Sorteio – De Cape Town a Muscat – Uma Aventura pela África [ENCERRADO] »
Neste Revelando a Foto falamos sobre o uso de primeiro plano na composição fotográfica. Ao compor um imagem de paisagem podemos adicionar um objeto interessante no primeiro plano para introduzir o motivo principal, o que dá uma noção de profundidade à imagem.
Ao percorrer de carro o trajeto entre Anchorage e Seward (no Alasca), pela belíssima Seward Highway, nós paramos em diversos mirantes para tirar fotos da paisagem. Para quem não sabe, eu gosto muito de fotografar com tempo fechado e muitas nuvens escuras. Naquele dia, o tempo estava do jeito que eu gosto. 🙂 Em um dos mirantes havia algumas pedras ao lado de uma placa que me chamaram a atenção. Pensei então em tirar uma foto colocando as pedras e a placa em primeiro plano, as montanhas com o céu ao fundo e o mar no meio.
No mesmo dia eu tirei várias fotos que registravam apenas o mar, as montanhas e o céu, mas esta foi a que mais gostei. Penso que essa foto é como se a imagem contasse uma história. Uma história não tem início, meio e fim? Neste caso as pedras e a placa são o início, o mar é o meio e as montanhas são o fim da história.
Uma decisão muito importante neste tipo de foto é definir o que vai estar nítido na imagem. Eu decidi que tanto os objetos em primeiro plano quanto os que estão ao fundo deveriam estar nítidos. Então eu precisava de uma grande profundidade de campo, que nesta foto eu consegui usando uma abertura f/8 com uma distância focal de 24mm. Vale lembrar aqui que ao diminuir a abertura e a distância focal nós aumentamos a profundidade de campo.
Configurações:
- Data: 18/08/2012
- Horário: 11:39
- Distância focal: 24 mm
- Exposição: 1/200
- Abertura: f/8
- ISO: 100
Vim dar uma olhadinha nessa seção que amo pra pegar umas dicas pra fotos na neve, pq estamos ido pra Ushuaia. Aí fiquei aqui babando nas fotos. Parabens, pessoal!
bjs
Olá Jackie, que bom que você gostou das fotos!
Bom, ainda não tivemos nenhuma dica no site em relação a isto, mas quando você for tirar uma foto em que predomine a neve o fotômetro da câmera pode ser enganado e “mandar” escurecer mais que deveria deixando a foto subexposta (escura). Neste caso você pode usar a compensação de exposição para mandar a câmera aumentar a exposição em um ponto e conferir o resultado. Se tiver alguma dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços, façam uma ótima viagem para Ushuaia e aguardamos os relatos! Vamos para El Calafate agora em fevereiro e gostaríamos muito de conhecer também Ushuaia no futuro.
Bjos,
Helder