I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem »
Fomos convidados para participar da primeira edição do Santa Catarina na Bagagem, evento organizado pela Tatiana Dornelles do blog Destino Mundo Afora que aconteceu na Praia do Rosa entre os dias 23 e 25 de Maio. A Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba a cerca de 100 quilômetros ao sul de Florianópolis e fica em uma baía muito bonita. Tem natureza preservada, ótimos restaurantes, muitas opções de pousadas e é um excelente lugar para observar baleias franca. Além disso é muito procurada por surfistas que ignoram até o frio atrás de boas ondas. 🙂
Quando recebi o convite eu fiquei muito empolgado porque eu não conhecia o belo estado de Santa Catarina. Dos estados do sul do Brasil era o que me faltava, já que eu conhecia a Serra Gaúcha, Foz do Iguaçu e Curitiba, esta durante o segundo Curitiblogando que tivemos o prazer de participar no ano passado. Foi apenas um fim de semana em terras catarinenses mas foi muito bom o suficiente para me deixar com grande vontade de voltar para conhecer as várias outras atrações que tem por lá.
O evento foi muito interessante. Conferimos de perto as belezas naturais, visitamos bons restaurantes, fizemos bonitos passeios e até assistimos a uma palestra muito esclarecedora do Instituto Baleia Franca sobre o trabalho de conservação feito por eles. E mesmo estando frio a vila é um lugar muito atraente. As pousadas aconchegantes com lareira, bons restaurantes e bonitas trilhas a tornam um bom destino romântico.
Todos chegaram na sexta feira em horários variados. O evento estava prevista para começar as 19:30 no Restaurante Refúgio do Pescador onde representantes do turismo local receberam os participantes e apresentaram a Praia do Rosa. Infelizmente por causa de um problema em meu vôo a partir de Belo Horizonte eu cheguei já no final do evento mas ainda consegui provar uma gostosa Paella e tomar de sobremesa um delicioso sorvete de chocolate branco com amendoas feito na casa. Uma maravilha!
Após o jantar e apresentações nós fomos para as pousadas. O grupo de blogueiros ficou dividido em duas pousadas. Eu fiquei hospedado na Vida Sol e Mar, onde passei duas noites. Escreverei com mais detalhes sobre a pousada em um post a parte. É confortável, aconchegante e como está localizada bem perto da praia eu curti muito poder dormir ouvindo o barulho do mar. Mas antes de dormir alguns blogueiros mais animados resolveram estender um pouco o bate papo tomando uma cerveja gelada e conversando bastante sobre… viagens!
No sábado eu resolvi acordar bem cedo pra ver o sol nascer. Como bom amate de fotografia este é um dos meus horários preferidos do dia. Inicialmente eu queria ir até a praia mas o frio forte me fez desistir e eu fiquei mesmo na varanda do quarto da pousada. Mas valeu muito a pena, foi um nascer do sol daqueles!
Depois de tomar café da manhã assistimos na nossa própria pousada a uma excelente palestra da bióloga Gabriela Godinho do Instituto Baleia Franca com a colaboração do Henrique Litman, proprietário da pousada. Eu nunca vi uma baleia franca ao vivo mas na palestra eu aprendi como posso identificar a espécie, seus hábitos alimentares, de reprodução e até mesmo a migração que elas fazem todos os anos da Antártida para Santa Catarina. Fiquei com uma vontade grande de voltar à Praia do Rosa entre Julho e Novembro, no período em que as baleias podem ser avistadas.
Depois da palestra teríamos um passeio de barco mas como o mar estava muito agitado nós encaramos uma animada caminhada até a ponta norte da baía, de onde se tem uma bonita vista da Praia do Rosa. Quem nos guiou até lá também foi o Henrique, dono da pousada onde nos hospedamos. Contornamos o morro e seguimos caminhando até a Praia Vermelha, no município vizinho de Garopaba onde descansamos um pouco apreciando a bonita vista e observando dois pescadores atrás de tainhas. Uma das fotos dos pescadores já foi detalhada no Revelando a Foto – Pescador na Praia Vermelha.
Para voltar nós cortamos caminho pelas costas do morro e caminhamos pela praia até a pousada. Lá nós pegamos os carros e fomos almoçar no Restaurante Casarão, que fica em localização privilegiada na parte sul da praia. Ele fica na beira da praia e tem uma vista muito bonita. Almoçamos de frente para o mar, que pode ser visto pelas paredes de vidro. Comemos de entrada um creme de alho poró com batata e o prato principal foi um delicioso Peixe a Espanhla Clássica. O peixe estava muito bom e caiu muito bem após a caminhada que tínhamos feito.
Depois de almoçar resolvemos voltar a pé pela praia até a pousada. Foi uma caminhada bem leve de uns 15 minutos com uma bonita vista do entardecer na praia. Boa oportunidade de queimar algumas calorias e prolongar um pouco o papo descontraído.
Depois de descansar um pouco na pousada tomamos banho e fomos para a pousada Village Praia do Rosa onde estava o outro grupo de blogueiros. Lá pudemos experimentar drinks e um prato tailandês muito gostoso preparado pelo cozinheiro do Restaurante Tigre Asiático. Mais uma boa opção que mostra a diversidade da culinária da Praia do Rosa. E entre os drinks se destacou uma caipirinha de mimosa, digo, tangerina, que fez bastante sucesso e todos adoraram. Não tivemos oportunidade de voltar à Pousada Village Praia do Rosa durante o dia mas os blogueiros que ficaram lá gostaram bastante.
A noite terminou no bar Beleza Pura com um excelente show de Rock, muito bate papo e cerveja gelada. A casa estava muito animada e tem decoração cheia de itens de viagem que muito me agradaram. Tínhamos a manhã de domingo livre e decidimos fazer uma trilha até a ponta sul da Praia do Rosa, de onde poderíamos avistar a cidade de Imbituba à qual pertence a Praia do Rosa. O caminho era muito bonito e pudemos ver a praia por outra perspectiva. O esforço foi recompensado com a linda vista de penhascos à beira do mar e também das praias.
Depois da trilha só deu tempo de fazer checkout na pousada e ir pra Florianópolis pegaram o avião de volta a BH. Foi um fim de semana muito bom, conhecendo os encantos desta maravilha de Santa Catarina junto a tantos blogueiros animados. Em breve escreveremos posts mais detalhados das trilhas e da pousada.
Eu gostaria de fazer agradecimento especial a alguns companheiros blogueiros. Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Tatiana Dornelles (Destino Mundo Afora) pelo oportunidade de participar deste ótimo evento. Gostaria também de agradecer a Renata Campos (Revivendo Viagens) pela colaboração na tentativa de eu não perder meu voo em BH, Lucas Estevam (Estevam Pelo Mundo) pela ajuda no traslado de Floripa para a Praia do Rosa e Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) pela boa vontade em nos oferecer carona e também pelo esforço para que eu e Renata não perdessemos nosso voo em Floripa no dia de ir embora. 😀
Muito legal o passeio, espetáculo de fotografias, Helder! 🙂
Muito obrigado, Bernardo, que bom que gostou!
Abraços,
Helder