Este mês estivemos em Tiradentes para conferir o 3º Festival de Fotografia – Foto em Pauta. O evento reuniu workshops, palestras, debates, lançamento de livros e muitas exposições de fotos no período de 6 a 10 de Março. A cidade de Tiradentes que já é charmosa naturalmente, ao respirar fotografia ela se torna ainda mais mágica. As palestras acontecem no Centro Cultural Yves Alves, localizado na Rua Direita. As demais atividades do festival ocorrem por ali mesmo ou nas proximidades, sempre no centro histórico de Tiradentes. É possível percorrer a cidade a pé tranquilamente para visitar todas as atrações! 🙂
Pelas ruas de Tiradentes apreciamos a exposição fotográfica “Brasil em Profundidade” que estava estampada nas charretes. A coletiva reuniu fotos dos fotógrafos da National Geographic Brasil: João Marcos Rosa, Érico Hiller, Luciano Candisani e Maurício Paiva.
A forma como as fotos são expostas é muito interessante pois leva o festival a todos os moradores e turistas que estão passando pela cidade, mesmo sem saber que está acontecendo um evento de fotografia. As fotos são incríveis!
O Nerd, como fã declarado do fotógrafo Luciano Candisani, não deixou escapar a chance de fazer uma foto ao lado de um belo registro do jacaré do Pantanal.
Na Rua Direita, bem em frente ao Centro Cultural Yves Alves, havia um varal de fotografias exibindo a mostra “Foto em Pauta na Rua”. Foram selecionadas 40 fotos sobre o tema Futebol, para entrar no clima da Copa das Confederações que acontece neste ano.
Nós nos divertimos fotografando o varal fotográfico em diferentes composições, até incluindo os habitantes da cidade. Todo mundo parou pelo menos um pouquinho para conferir o festival de fotografia.
Dentro do Centro Cultural Yves Alves visitamos a exposição itinerante “Estrada Real – Imagens e Poesia”. A mostra reúne 24 fotos, 8 poesias, uma poesia sonora e 4 vídeos, todas as obras vencedoras do concurso organizado pelo Instituto Estrada Real. Elas foram organizadas de forma que representasse os quatros caminhos que compõem a Estrada Real: Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu.
Também no Centro Cultural Yves Alves havia a exposição “Postal de Domingo” que reunia fotos penduradas no teto em formato de móbile. Cada foto vinha acompanhada de um texto no seu verso como se fosse um postal.
Nas salas do Centro Cultural Yves Alves estavam expostas as fotos dos ensaios vencedores do Prêmio Conrado Wessel de Arte.
A exposição que mais nos chamou a atenção foi o ensaio “Albinos” de Gustavo Lacerda. O fotógrafo reuniu fotos de albinos de diferentes idades e em diferentes poses. As imagens ao mesmo tempo que são suaves por causa dos tons pastéis são também impactantes.
Além das fotos, havia no local três textos que relatam um pouco da realidade dos albinos e as dificuldades que eles encontram durante a vida, como o preconceito e a falta de auto-estima. Foi bom saber um pouquinho do que acontece e poder melhorar!
A mostra “Na trilha do cangaço – O chão que Lampião pisou”, do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos reuniu fotos bonitas e muito expressivas. O fotógrafo percorreu 7 estados brasileiros para tentar traçar a rota que Lampião explorou.
No Largo do Ó, na mesma área da livraria do evento, uma exposição que nos chamou muito a atenção foi do fotógrafo Cristiano Xavier com belas fotos de paisagens. Dentre as fotos exibidas, havia uma série do Antelope Canyon, local que gostamos muito de conhecer e já até falamos no Revelando a Foto – Antelope Canyon.
Ainda deixamos de fotografar muitas outras exposições e mostras de fotografia que haviam espalhadas pela cidade. Gostamos muito de participar do festival e esperamos participar das próximas edições.
Site do Festival: http://www.fotoempauta.com.br/festival2013/