A cidade de São Luís, capital do Maranhão, é também conhecida por “Ilha do Amor”, “Atenas Brasileira”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Jamaica Brasileira” e “Cidade dos Azulejos”. E foi esse último apelido que nos chamou atenção. Nunca vimos uma cidade tão cheia de azulejos como São Luís.
A cidade foi fundada por franceses, invadida por holandeses mas colonizada por portugueses. Que disputa! 🙂 Conta a história que, durante a construção de São Luís, resolveram revestir as fachadas com azulejos pois era o material que mais atenderia as condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e a muita chuva do inverno verão chuvoso, funcionando como um isolante térmico. Dessa forma, os ambientes internos ficam mais frescos e mais agradáveis.
A cidade foi habitada por franceses, holandeses e portugueses. A maior parte dos azulejos usados em São Luís vieram de Portugal, país que estava no domínio durante a sua construção. As cidades de Coimbra, Lisboa e Porto se destacaram na produção de cerâmica no século XVIII. Boa parte da produção era enviada para as colônias portuguesas, incluindo o Brasil.
A maior parte das fachadas revestidas de azulejos estão no Centro Histórico de São Luís, local que se tornou Patrimônio Mundial em 1997. Os imóveis desta região são do período colonial e imperial. Infelizmente, algumas fachadas estão precisando de manutenção para preservação desse precioso acervo.
Gostamos tanto dos azulejos que resolvemos levar alguns de recordação! 😀 Calma, não pense que depredamos o patrimônio histórico e arrancamos os azulejos das fachadas. Achamos uma loja no centro histórico que vendia azulejos em tamanho bem menor e em forma de ímã. Perfeitos para a nossa coleção! 😀
________________________________________________________
Procurando hotéis em São Luís? Reserve agora pelo Booking.com!