O Bairro Paris-Londres é um dos bairros mais charmosos da cidade de Santiago. Foi construído por volta de 1920 e 1930 nos jardins do Mosteiro de São Francisco. As ruas são todas de ladrilhos (paralelepípedos) e os edifícios projetados seguindo as tendências da arquitetura européia. Há quem diga que parece com o Quartier Latin de Paris. (Mas ainda não conhecemos Paris para comprovar se parece mesmo). 😉
O nome do bairro é devido as duas ruas principais: Calle Paris e Calle Londres. Basicamente, é nessas ruas que vale a pena caminhar um pouco. Começamos a visita ao bairro pela Igreja de São Francisco, que se destaca pela sua imponente torre. A parede da igreja construída com pedras é muito interessante.
É interessante notar o contraste das arquiteturas em Santiago. Neste caso, a torre da igreja está localizada próxima a um edifício super moderno.
Próximo a igreja existem algumas lojas de antiguidades, principalmente de discos.
Como as ruas são calçadas e se parecem com os passeios, tome cuidado para não se confundir e parar no meio da rua! 🙂 Há muito trânsito de carros pelas ruas.
O clima do bairro é bem legal! Ver restaurantes que colocam mesas ao ar livre ajuda a manter o clima agradável! Não dá até vontade de sentar numa mesa dessas? 🙂
Os edifícios são visivelmente antigos e seguem tendências da arquitetura européia.
Em todo lugar existem detalhes que nos chamam a atenção. Neste caso, as portas de um edifício eram tão verdes, que destacavam no cenário.
Outro detalhe muito interessante no bairro é o edifício do Hotel Fundador. Existe uma ponte de vidro e aço que conecta os dois prédios do hotel facilitando a travessia de hóspedes e funcionários.
O cenário é bem diferente do restante de Santiago. Porém, por ser um ponto turístico, achamos que poderia estar mais bem conservado. O bairro estava muito ermo e os edifícios muito sujos, resultado do vandalismo presente nas grandes cidades. Mesmo assim, vale a pena passear pelo Bairro Paris-Londres.
Veja as imagens 360° do Bairro Paris-Londres no site ChileExplora aqui.
Como chegar:
Metrô: Estação Santa Lucía (Linha 1) – distância aproximada de 400 metros.