Puerto Montt é a capital da província de Llanquihue e da Região dos Lagos Chilenos. Foi o nosso ponto de partida para conhecer a região. Conhecemos mais a região portuária da cidade, onde estão os maiores atrativos como os Palafitos de Angelmó, onde almoçamos duas vezes (Restaurante 9 e Restaurante 15). Achamos o porto a região mais bonita da cidade, com direito a vista para o vulcão Calbuco e belas embarcações para ajudar na composição do cenário.
Ao andar próximo ao porto fomos abordados várias vezes por pessoas que ofereciam passeios em pequenas embarcações. Não fizemos nenhum passeio de barco por lá. Mas parece ser tentador navegar por águas tão azuis!
Bem próximo aos Palafitos fomos surpreendidos por um leão marinho. Estava bem perto das embarcações. Parecia que estava por ali esperando por almoço.
Além dos restaurantes e peixarias, nos Palafitos de Angelmó também existem outros tipos de barracas, como as de queijo com uma grande oferta de tipos variados. (Mineiro não pode ver um queijo que sai tirando foto!)
No caminho entre os Palafitos de Angelmó e a rodoviária existe uma feirinha de artesanato. As barracas são coloridas. Oferecem desde artesanatos de madeira, licores, geléias até roupas de lã.
Caminhando pela avenida beira mar encontramos muitas coisas interessantes. Como era início de Janeiro, ainda tinha até uma árvore de Natal montada.
Em uma área haviam vários bustos de vários personagens da história de Puerto Montt.
Outra área estava cheia de aparelhos de ginástica e muita gente se exercitando. Próximo aos aparelhos de ginástica havia uma área repleta de brinquedos para as crianças (falamos mais sobre eles no post Puerto Montt – Diversão para as Crianças) e várias barracas de artesanato.
Reparamos que não havia lugar para estacionar o carro próximo a calçada. Depois entendemos o porquê. Existe um estacionamento subterrâneo! (E com uma construção super bacana.)
Um destaque da orla de Puerto Montt é o Monumento a los Enamorados. Uma estátua enorme de um casal sentado namorando. Na hora em que estávamos fotografando apareceram 3 jovens e escalaram o monumento para tirar fotos. Foi até bom para dar uma ideia do tamanho real das estátuas! 🙂
A região portuária de Puerto Montt nos surpreendeu positivamente! E você, o que achou?