Revelando a Foto – Namoradeira em Tiradentes »
O Jalapão, cenário do Adventure Bloggers, é um local surpreendente. Depois de nos refrescar no Fervedouro da Glorinha e no Fervedouro do Soninho, fomos tomar um banho de cachoeira na belíssima Cachoeira da Formiga. Cercada por muitas árvores, samambaias e palmeiras, a cachoeira é destaque na paisagem. Apesar de pequena, ela possui um volume de água muito grande, formando um poço fundo e com correnteza forte.
Logo que descemos do caminhão já fomos surpreendidos por um papagaio que estava passeando pela árvore. Paramos para algumas fotos e depois seguimos para o motivo da nossa visita, a cachoeira!
No caminho para a cachoeira uma placa nos lembra da importância de cuidar do nosso lixo e manter o ambiente sempre limpo.
A primeira vista da cachoeira é impressionante! Difícil acreditar que no meio do cerrado encontraríamos um cenário tão bonito como esse. Tudo muito verde e muito lindo!
A nascente do rio formiga está a 1,5 km acima da cachoeira, formando uma espécie de fervedouro.
A água da cachoeira é verde esmeralda tão transparente que impressiona. Dá para ver o fundo facilmente! O pessoal da Korubo empresta máscaras para você explorar o fundo da cachoeira e ver alguns peixinhos.
Próximo à cachoeira achei mais uma placa, desta vez proibindo o banho com uso de sabonete e shampoo. Também não é permitido escovar dentes ali.
Depois de apreciar o cenário e registrar muitas fotos, tomamos um banho de cachoeira super refrescante e revigorante!
Infelizmente não poderíamos ficar ali o dia inteiro. Tivemos que deixar o local para começar o translado de volta ao acampamento. No caminho de volta para o caminhão você ainda pode tomar uma ducha bem natural, que aproveita a água que corre por ali mesmo. Super interessante! 😀
A cachoeira da formiga está a 35 quilômetros de Mateiros, e o acesso é através da estrada de terra para São Félix do Tocantins. A taxa de visitação da cachoeira é de R$ 10,00. Vale lembrar que já está incluso no pacote da Korubo. 😉
Leia os outros posts do Jalapão:
- Jalapão – O que vem por aí
- Jalapão – Cânion Sussuapara
- Jalapão – Canoagem no Rio Novo
- Jalapão – Passeio pelas Dunas
- Jalapão – Fervedouro da Glorinha
- Jalapão – Fervedouro do Soninho
- Jalapão – Trilha na Serra do Espírito Santo
- Jalapão – Cachoeira da Velha
- Jalapão – Prainha
- Jalapão – Trilha para Prainha da Korubo
- Jalapão – Transporte
- Jalapão – Alimentação
Leia também as dicas de fotografia no Jalapão:
Essa cachoeira é realmente incrível!!!
É mesmo, Jr! Eu adorei! 😀
Esse post nesse calor aqui das Minas Gerais é só pra judiar hein? rsrs Queria tá lá agora!!!! Bjoo
Ei Cris,
Neste calor seria um ótimo programa! 🙂
Beijos,
Lillian.
Uma das cachoeiras mais lindas que eu já vi, fácil fácil. Bjs.
Ei Fábio,
Também está na minha lista de cachoeiras mais bonitas! 😉
Beijos,
Lillian.
É linda demais! Vou finalmente pro Jalapão em abril do ano que vem.. mas me deu um medinho.. é muito funda? Eu não sei nadar direito rs..
=**
Ei Soraya,
Que legal. O Jalapão é um lugar lindo! 😀
Ela tem alguns pontos fundos mas outros mais rasos. Não se preocupe porque dá para segurar em alguns troncos de árvores.
Boa viagem!
Abraços,
Lillian.