São Luís – Centro Histórico em Festa »
Fotografar cidades turísticas pode render muito trabalho. Principalmente se você desejar fazer uma foto bem limpa de um local que esteja lotado de turistas. Alguns pontos turísticos ficam em locais com pouco espaço, dificultando o enquadramento. Outro problema comum é quando você tem apenas aquele momento para fazer a foto, independente do horário e da iluminação. O ideal seria você chegar bem cedo no local para evitar a aglomeração de pessoas e também conseguir uma luz boa. Como isso nem sempre é possível, vamos mostrar algumas dicas neste Revelando a Foto! 🙂
Quando estive em Barcelona, visitei a Basílica de la Sagrada Família ansiosa para fotografar um dos cartões postais da cidade e a obra mais famosa de Gaudí. Como estava com horário agendado, fiz a visita no interior da Basílica antes de me preocupar com as fotos externas. Depois da visita, resolvi caminhar em volta da construção e fotografar.
A Sagrada Família possui três fachadas principais: Fachada da Natividade, Fachada da Paixão e Fachada da Glória. A fachada mais iluminada no período da tarde, momento em que eu estava lá para fazer a foto, era a Fachada da Paixão. Eu não tinha uma fachada específica para fazer a foto da Sagrada Família. Todas as três são lindas e atendiam perfeitamente o meu desejo. Por isso, preferi a mais iluminada. Com boa iluminação, recomendamos escolher o valor do ISO menor possível para não trazer ruídos a fotografia. Neste exemplo, utilizei ISO 100.
A Sagrada Família é bem alta e fica localizada entre praças e outras construções que dificultam o enquadramento da igreja sem interferências. Devido a altura da construção e a falta de espaço livre no local, tirei todo o zoom possível para abrir o ângulo de visão (no caso da minha lente, a distância focal mínima era de 18mm). Ainda assim tive que me posicionar na esquina e me abaixar para conseguir fotografar a Basílica completa incluindo as torres. Me preocupei mais em incluir na foto as torres do que a grade da basílica e os milhares de turistas que estavam transitando por ali. 🙂 Como a Basílica ainda está em construção é bem provável que irá aparecer algum guindaste ou andaime na foto, mas nada que atrapalhe a beleza do local.
Configurações:
- Data: 25/10/2011
- Horário: 14:15
- Distância focal: 18 mm
- Exposição: 1/250
- Abertura: f/10
- ISO: 100
Gostaram da foto 🙂
Mais uma boa dica. Valeu! Gosto muito desta série.
Abraço
Jodrian
Olá Jodrian!
Obrigada pela visita! 🙂
Abraços,
Lillian.
A maior dificuldade que tive foi conseguir fotografar a Sagrada Familia sem muita interferência humana, quando estive lá, era nove da manhã e já estava lotado… De qualquer forma, a igreja é uma das mais belas que ja visitei.
Ei Juliana,
A Sagrada Família sempre está lotada! Tem que chegar de madrugada! 🙂
Também achei a igreja fantástica. Foi uma visita inesquecível!
Dica anotada. O que aconteceria se o f ficasse em 3.5? Poderia ajudar também com a questão da luz?
bjs
Olá Roberta,
Com a abertura em f/3.5 não faria tanta diferença. A cena já está bem iluminada. Já conseguimos usar o ISO menor possível (ISO 100) e a velocidade num valor bom (1/250).
Bjos,
Lillian.
obrigada!
Também adorei a foto, a basílica e a dicas! 🙂
Obrigada pela visita e pelo elogio! 🙂