Revelando a Foto – Ninho do Pássaro »
O Antelope Canyon é um dos parques da Nação Navajo, tribo indígena do sudoeste americano. Localizado próximo a cidade de Page, no estado do Arizona, é um dos canyons mais visitados e fotografados. Foi formado pela erosão do Arenito Navajo, devido as chuvas, enchentes, ventos e muita areia. Ao longo do tempo, a erosão se torna mais intensa, tornando os corredores mais profundos.
O Antelope Canyon é dividido em duas partes: Upper Antelope e Lower Antelope. Elas se localizam distantes uma da outra, portanto escolhemos apenas uma delas para visitar, o Upper Antelope. É necessário contratar um guia para visitar o canyon. Contratamos o passeio da agência Antelope Canyon Tours, que oferece duas opções de pacote: tour básico e tour para fotógrafos. Escolhemos o tour básico pois achamos que o outro ia ser muito profissional. Mas depois nos arrependemos de não ter escolhido o tour para fotógrafos. 🙁
No e-mail de confirmação de reserva a agência já adiantou algumas dicas de fotografia como, por exemplo, não usar flash dentro do canyon e também para não incluir o céu nas fotos para não deixar as cores “lavadas”, sem contraste. Curioso é que a agência também escreve no e-mail não garante a qualidade das suas fotos dentro do canyon. Será que alguém já reclamou isso da agência?! Bizarro. 😛
Pegamos uma caminhonete 4×4 para chegar até a entrada do canyon. Tivemos uma hora para passear e fotografar (o tour fotográfico dura 2 horas). O que não esperávamos é que estava lotado de turistas! Era um sufoco para conseguir fazer boas fotos. Como a iluminação não era muito boa, tivemos que elevar um pouco o ISO da câmera (mas nada que deixasse muito ruído). Queríamos fazer a tradicional foto do raio de luz entrando pelas aberturas do canyon. Os pontos em que a luz do sol entrava dentro do canyon eram pontos de parada obrigatória. Sempre tinha uma fila de pessoas querendo ficar posicionados bem no raio da luz para tirar fotos. Em uma dessas paradas, minha ideia inicial era fotografar o raio de luz sem ninguém, mas era uma tarefa praticamente impossível devido ao grande número de pessoas que estavam circulando pelo canyon. Então, resolvi tirar a foto do raio com os turistas aparecendo. Escolhi o momento em que uma turista ficou posicionada num ponto muito bem iluminado e ainda levantou a cabeça em direção ao feixe de luz, o que permitiu uma iluminação muito boa no seu rosto. Veja o resultado.
Configurações:
- Data: 24/04/2011
- Horário: 14:00
- Distância focal: 18 mm
- Exposição: 1/40 s
- Abertura: f/3.5
- ISO: 500
Viajando na interpretação da foto, não ficou parecendo que a turista está sendo abduzida? 😛
Site do Antelope Canyon: http://navajonationparks.org/htm/antelopecanyon.htm#uac
Site da Agência Antelope Canyon Tours: http://www.antelopecanyon.com/
Lilian,
Adoro esta série “Revelando”. Para quem gosta de fotografia, é sempre bem instrutivo.
Para este post, deixa eu perguntar: A turista se inclinou mesmo ou o raio de luz é que é inclinado?
Grande abraço
Jodrian
Olá Jodrian!
O raio de luz era mais inclinado. Para a foto eu inclinei a câmera também. Pode ver pelos outros turistas que estão no fundo.
Obrigada pela visita. 🙂
Abraços,
Lillian.
Verdade!! Juro que passei batido em ver os outros turistas 🙂
Eles estão bem na parte escura! 🙂 Não chamam muito atenção mesmo não! Lá era quase impossível fazer uma foto sem ninguém!