Papel de Parede – Agosto 2013 »
Fotografar envolve muitos fatores: o cenário, a visão do ambiente, o momento certo e paciência para conseguir tudo isso! Em viagens vale a pena treinar o olhar para buscar composições mais interessantes do que simplesmente pegar a câmera e sair clicando tudo que vê pela frente. Procure os detalhes, situações diferentes e de preferência contextualize tudo isso com o ambiente em que você se encontra. Neste Revelando a Foto irei mostrar um pouquinho do que estou falando! 🙂
Na primeira visita à cidade de San Francisco, fiquei impressionada com a quantidade de pássaros próximo ao Pier. Eram inúmeros que sobrevoam e quase acertavam a gente! De vez em quando, alguns resolviam descansar um pouco e apreciar a vista da baía de San Francisco. Foi este o momento que eu resolvi registrar. Mas ao invés de fotografar só o pássaro, resolvi adicionar à foto um fundo que contextualizasse o cenário. Neste caso, usei a Ilha de Alcatraz, as águas da baía e até um barquinho que passava por ali entrou na composição. Enquadrei o pássaro e a ilha de forma que eles dividissem bem a foto e não houvesse nenhuma sobreposição. Composição feita, ajustei a câmera para o modo contínuo para fazer vários cliques e escolher o que mais me agradava. Como o pássaro mexe muito, foi necessário tirar algumas fotos para escolher uma que ele estivesse parado e olhando para a foto. Veja o resultado!
Configurações:
- Data: 04/05/2011
- Horário: 15:00
- Distância focal: 55mm
- Exposição: 1/200
- Abertura: f/9
- ISO: 100
Oi, Lillian! Gostei do seu comentário: “Como o pássaro mexe muito, foi necessário tirar algumas fotos para escolher uma que ele estivesse parado e olhando para a foto.” Muitas vezes, ao olharmos uma imagem, imaginamos que o fotógrafo a conseguiu facilmente de uma única vez. Esquecemos que por trás de uma imagem há o tempo e as várias tentativas para consegui-la e, às vezes, a frustração de ter perdido o momento.
Bjs! 🙂
Ei Ana Paula,
Realmente é difícil aceitar de primeira o clique certeiro! 🙂 É muito importante ter paciência pra esperar o momento e fotografar em modo contínuo para aumentar as chances!
Beijos,
Lillian.