Visitar os Lençóis Maranhenses era um sonho antigo nosso. Em Junho/2012, encontramos uma promoção de passagens aéreas com preços bons para São Luís e resolvemos esticar mais a nossa visita ao Maranhão para conhecer os Lençóis Maranhenses. Desejávamos ver as lagoas bem cheias e conseguir fotos bacanas da região.
Chegamos em Barreirinhas, nossa cidade base para visitar os Lençóis, por volta das 11:00. Nos hospedamos e já fomos procurar um passeio para fazer no mesmo dia à tarde. Queríamos muito conhecer a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Fomos até a agência saber mais informações e ficamos sabendo que não tinha passeios para as lagoas pois elas estavam secas. A nossa única opção de passeio seria para a Lagoa dos Peixes que ainda tinha água razoável para banho. E foi essa a nossa escolha para estreiar nos Lençóis Maranhenses! 😀
Compramos o passeio pela agência São Paulo Ecoturismo, muito recomendada pelo pessoal da pousada. No horário combinado, um 4×4 nos pegou na porta da nossa pousada. Antes de atravessar a balsa em direção ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o carro parou num supermercado para quem quisesse comprar alguma coisa para levar ao passeio. Estava muito cheio de carros de diversas agências indo para o mesmo passeio. Era a última chance de comprar comida e bebida para o resto do dia. Não há nada para se comprar dentro do parque. Não sabemos se é sempre assim ou se fica mais cheio no final de semana (fizemos o passeio em um sábado). Por causa da quantidade de carros, ficamos uns 40 minutos esperando para atravessar de balsa. Próximo ao local de espera havia uma pequena lanchonete e lojinhas de artesanato.
Atravesssamos a balsa e seguimos viagem. Percorremos um bom trecho passando pela estrada toda de areia, com alguns pontos de alagamento que a nossa 4×4 passava tranquilamente. Vimos um caminhonete comum que se arriscou a enfrentar a estrada e ficou atolada. Muita coragem! Pouco tempo depois, o nosso carro estacionou ao pé de uma duna. A partir daquele ponto, não é possível (ou melhor, proibido) andar de carro nas dunas. Descemos e fomos caminhar até Lagoa dos Peixes.
Para nós era uma emoção muito grande, nosso primeiro contato com os Lençóis Maranhenses! 😀 Na primeira lagoa que avistamos, mesmo com pouca água, paramos para tirar fotos.
Era difícil de acreditar que os Lençóis Maranhenses estavam secos em Junho, época mais recomendada para visitar (aliás, nós não queríamos acreditar!). Infelizmente, a realidade era essa mesmo: seca quase total!
No meio do caminho, avistamos uma lagoa que tinha um pouco mais de água comparada as outras. A água batia mais ou menos no nosso joelho. Teve gente que desistiu de chegar até a Lagoa dos Peixes e ficou se banhando por ali mesmo. Nós paramos apenas para tirar umas fotos e continuamos a caminhada.
Encontramos mais lagoas secas pelo trajeto. Conseguíamos cortar caminho atravessando pelo meio do que seria uma lagoa.
Depois de uns 40 minutos de caminhada, chegamos a Lagoa dos Peixes! A lagoa estava cheia (de água e de turistas!). 😛 Antes de nos banhar nos Lençóis Maranhenses, andamos ao redor da lagoa para apreciar a paisagem. Cada ângulo mais bonito que o outro.
Fizemos uma pequena pausa para banho na lagoa. Quando o sol começou a cair, os grupos de turistas começaram a deixar a lagoa e voltar. Nós aproveitamos a lagoa mais vazia e a iluminação bacana do fim de tarde para fazer umas fotos.
Brincamos até de fazer fotos de silhueta. Para quem quiser saber como faz, confira o Revelando a Foto.
Hora de voltar para Barreirinhas. Mas antes, ainda tínhamos um pôr do sol para apreciar nos Lençóis Maranhenses! 🙂 Fizemos muitas paradas durante a nossa caminhada de volta para fotografar a paisagem com uma luz muito boa, que valorizava ainda mais as areias dos Lençóis.
Durante a nossa caminhada escutamos um barulho forte. Quando olhamos para o céu, vimos o avião que sobrevoa os Lençóis Maranhenses. Deve ser um passeio muito interessante de se fazer, principalmente com as lagoas bem cheias. Optamos por fazê-lo numa próxima visita aos Lençóis Maranhenses!
Não conseguíamos parar de fotografar os Lençóis Maranhenses com a luz do fim de tarde.
Para finalizar o passeio com chave de ouro, sentamos na duna para observar o pôr do sol. Simplesmente fantástico!
Depois do show que assistimos, caminhamos até a nossa 4×4 para voltar para Barreirinhas. Finalizamos o passeio satisfeitos em conhecer o Lençóis Maranhenses. Com a certeza que voltaremos numa época em que as lagoas estejam cheias de verdade!
No caminho de volta, tivemos que enfrentar a fila para a balsa. Para passar o tempo, passeamos pelas barracas de artesanato e comemos algumas tapiocas deliciosas.
O passeio custou R$ 50,00 por pessoa na agência São Paulo Ecoturismo.
Site: http://saopauloecoturismo.com.br/
Endereço: Rua Antonio Dias, n° 03 – Centro – Barreirinhas
Telefone: (98) 3349-0079
________________________________________________________
Procurando hotéis nos Lençóis Maranhenses? Reserve agora pelo Booking.com!