Nerds Viajantes

Fernando de Noronha – Parque Nacional Marinho

Quem visita Fernando de Noronha inevitavelmente visitará o Parque Nacional Marinho (ou Parnamar). A não ser que você seja doido e deixe de ir nas praias mais bonitas e não faça passeio de barco e mergulho. Para se ter uma ideia da dimensão do parque, ele engloba 2/3 da ilha de Fernando de Noronha e todas as ilhas secundárias.

Estrutura do Parnamar na Baía do Sueste

Estrutura do Parnamar na Baía do Sueste

Escada para chegar à Praia do Sancho

Criado em 1988, atualmente ele é administrado pela EcoNoronha (pertence ao grupo Cataratas do Iguaçu S.A) e fiscalizado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O objetivo é valorizar as belezas naturais e proteger o meio ambiente. Atualmente já existe pontos de controle, conhecidos como PICs, na Praia do Sancho e na Baía do Sueste.

Sinalização da entrada do PIC Sancho-Golfinho

Em breve haverá ponto de controle na Praia do Leão. A estrutura dos pontos de controle é muito boa, incluindo banheiros, duchas, lanchonete e loja de conveniência com locação de equipamentos para fazer snorkel. Já existe estrutura para locação de bicicletas mas ainda não estavam disponíveis na época em que estivemos na ilha.

Lanchonete e espaço de locação na Baía do Sueste

Banheiros na Baía do Sueste

Ducha na área da Baía do Sueste

A área também conta com mesas para turistas descansar, lanchar, passar protetor-solar etc.

Espaço para descanso na área do Parnamar

As trilhas são bem demarcadas e algumas incluem acessibilidade. Existem placas indicando a direção para iniciar as trilhas. Acho que seria legal acrescentar na placa da área do Sancho/Golfinhos a distância das trilhas e o nível de dificuldade, informações que estão disponíveis no site do parque.

Placas indicando as trilhas

Placas indicando as atrações na área do Parnamar

Existem placas informativas durante o trajeto. Algumas destacam a importância de não sair da trilha e tomar cuidado com a encosta elevada. Outras indicam a espécie das árvores e alertam sobre quais delas poderiam causar ferimentos aos turistas.

Placa na trilha do Parnamar

Placa na trilha do Parnamar

A trilha para o mirante da Praia do Sancho é um exemplo de trilha bem demarcada com estrutura muito boa. Na área próxima ao mirante possui até bancos para os turistas que não animarem descer até a praia.

Trilha para o mirante da Praia do Sancho

Estrutura do Parnamar na área do Sancho

A trilha para a Baía dos Golfinhos é com acessibilidade em todo caminho.

Trilha com acessibilidade para a Baía dos Golfinhos

Na Baía do Sueste, o acesso à praia é feito através de uma rampa com acessibilidade permitindo que todos possam desfrutar da praia. Inclusive, havia algumas cadeiras que levam turistas com maiores dificuldades de locomoção para tomar um banho de mar. Ideia excelente! 😀

Acesso a praia na Baía do Sueste com acessibilidade

Cadeiras de acessibilidade na Baía do Sueste

Pensando no lixo, existem lixeiras de coleta seletiva espalhadas pelos pontos de controle e pelas trilhas.

Lixeiras de coletava seletiva na área do Parnamar

Interessante destacar que as construções são ecológicas, com reutilização da água da chuva e do esgoto tratado. Super legal, né? 😀

Construção ecológica na área do Parnamar

Outro aviso importante para os turistas é sobre a economia água. Assunto sério e que seguimos à risca!

Informativo sobre a água

O parque inclui as seguintes praias: Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Praia da Atalaia, Baía dos Golfinhos, Baía do Sueste e a Praia do Leão. Dentre elas, a Praia de Atalaia possui controle de acesso diferenciado, necessitando agendamento prévio para controlar o número de visitantes. Se quiser saber as trilhas que existem no parque e as informações de distância e dificuldade, consulte este link.

Estrutura do Parnamar na Baía do Sueste

Para ingressar nas áreas do Parque Nacional Marinho é necessário pagar uma taxa de R$ 150,00 (ajustada no último dia 05/08), mas brasileiros tem 50% de desconto e pagam R$ 75,00 para ter acesso ao parque durante a permanência na ilha. Você receberá uma carteirinha com seu nome e um código de barras que será usada para controle de acesso nas áreas do parque. Nós achamos o preço bem justo pela estrutura que podemos utilizar. Em breve será possível comprar o ingresso pelo site do parque! Nós compramos no quiosque na praça Flamboyant. Mas também pode ser comprado no Centro de Visitantes do ICMBio e no Pic Golfinho.

Ingresso – Parnamar

O parque nacional orienta os visitantes a seguir algumas regras básicas como não sair da trilha demarcada, guardar o lixo gerado nas praias e trilhas, respeitar a sinalização. Na área do parque não é permitido acampar e fazer fogueiras. Também não é permitido a presença de animais. Para preservação do meio ambiente é proibido coletar qualquer tipo de organismo , abater, capturar, perseguir, alimentar animais e mergulhar com golfinhos.

Uma dica muito importante é consultar a tábua das marés que registra os horários em que a maré estará alta e baixa durante o dia. Se quiser se planejar com antecedência, verifique a tábua das marés no site do Climatempo. Verifique o nível de dificuldade das trilhas e consultem os postos de informações sobre precauções e equipamentos necessários. Se necessário, contrate um guia. Não se esqueça de beber muita água para se hidratar e usar filtro solar! Reduza, reuse e recicle o lixo, de preferência evitando sua produção.

Sair da versão mobile