Jalapão – Passeio pelas Dunas »
Para quem gosta de fotografar, o pôr do sol é um dos momentos mais esperados do dia. Principalmente porque cada pôr do sol é único, seja pela posição do sol e das nuvens, as cores ou cenário. Dificilmente você conseguirá capturar o mesmo momento. Por isso, é importante planejar bem e se preparar para registrar uma bela imagem durante os poucos minutos que o sol se põe. Prepare o equipamento, confira se a bateria está carregada e o cartão de memória tem espaço suficiente para as fotos. Se for possível, ande sempre com bateria e cartão de reserva, caso ocorra algum imprevisto. Escolha a lente mais adequada para o cenário. Se tiver um tripé, pode ser interessante levar para garantir maior nitidez. Espero que este Revelando a Foto te motive a planejar mais suas fotos!
Durante o Adventure Bloggers no Jalapão não poderia ser diferente, tivemos a sorte de fotografar um pôr do sol lindo e que foi muito bem planejado. Assistimos o primeiro pôr do sol à beira da estrada porque ainda estávamos a caminho do acampamento. Porém, no segundo dia de acampamento, o pôr do sol estava bem planejado no nosso roteiro para ser visto do alto das dunas. Preparei todo meu equipamento (câmera, lente, bateria, cartão de memória, tripé e disparador remoto) e partimos em direção às dunas. Depois de um trecho de deslocamento de caminhão chegamos a um local em tivemos que seguir a pé por uma trilha que chegava na base da duna. Subimos a duna e andamos até um ponto sugerido pelo guia. Nesse instante o sol estava quase sumindo e foi preciso preparar todo equipamento bem rápido para não perder esse momento. Se você bobear, em questões de minutos o sol já se foi e você perde a foto! Montei o tripé em um ponto que achei interessante incluindo na composição o sol no canto superior direito e o rio com os reflexos das nuvens no canto inferior esquerdo. Fiz a medição de luz no céu não importando para a parte da paisagem que ficaria mal iluminada. Afinal, o rei da foto é mesmo o sol! 🙂 Câmera configurada com disparo através do temporizador, acionei o disparador remoto e depois conferi o resultado. Para garantir, acabei fazendo várias fotos. Cada minuto que se passa o sol e as nuvens estão em posições e cores diferentes. Vale a pena registrar todo o momento e escolher o que achar mais interessante. Posso dizer que esse foi o pôr do sol mais bonito que vi no Jalapão.
Configurações:
- Data: 22/09/2013
- Horário: 18:06
- Distância focal: 28 mm
- Exposição: 1/20
- Abertura: f/22
- ISO: 100
Leia os outros posts do Jalapão:
- Jalapão – O que vem por aí
- Jalapão – Cânion Sussuapara
- Jalapão – Canoagem no Rio Novo
- Jalapão – Passeio pelas Dunas
- Jalapão – Fervedouro da Glorinha
- Jalapão – Fervedouro do Soninho
- Jalapão – Cachoeira da Formiga
- Jalapão – Trilha na Serra do Espírito Santo
- Jalapão – Cachoeira da Velha
- Jalapão – Prainha
- Jalapão – Trilha para a Prainha da Korubo
- Jalapão – Transporte
- Jalapão – Alimentação
- Jalapão – Um Refresco para o Calor
Leia também as dicas de fotografia no Jalapão:
Lindo, Lilian. O tripé também deve ser útil para manter a câmera longe da areia, a minha voltou toda sujinha. 🙁 Mas esse pôr do sol foi tão lindo quanto rápido, eu tentando fotografar e filmar, quando vi, o sol já tinha ido embora. Um espetáculo.
Ei Fábio,
Obrigada pelo elogio! 🙂
Deve ter ajudado um pouco, mas mesmo assim a câmera voltou de viagem cheia de areia!
Fotografar e filmar ao mesmo deve ter sido ainda mais difícil porque o pôr do sol foi super rápido. Você foi muito esperto!
Beijos,
Lillian.
Ta lindo!! Com sol desses é difícil escolher mesmo qual a melhor foto!!
Obrigada, Jr! 😀
Tava difícil mesmo de escolher a mais bonita!
Top, top, top, top….ahhh ficou TOP!!! kkkkk
Por isso é um dos meus lugares mais lindos do Brasil.
Bjkss
Obrigada, Guilherme! 😀
Lugar maravilhoso!
Beijos,
Lillian.