outros viajantes que possam ter dúvidas parecidas. Neste post aqui (http://www.nerdsviajantes.com/2015/09/28/alasca-roteiro/) tem o roteiro de nossa viagem por lá no texto tem links para os posts relacionados a cada dia. Sinta-se a vontade para perguntar!
Abraços,
Helder
Oi Helder,
Gostaria de saber quanto tempo você acha que é o minimo que deve-se ficar no denali?
Por que farei um cruzeiro portanto não passarei tantos dias em terra por conta própria, queria saber o minimo possível mesmo, sem fazer trilhas mas querendo ver de tudo um pouco da natureza do alaska! Estou adorando o seu blog e essas fotos… só me deixam mais ansioso!
Obrigado
Olá Bruno, tudo bem?
No Denali você depende muito da sorte para ver os bichos ao longo da estrada, assim como tem que ter sorte para ver a montanha descoberta. Eu ficaria pelo menos 2 dias (nós ficamos 3 inteiros e uma tarde). Pra você ter ideia, nos 3 dias completos nós fizemos o tour de ônibus até o Eielson Visitor Center em todos. Vimos a montanha aberta apenas em 1 deles. Sobre animais, teve dia que vimos 10 ursos e teve dia que vimos apenas 2 (mas vimos em todos os dias). Em apenas 1 dia vimos lince e não vimos lobo. Só pra você ver como a exposição faz sua chance de ver aumentar 🙂
Abraços, o Denali é demais!
Helder