O Revelando a Foto de hoje vem da cidade histórica mineira de São João Del Rei, situada na região do Campo das Vertentes e vizinha da também famosa Tiradentes. No fim de semana passado estivemos em Tiradentes para participar do Foto em Pauta 2013, um festival de fotografia com muitas palestras, exposições e workshops que teve nesse ano sua terceira edição. No ano passado nós marcamos presença na segunda edição e gostamos tanto que resolvemos voltar. Ainda vamos escrever posts sobre o evento e a passagem por Tiradentes, mas o motivo aqui é outro.
No domingo resolvemos sair cedo de Tiradentes e passamos em São João del Rei para visitar seu centro histórico, também muito preservado e com várias belas igrejas. E foi na visita a uma dessas igrejas, a de São Francisco de Assis, que eu tirei a foto que estamos revelando hoje. A foto foi tirada no pequeno cemitério no fundo da igreja. Pequeno, mas famoso, pois ali se encontra o túmulo do político mineiro Tancredo de Almeida Neves.
Dentro do cemitério comecei a observar alguns detalhes quando um anjo me chamou a atenção. Era branco e estava mais iluminado que o fundo, o que daria um bom contraste para uma foto em preto e branco. Decidi então fotografá-lo. Para dar mais destaque ao anjo eu escolhi uma abertura bem grande, deixando o anjo nítido e o fundo bastante desfocado. Eu estava usando uma lente 50mm f/1.8 e escolhi a abertura máxima (f/1.8) para diminuir bastante a profundidade de campo e dar destaque ao anjo. Mas com uma profundidade de campo tão pequena deve-se prestar muita atenção em onde fazer o foco pois qualquer erro pode arruinar a foto. Coloquei o ponto de foco no olho do anjo, tirei a foto e verifiquei no LCD se a nitidez no olho estava boa.
Configurações:
- Data: 10/03/2013
- Horário: 12:13
- Distância focal: 50mm
- Exposição: 1/4000s
- Abertura: f/1.8
- ISO: 100
E então, o que acharam da foto?