Revelando a Foto – Cascada los Alerces »
Durante a nossa passagem pela Argentina, dedicamos um tempo para conhecer as belezas naturais dos parques nacionais. Depois de conhecer o Parque Nacional Lanín, visitamos o Parque Nacional Nahuel Huapi. Dentre os seus atrativos que nos chamou mais atenção estão o Cerro Tronador e a Cascada los Alerces.
O Cerro Tronador é um monte que fica na fronteira da Argentina com o Chile, na província Rio Negro, perto de Bariloche. Com mais de 3550 metros de altura é o ponto mais alto da região. Permite tanto visitas a sua base quanto trekkings que podem durar até mais de um dia, dormindo em refúgios estrategicamente localizados.
Para ir ao Cerro Tronador, saímos da cidade de Bariloche na direção sul pela RN 40. Tomamos café da manhã reforçado no hotel, pegamos o carro e fomos. Dirigimos pela RN 40 fazendo margem ao lago Gutierrez até perto da Villa Mascardi e viramos a direita na RP 81 (do centro cívico de Bariloche até o ponto onde viramos são aproximadamente 36km). A partir deste ponto, a estrada não é mais asfaltada e é um pouco estreita, mas muito bem conservada. Em poucos quilômetros já estávamos na guarita de entrada do parque Nahuel Huapi. Pagamos a entrada ($50 pesos argentinos para estrangeiros), fomos ao banheiro e seguimos adiante.
Neste momento tivemos que pensar uma estratégia para visitar as duas atrações do parque: a Cascada los Alerces e o Cerro Tronador. Uns poucos quilômetros depois da guarita em uma ponte sobre o Rio Manso começa a RP 82. A sequência da RP 81 vai até a Cascada, enquanto a 82 vai até o Cerro Tronador. Eram aproximadamente 9:30 e nós somente poderíamos pegar a RP 82 na direção do Cerro Tronador a partir de 10:30. Então resolvemos primeiro visitar a Cascada e depois ir ao Cerro. Durante o caminho avistamos algumas vaquinhas pela estrada.
A vista durante o caminho já era muito interessante.
Da guarita atá a Cascada foram aproximadamente 30km. Chegamos, paramos o carro no estacionamento e fomos caminhando até o mirante. São 300 metros de caminhada por passarelas de madeira ao longo do Rio Manso até as quedas.
As quedas são muito bonitas e tem uma cor verde impressionante. Ficamos impressionados com a paisagem. Valeu a pena chegar cedo ao parque e visitar essa atração antes do Cerro Tronador! 😀
[adrotate group=”1″]
O local conta também com um banheiro público e uma casa de chá.
Ficamos um tempo observando, tirando fotos e voltamos para seguir para o Cerro Tronador. Queríamos ser os primeiros a sair de lá, pois havia várias vans e a estrada muito estreita não permite ultrapassagem.
Saímos às 11:00 (horário permitido para regresso da Cascada los Alerces), dirigimos até a ponte sobre o Rio Manso e tomamos a RP 82 em direção ao Cerro Tronador. No caminho de volta até a ponte, paramos para tirar mais algumas fotos.
Da ponte até a base do Cerro são aproximadamente 40km em uma belíssima estrada. Logo na saída, ao lado direito, aparece o lago Mascardi e nos acompanha por um bom tempo. A cor desse lago é impressionante. Um verde muito claro que nos deixou hipnotizados. Infelizmente, quando paramos no mirante do lago, o tempo estava nublado (tanto na ida quanto na volta) e não conseguimos tirar as fotos que pretendíamos, mas mesmo assim fizemos alguns registros.
Após o mirante a estrada fica muito estreita e vai serpenteando o lago em um bosque com árvores muito bonitas.
Um pouco adiante apareceu uma chuva que gostou tanto de nós que nos acompanhou por algumas ininterruptas horas. E não estou brincando. Por umas 5 horas seguidas não parou de chover um único minutinho sequer para esse nerd aqui poder tirar as fotos que queria daquela pedaço de paraíso. 🙂
Faltando 1 km para a base do Cerro, do lado esquerdo de quem sobe, está o Ventisquero Negro, uma geleira de cor escura que mais parece um monte de pedra. Muito interessante. Descemos com guarda-chuvas só para ver mesmo e tiramos umas poucas fotos. Em seguida pegamos o carro e terminamos o caminho até a base.
A parte da chuva não era brincadeira. Paramos o carro no estacionamento ao lado da lanchonete, ficamos um bom tempo no carro para ver se a chuva ao menos enfraquecia, mas nada. Descemos, fomos ao banheiro e entramos na lanchonete para comer alguma coisa, inclusive com direito a uma deliciosa torta de framboesa. 🙂
As fotos a seguir foram as melhores que pudemos tirar do Cerro Tronador, que depois do aguaceiro que pegamos foi carinhosamente apelidado de Cerro Trollador. 😛
Quando chegou a hora em que poderíamos fazer o caminho de volta (às 16:00), pegamos o carro e fomos embora debaixo de… chuva. Já perto do lago Mascardi a chuva parou e não mais voltou, só para consolidar o apelido do Cerro Trollador :D.
Vale dizer que a estrada em boas condições nos permitiu fazer o trajeto de ida e volta com bastante tranquilidade. Muito bem conservada.
Preço: $50 (pesos argentinos) para estrangeiros
Site: http://www.nahuelhuapi.gov.ar/
Horários de circulação:
– Cascada los Alerces
- Ida (mão única): 14:00 – 17:00
- Volta ( mão única): 11:00 – 13:00
- Mão dupla: 18:00 – 10:00
– Cerro Tronador
- Ida (mão única): 10:30 – 14:00
- Volta ( mão única): 16:00 – 18:00
- Mão dupla: 19:30 – 09:00
– Lago Steffen
- Ida (mão única): 10:00 – 14:00
- Volta ( mão única): 15:00 – 20:00
- Mão dupla: 21:00 – 07:00
________________________________________________________
Procurando hotéis em Bariloche? Reserve agora pelo Booking.com!
Que lugar incrivel!
Essa primeira foto merece um “Revelando a foto”, hein? 🙂
Obrigado pelo elogio, Fred!
Sua sugestão foi anotada 🙂
Muito legal esse post.
As fotos estão muito bonitas!
Realmente aquela região é abençoada com uma natureza esplendorosa!
[]’s
Oi Camila, obrigado pelos elogios!
É realmente uma região abençoada. Ficamos com a impressão que poderíamos passar semanas por ali contemplando a natureza.
Abraços,
Gente, vocês estão escrevendo sobre Bariloche também! Que massa! 🙂
Olá Rapha, estamos sim e ainda tem outros posts da região por vir 🙂
Abraços,
Acabei de sair do post da Rapha sobre Bariloche e caio nesse aqui… adorei as fotos (como sempre). Nada como uma boa foto de cachoeira em baixa velocidade… hehehe.
Olá Pedro, obrigado pelos elogios!
Nós também gostamos muito de fotos com velocidade baixa.
Abraços,
Esse passeio ao Cerro Tronador pode ser feito em meio período para quem está no Centro de Bariloche?
Olá Roberta, tudo bem?
Eu acho que fica meio corrido, mas se você quiser ir somente ao Cerro Tronador (e não a Cascada los Alerces) dá para ser feito no período da tarde. Note pelos horários de circulação que você pode pegar a estrada de terra para o Cerro Tronador (no sentido do Cerro mesmo) entre 10:30 e 14:00 e voltar entre 16:00 até 18:00. Além disso entre 19:30 e 09:00 do dia seguinte a circulação é de mão dupla. De toda forma, sugiro ir o mais cedo possível, o lugar é muito bonito e vale a pena.
Abraços
Esse parque é mesmo um espanto de tão bonito! Vocês viram o tamanho dele pelo mapa? Quando visitei, só consegui ter uma ideia melhor depois que já havia saído (peguei um folder com um desenho do parque proporcionalmente ao tamanho da província). É enorme! Tanto que Bariloche está dentro do Parque. 🙂
Ah, pessoal, quando fui era um período de muita neve, e a paisagem estava um bocado diferente da que vocês pegaram. Há como colocar imagens aqui nos comentários? Pela tag acho que somente se ela estiver postada em algum site, né?
Olá Bernardo, tudo bem?
Nós gostamos muito desse parque e pelo tamanho dele acho que vale a pena ficar muitos dias na cidade para conhecer outras áreas. É muito bonito. Nós fomos no verão, mas deve ser também muito bonito coberto de neve.
Sobre o compartilhamento, não dá pra fazer upload, mas sinta-se a vontade para compartilhar em algum lugar e colocar o link aqui. Gostaríamos de ver!
Abraços,
Oi, Helder!
Com muito atraso, segue um link com umas imagens da época (com neve): 🙂
http://www.flickr.com/photos/bernardomattos/7343024790/in/photostream/
Abraços!
Muito legais suas fotos, Bernardo, obrigado pela contribuição.
Este lugar coberto de neve é realmente muito bonito, deu vontade de voltar :).
Muito legais, inclusive, as fotos do lago Mascardi com as montanhas nevadas ao fundo, não?
Abraços,
Nossa, que lugar lindo! Interessante visitar a região fora do período de inverno! Deu vontade de correr para lá! 🙂
Olá Karla, o lugar é realmente muito bonito, inclusive no verão!
Lindo o lugar, adorei o post, as fotos estão maravilhosas.
Já está na hora de voltarmos para a Argentina…
Parabéns pelo blog!
Olá Bia, obrigado pelos elogios, que bom que você gostou!
Acho que a Argentina é um lugar para voltar sempre, principalmente essa região de Bariloche…
Abraços,
Também pirei na 1ª foto!!!
Falei ontém com um amigo sobre Bariloche…não vejo a hora de conhecer.
Abraços, Até + !!!
Valeu pelo elogio, Guilherme.
Pode planejar uma ida pra lá que você não vai se arrepender.
Até!
Lilian & Helder
Show!! As fotos estão fantásticas.. Quase não conheço nada da America do Sul fora o Brasil.. Mas cada vez mais tenho vontade de conhecer esse canto do planeta.
Abraço
Olá Oscar,
Que bom que gostou das fotos. Muito obrigado pelos elogios e pela visita!
Nós gostamos muito da região dos lagos andinos, acho que vale a pena a visita quando tiverem uma oportunidade. Belezas naturais com boa culinária é uma combinação excelente 🙂
Abraços,
Oi gente. Estou numa breve pausa para descanso aqui no hotel em Bariloche e aproveitei o Wifi para pesquisar algo para amanhã.
Procurando sobre o Cerro Trocador encontrei o post de vocês e adorei. Foi o que faltava para me convercer a ir para lá. Valeu, o post foi a melhor referência que encontrei sobre o Cerro.
Olá, Renato, que bom que você gostou!
Este é um dos passeios que mais gostamos na região de Bariloche. Muito bonito e com certeza vale a pena.
Faça um bom passeio!
Abraços,
Helder
Gostaria de parabenizá-los pelas informações prestadas. Hoje fui visitar o Cerro Tronador com esposa e filho de 1 ano. Foi sensacional! Mas como aluguei um carro e fui por conta própria, rolou aquela dúvida de como chegar. Tentei o google maps e nada! Tentei o GPS e nada! Li um monte de sites e nada! Só a orientação de vcs me levou lá com segurança. Muito obrigado!
Quero fotos!!!!
Gú esse lugar é lindo. Eu só fui pq no penúltimo dia de passeio um casal brasileiro me deu a dica e eu ameiiii.
Ei Gustavo. Ficamos muito felizes em saber que colaboramos com a sua viagem! 🙂 Desculpa a demora em responder, mas só vimos hoje o seu comentário. Abraços.
Olá Helder, adorei o site: boas dicas (parte nerd), lindas fotos (parte viajante)! Vou à Bariloche em junho, não sei como vai estar a neve ou a chuva, e gostaria muito de fazer o passeio ao Tronador. Não quero ir com agência que é para ficar mais à vontade para curtir a paisagem e tirar fotos. Por isso, queria saber onde você alugou um carro e pegou as direções para ir ao Tronador. Agradeço se puder me ajudar!
Olá Lívia, obrigado pelos elogios, que bom que você gostou!
Nós alugamos o carro em Bariloche mesmo, na agência da Hertz do centro. Fica na rua Elflein, número 190 (esquina com rua Villegas). As direções nós seguimos de acordo com uma mapa que a gente tinha, mas é bem tranquilo. Acho que você pode conseguir um mapa no serviço de informações turísticas que tem perto do centro cívico.
Se a estrada não estiver fechada por causa da neve vale muito a pena. A estrada é bom, mesmo com chuva. No dia que fomos choveu por uma boa parte do dia e não tivemos problema algum.
Se tiver qualquer dúvida pode perguntar. E faça uma ótima viagem!
Abraços,
Helder
Olá, Helder!
Parabéns pelo site! Ótimas fotos e texto muito bem escrito! Já fui à Bariloche muitas vezes, mas nunca fiz esse passeio ao Tronador. Sempre achei que era muito longo e poderia não valer à pena. Depois de visitar o seu site, com certeza farei esse passeio agora em junho, quando voltarei à Bariloche com a minha esposa, essa que te escreveu aí em cima, a Lívia!
Só uma dúvida: quanto tempo você levou nos trajetos de ida e volta?
Um grande abraço,
Max
Olá Max, obrigado pelos elogios!
Apesar de longe este passeio vale a pena sim, são paisagens muito bonitas.
Na ida nós demos uma passada na Cascada Los Alerces e além do desvio nós ficamos um tempo parados, então não dá pra saber o tempo que gastamos. Na volta nós gastamos de uma hora e meia a duas horas. Lembre-se que após sair da Ruta 40 a estrada de terra. De excelente qualidade, mas não dá pra correr muito. E você nem vai querer mesmo correr, já que o caminho em si é muito bonito 🙂
Um conselho que eu deixo, pelo época que vocês vão, é checar antes as condições da estrada para não ter problemas.
Bom passeio e fiquem a vontade para perguntar se tiverem qualquer dúvida.
Abraços,
Helder
Muito obrigado pelas dicas, Helder!
Já anotamos tudo e tenho certeza de que iremos aproveitar muito!!!
Abraços,
Max e Lívia
Que ótimo, Max e Lívia!
Aproveitem bastante a viagem e se puder nos conte depois como foi.
Abraços,
Helder
olá… gostei muito the forma como detalha todos os momentos. pergunto se no passeio se caminha muito, pois pretendo ir com uma pessoa que tem dificuldade de andar e quero ter certeza se seria apropriado esse passeio. agradeço muito o auxilio.
Olá Gilnison, Ficamos felizes que tenha gostado. Não caminhamos muito durante o passeio. A maior parte do trajeto é feito de carro. Para a Cascada los Alerces, existem umas passarelas pra chegar até lá. Quanto a Cerro Tronador, não fizemos nenhuma trilha por causa do mau tempo. De todo jeito, a vista que temos durante o caminho é muito bonita.
Olá Gilnison, Ficamos felizes que tenha gostado. Não caminhamos muito durante o passeio. A maior parte do trajeto é feito de carro. Para a Cascada los Alerces, existem umas passarelas pra chegar até lá. Quanto a Cerro Tronador, não fizemos nenhuma trilha por causa do mau tempo. De todo jeito, a vista que temos durante o caminho é muito bonita.
Parabens as informacoes que voce deixam na internet sao de grande ajuda, Estou em Bariloche e preciso saber se posso ir ao tronador por conta propria sem ser de carro. Se posso usar transporte coletivo. Agradeco
Olá Norma, obrigado pela visita e pelos elogios!
Como estávamos de carro nós não procuramos informações sobre como ir de transporte público, mas segundo o guia lonely planet no verão (entre novembro e abril) há um ônibus diário do Club Andino que leva até Pampa Linda, que fica perto do Cerro Tronador. Como já é maio, sugiro que você procuraria informação no centro de informações turísticas que fica no dentro cívico.
Abraços,
Helder
Obrigada por compartilhar, já incluí no meu roteiro. Com esta riqueza de detalhes é só imprimir e pé na estrada.
Oi Sandra, que bom que gostou! Espero que as informações sejam úteis no seu roteiro!
Abraços,
Helder
Oi Helder e Lilian, seus posts sobre Bariloche me inspiraram muito a escolher os passeios que fiz com minha esposa e filhota, em 2012 e 2013 (sempre em Setembro). Abaixo, o link para o meu post sobre o Cerro Tronador. Grande abraço! http://pavloseuthymiou.wordpress.com/.
Oi Helder e Lilian, seus posts sobre Bariloche me inspiraram muito a escolher os passeios que fiz com minha esposa e filhota, em 2012 e 2013 (sempre em Setembro). Abaixo, o link para o meu post sobre o Cerro Tronador. Grande abraço! http://pavloseuthymiou.wordpress.com/.
Olá Pavlos, ficamos muito contentes em saber que nossos posts de certa forma inspiraram seus passeios e que vocês gostaram de lá.
Suas fotos ficaram muito legais, vocês tiveram um dia bonito por lá, não?
Abraços,
Helder
Helder adorei o post, muito útil!!!
Vou para Bariloche em dezembro, não pretendo alugar carro então gostaria de saber se lá as agencias fazem pacote para esse lugar lindo?
obrigada desde já!!
Olá Karoline, que bom que você gostou do post!
As agências de Bariloche fazem sim este passeio, então se não tiver interesse em alugar o carro dá pra ir assim mesmo. Além disso há ônibus públicos que vão até o parque, mas eu não sei detalhes.
Abraços,
Helder
Bem bacana a sua página, vou visitar Bariloche pela segunda vez, estarei indo em Julho, qual mês vc foi? Na primeira vez, não fomos ao tronador, nessa iremos, você sabe o endereço para inserir no GPS?
Abraço
Olá Ricardo, tudo bem?
Nós fomos em Janeiro. Não temos as coordenadas geográficas mas basta você descer a Ruta 40, passar ao lado do Lago Gutierrez e depois virar a direita na RP 81 contornando o Lago Mascardi. Ainda contornando o Lago Mascardi vire a direita na RP 82 e aí é só seguir até o fim.
Eu Julho a estrada para o Cerro Tronador pode estar coberta de neve. Como as RPs 81 e 82 são de rípio é vale a pena você avaliar no Centro de Visitantes as condições destas estradas.
Boa viagem, abraço!
Helder
Olá, gente. Acabei de voltar hoje desse passeio, e fiquei impressionada com a belíssima paisagem.
Quero só informar que a estrada que dá até o ventisqueiro está interditada já próximo dele, tivemos que andar por mais ou menos 1 km a pé. A pista não é ruim para caminhar, mas é íngreme e no frio que estava ficava um pouco cansativa, mas qdo avistamos a paisagem, esquecemos do cansaço.
Ah, sobre a ida à base do tronador, esta está interditada, só montanhistas tem acesso. Pelo menos foi isso que o guia nos informou.
fizemos o passeio com van e guia, não tivemos coragem de ir de carro devido às condições da pista nessa época (Já havia algum gelo na estrada).
abraços, posts muito legais.
Olá Larissa, tudo bem?
Obrigado pelas informações, você saberia nos dizer o motivo da interdição? Espero que seja breve. Esta é uma região muito instável nesta época do ano e acho que eu também não arriscaria ir lá de carro por conta própria. Mas as paisagens devem ser muito lindas com gelo, então quero ir um dia também.
Que bom que você gostou. Abraços,
Helder
Olá Helder! Me ajudou muito ler as suas informações, estou em Bariloche e como neste ano não nevou, decidimos ir para o Certo Tronador. Só que logo na entrada, chegou a inflação, cobraram 100 pesos por pessoa, isto por sermos brasileiros, para outros estrangeiros custa 120. Seguindo o seu roteiro, fomos primeiro para a Cascata, muito linda, mas fomos avisamos que teríamos que andar 3 kilometros pois a ponte (a maior) está sendo reformada. Depois fomos ao Cerro Tronador mas o que incomodou é que não havia um lugar para parar, vimos campings que pareciam não ter ninguém, e um hotel que estava fechado. Assim após sair da Cascata só achamos onde parar para ir ao banheiro depois de aproximadamente duas horas e
meia (talvez um pouco mais). O acesso ao Ventisquero Negro está aberto, paramos o carro bem perto, mas a cor da água estava verde clara, e para ir à base do Cerro Tronador andamos um kilometro, mas é bem tranquila a estradinha, só que hoje tinha um pouco de neve e gelo
em alguns trechos. Na volta paramos para comer em Pampas Lindas, mas foi até engraçado, quando deu 16 hs todos foram embora, foi uma debandada super rápida!!
Olá Francisca, tudo bem?
Apesar de algumas coisas fechadas ou sem acesso eu acredito que você tenha visto muitas paisagens bonitas por aí. Infelizmente o que eu vejo falar é que a inflação está realmente alta na Argentina, uma pena. Que azar esse negócio da ponte, pelo menos foi bom pra fazer uma caminhada. 🙂
Espero que tenha gostado bastante do passeio!
Abraços,
Helder
Boa noite, quantos kilometros para chegar ao Certo Tronador saindo do Centro de Bariloche ?
Olá Ticiana,
São aproximadamente 80 quilômetros desde o centro cívico de Bariloche até o Cerro Tronador (até o ponto onde você consegue ir de carro). Mas lembre-se que boa parte é dentro do parque nacional e não pode andar em alta velocidade. Tem que ir com tempo.
Abraços,
Helder