O Revelando a Foto de hoje é de um lugar muito especial e que gostamos muito de fotografar, o Inhotim – Instituto de Arte e Contemporânea e Jardim Botânico. Estivemos lá no final de Dezembro/2012 para conhecer a famosa Flor Cadáver e aproveitamos para passear e fotografar um pouco. Lembramos que no Inhotim é proibido fotografar na parte interna das galerias, mas na área dos jardins e as fachadas das galeiras as fotos são totalmente permitidas e recomendadas! 😉
Chegamos bem cedo ao Inhotim para aproveitar a luz da manhã e conseguir fotografar o espaço sem muitos visitantes. Nosso primeiro objetivo era visitar a Flor Cadáver. No caminho para a estufa da flor, passamos em frente a Galeria Adriana Varejão e percebemos que ela estava bem iluminada e vazia. Resolvemos parar para tirar uma foto.
A Galeria Adriana Varejão fica localizada numa área com muito verde. Bem na entrada da galeria, na parte debaixo do prédio, existe uma piscina que reflete a construção. Para que as fotos de reflexo fiquem boas é necessário minimizar os efeitos do movimento da água. Caso a água esteja se movendo de forma a atrapalhar o reflexo pode-se usar uma longa exposição para suavizar o movimento (falamos de reflexo com longa no Revelando a Foto – Schwabacher Landing). No caso desta galeria a água já é praticamente imóvel, o que facilitou um pouco o trabalho.
Resolvi fazer uma foto que englobasse o reflexo de forma simétrica e que mostrasse as belas cores da galeria e jardins iluminados pela luz da manhã. Escolhia menor distância focal da minha lente (menor zoom) para que eu conseguisse enquadrar a galeria e o seu reflexo completo. Me preocupei em me posicionar em um ponto de forma que o reflexo aparecesse por completo. Depois de tudo isso configurado, fiz o clique! Durante a edição da foto, dei uma leve iluminada no reflexo que estava na sombra. O resultado você confere a seguir!
Configurações:
- Data: 30/12/2012
- Horário: 09:35
- Distância focal: 24 mm
- Exposição: 1/200
- Abertura: f/9
- ISO: 100
Gostou da foto? Esperamos que sim. Em breve voltaremos com mais dicas de fotografia no Inhotim.