Belo Horizonte – Caminhada da Lua Cheia »
O Centro Cívico de Bariloche é um conjunto de prédios em estilo mediavel, localizados ao redor de uma praça. Dentre os prédios estão a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, Polícia Local, Correios, Alfândega, Museu da Patagônia e Biblioteca Sarmiento. O conjunto foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1987.
As paredes dos edifícios são construídas com pedras da cor verde e os telhados são feitos com ardósia preta. No centro da praça está localizada uma estátua de um homem montado em um cavalo. Engana-se quem pensa que é San Martín (sempre presente à cavalo por várias cidades da América do Sul). A estátua é do General Julio Argentino Roca, presidente da Argentina em dois mandatos e responsável pela rendição dos indígenas na Patagônia.
A praça do Centro Cívico é famosa por causa da aglomeração de cachorros da raça São Bernardo. Os donos dos cães se encontram nessa praça para oferecer ao turista uma foto com seu São Bernardo. Eles viraram símbolo de Bariloche. Por todas as lojas da cidade é possível encontrar variados tipos de souvenir relacionados aos cachorros.
O prédio da prefeitura de Bariloche é o que ganha maior destaque devido a torre do relógio. Quando o relógio marca 12:00 e 18:00 aparecem quatro figuras representativas da região: o índio, o missionário, o conquistador e o agricultor.
O Museu da Patagônia Francisco P. Moreno leva o nome de quem explorou os Andes e os rios patagônicos. Foi ele quem doou as terras para a criação do primeiro Parque Nacional da Argentina. O museu abriga salas de Ciências Naturais, Pré-história, Etnografia e História Regional.
No chão da praça também existem desenhos de lenços parecidos com os lenços das Mães da Praça de Maio de Buenos Aires. Enquanto passeávamos por Bariloche, também assistimos a uma manifestação na praça do centro cívico que também nos fez lembrar da Praça de Maio de Buenos Aires.
O que não podia faltar no Centro Cívico é uma grande bandeira da Argentina. Forma-se uma bela paisagem bem em frente ao lago Nahuel Huapi.
Como estivemos em Bariloche no início de Janeiro de 2012, ainda vimos um pouco da decoração natalina na cidade. No centro cívico havia um grande pinheiro decorado com luzes e com adereços natalinos.
GOSTARIA MUITO DE COENCHER ESTA CIDADE MARAVINHOSA !
Vale muito a pena conhecer. Recomendamos, Marcelo! Abraços.