Para visitar Belo Horizonte e entender o real significado do seu nome é preciso ver a cidade das alturas. Neste quesito não há lugar melhor do o Mirante do Mangabeiras. Escolha um dia bem bonito (de preferência com o céu bem aberto) e leve sua câmera para registrar belas imagens da cidade. Do mirante conseguimos ver algumas montanhas da Serra do Curral, a Praça da Bandeira, o Estádio do Independência depois da reforma, o Mineirão e até a Cidade Administrativa (sede do governo de Minas Gerais) que está há bons quilômetros de distância no caminho para o Aeroporto de Confins!
O local é um dos pontos turísticos de BH mais procurados pelo turistas (e pelos moradores também). Antes da reforma realizada em 2012, o mirante era muito frequentado por famílias durante o dia e durante a noite por casais de namorados que iam de carro para lá apenas para apreciar a vista noturna (Aham, coisas de Mirante, né?). 😛 Após a reforma, foi instalada uma portaria que controla a entrada dos visitantes apenas no horário de funcionamento (10:00-22:00).
O Mirante do Mangabeiras ficou fechado um bom tempo para obras de revitalização e foi reaberto em Outubro/2012. A estrutura ficou bem melhor que a anterior. Foram instalados dois decks de madeira com grades que permitem uma melhor circulação pelo espaço, maior segurança e melhor visualização da paisagem.
Após a reforma, os vendedores ambulantes foram proibidos de ficar no espaço. Se você quiser comer aquela tradicional pipoca e beber água de coco você precisa comprar a caminho do mirante na Praça do Papa ou na rua antes de entrar no espaço do mirante. Na área do mirante também não existem muitos bancos e o banheiro está localizado na portaria de entrada.
Em compensação, a vista ainda é a mesma, ou melhor, nem tanto. Belo Horizonte anda crescendo rapidamente e o número de edifícios tem aumentado a cada dia.
O único porém após a reforma é que agora não se pode mais subir de carro até a parte do Mirante próximo ao deck. Apenas portadores de necessidades especiais podem estacionar o carro dentro da área do Mirante. O caminho até os decks é um pouco íngrime, o que dificulta o acesso das pessoas mais idosas. No dia em que visitei o mirante, estava acompanhada da minha vó. Mesmo apresentando a credencial de idoso concedida pela BHTrans, o porteiro nos autorizou apenas a entrar com o carro para deixá-la por lá, mas não pudemos estacionar o carro por lá. Tivemos que sair e estacionar o carro do lado de fora do Mirante. Uma trabalheira danada!
Mas a melhor parte do passeio pelo Mirante do Mangabeiras é que ele é gratuito! 🙂 Aproveite!
Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras (Atrás do Palácio Mangabeiras)
Telefone: (31) 3277-7784
Horário de Funcionamento: Diariamente – 10:00-22:00