Em Abril de 2013, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, convidou blogueiros (incluindo esta Nerd que escreve) e jornalistas para conferir as obras do terminal novo e conhecer as reformas já realizadas no terminal do Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas, estado de São Paulo. Achei o convite super interessante. Já fazia tempo que eu não passava pelo aeroporto e fiquei muito contente ao ver as melhorias. 🙂
Iniciamos a visita passando pelas áreas do aeroporto que foram reformadas. No saguão principal o piso e a iluminação novos tornam o ambiente mais claro e mais agradável. Os banheiros do terminal foram reformados e modernizados. Também criaram mais opções de banheiro. Todas as obras visam o conforto e a segurança do passageiro. O posto da Polícia Federal presente no terminal foi reformado e já está emitindo passaportes. Boa notícia para os viajantes que moram perto do aeroporto! 🙂 Novas lojas e restaurantes foram instalados (ou ainda estão em fase de implantação). As obras visam proporcionar mais opcões de entretenimento e alimentação aos passageiros e/ou visitantes do aeroporto. Sabemos que é muito comum o brasileiro levar ou buscar alguém no aeroporto e aproveitar para dar uma voltinha por ali.
Saímos do aeroporto para avistar o estacionamento do aeroporto. Ele foi ampliado e modernizado com a instalação do “Sem Parar”. Também foi criado um estacionamento para funcionários. Os vendedores ambulantes que ficavam nas calçadas do aeroporto foram organizados em um local denominado de refeitório popular.
Seguimos para as instalações mais internas de embarque e desembarque. A sala de embarque que, apesar de grande, costumava ficar muito cheia, ganhou um novo andar super amplo e com muitas cadeiras! O local é de fácil acesso por escada ou elevador. Por todo espaço existem televisores informando a situação dos voos. Ninguém perde a viagem ficando nesse segundo andar! 😉
Uma das reformas que eu achei mais interessante foi a transformação do conector, um espaço em concreto que havia entre a sala de embarque e o pátio. A reforma transformou esse espaço em sala de embarque, aumentando o conforto dos passageiros. O local que era pouco aproveitado antes ficou muito interessante pois permite ao passageiro visualizar os aviões no pátio e acompanhar os pousos e decolagens. Percebi que nessas áreas existem plantas que tornam o ambiente ainda mais agradável.
Também existem máquinas de lanche espalhadas pela sala e até um quiosque da livraria. A ideia é que futuramente haja uma lanchonete por ali também. Um detalhe muito importante para os nerds é que esses espaços contam com Wi-Fi e tomadas para carregar seus dispositivos! \o/\o/
O aeroporto tem investido em infra-estrutura para receber mais voos internacionais (principalmente para servir de apoio para os turistas internacionais que virão ao Brasil na Copa do Mundo). Conhecemos a área de desembarque internacional e já vimos a instalação do Duty Free, que está aguardando liberações alfandefárias para entrar em funcionamento. Também estão construindo uma sala vip para atender os voos internacionais.
Depois de ter uma visão geral das reformas realizadas no terminal, fomos apresentados à maquete do projeto. É muito interessante visualizar o que teremos daqui a alguns anos. O projeto é muito promissor!
Após uma breve pausa para almoço, fomos para um auditório localizado em um prédio anexo ao terminal, onde o diretor comercial da Aeroportos Brasil, Aluizio Margarido, nos apresentou mais informações sobre a concessionária e o projeto do novo terminal em mais detalhes. Ele destacou que as novas companhias aéreas foram responsáveis pelo aumento da demanda da ampliação do aeroporto, principalmente a Azul que opera muitos voos em Viracopos. O terminal de cargas do aeroporto também é destaque no cenário nacional. Serão investido R$ 9.5 bilhões ao longo de 30 anos de concessão para que o aeroporto receba 80 milhões de passageiros ao ano e se transforme no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a NACO, projetista holandesa responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã, um dos mais modernos do mundo. Também teve a consultoria da Flughafen München GmbH(FMG), operadora do Aeroporto de Munique, o sexto maior da Europa. O terminal contará com 28 pontes de embarque, 7 novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e ampliação das pistas de taxiamento. O projeto do novo terminal contou com investimentos em paisagismo e decoração. Segundo Aluizio, os jardins ajudam a diminuir o stress dos passageiros antes das viagens. As colunas da estrutura do terminal têm formatos parecidos com árvores. Um fator muito importante é que o projeto é sustentável. Foram instaladas clarabóias nos tetos para aproveitar a iluminação natural e clarear o ambiente. No telhado haverá células fotovoltaicas para a captura de energia solar e um sistema de captação da água da chuva para reutilização. Legal demais! 😀
Apesar do projeto arquitetônico ter sido desenvolvido em sua maioria por europeus, houve uma sugestão bem brasileira: criar um terraço para passageiros e visitantes observar os pousos e decolagens de aeronaves. Lembrei muito dos meus tempos de criança quando meus pais me levavam ao terraço do aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Aeroporto da Pampulha) simplesmente para ver os aviões. Sempre gostei muito! 🙂 Confesso que até hoje subo ao terraço quando passo no aeroporto!
O projeto também prevê um edifício garagem para 4.000 veículos que futuramente poderá ser verticalizado e contará com hotéis e até um shopping center. O projeto se baseia no conceito de “aeroporto cidade” ou aerotrópolis. Neste primeiro ciclo do projeto o investimento é de aproximadamente R$ 2,06 bilhões para construção de um novo terminal com capacidade de transporte de 14 milhões de passageiros ao ano. O prazo para finalização é Maio/2014, antes da Copa do Mundo.
Depois da apresentação fomos até o canteiro de obras para acompanhar os trabalhos. Existem 350 operários diretos e indiretos. Ao longo do ano de 2013 esse número aumentará para 3 mil operários em ação. Subimos no mirante que permite uma visualização ampla das obras.
Infelizmente o tempo passou rápido e já estava na hora de retornar à Belo Horizonte. Por esse motivo, a subida à torre para visualizar toda a área do aeroporto ficou para uma próxima oportunidade.
Ao final do passeio, todos receberam alguns presentinhos do Aeroporto de Viracopos. Fiquei encantada com a corujinha de pelúcia, a VCP, mascote do aeroporto de Viracopos. Parece que o pessoal adivinhou que eu sou fã de bichos de pelúcia e ainda não tinha nenhuma coruja! 🙂
Agradeço o convite e todos os mimos! 😀 Espero voltar em breve para acompanhar o andamento das obras!
Viajei a convite da Aeroportos Brasil Viracopos em parceria com a Azul Linhas Áereas