O Cânion Sussuapara (ou Suçuapara) foi a nossa primeira aventura pelo Jalapão. O cânion foi formado pela ação das águas que cortaram as rochas. A água ainda escorre pelas rochas formando uma cortina de pingos super refrescante. Como o cânion é muito estreito ele só é iluminado ao meio do dia com o sol a pino. Ainda assim, ele não é iluminado uniformemente, algumas partes recebem luz enquanto outras não (o que dificulta muito as fotos). Sussuapara também é o nome de um tipo de veado que quase não é visto na região.
O cânion está localizado a 14 km de Ponte Alta, cidade em que almoçamos e trocamos de caminhão. Esses 14 km já são em estrada de areia com muitos trechos desnivelados, o que atrasa um pouco mais o deslocamento.
A trilha para chegar ao cânion é bem tranquila, aproximadamente 100 metros. Em geral, a trilha é bem plana, apenas o trecho final para descer até o cânion que é um pouco íngrime. Devido à umidade é preciso ter muita atenção para não se escorregar, principalmente nas folhas secas. Mas não se preocupe, existem muitas árvores que servem de apoio e segurança para sua descida.
No caminho para o cânion os guias iam explicando mais detalhes sobre o cerrado e os detalhes da vegetação. Era interessante ver algumas árvores com o tronco todo queimado e as folhas bem verdes.
O cânion possui uma formação bem diferente, com muitas árvores e raízes caindo pelo cânion. Pelas raízes e plantas escorriam muitas gotas d’água, formando uma imensa cortina refrescante! 🙂
Dizem que o local era muito bom para banho, mas o assoreamento deixou a área bem rasa. Mesmo assim, o calor é tanto que te convida a molhar um pouquinho.
Percebi que entre as fendas do paredão havia muitas pedras. Logo em seguida, o guia nos convidou a colocar uma pedra ali também e fazer um pedido de coisas boas. Sem nem pensar duas vezes, peguei minha pedrinha e pedi muitas viagens! 😀
Ao final do cânion, uma surpresa muita agradável. No meio das rochas havia uma queda d’água bem forte, daquelas que limpa até a alma. O local é bem fechado e cabe apenas uma pessoa. O banho era tão bom que teve até fila!
Se quiser ver mais detalhes do Cânion Sussuapara, visite o link a ser e veja uma imagem 360º: http://www.feres.fot.br/360/canion-sussuapara-1/canion-sussuapara-1.swf
Leia os outros posts do Jalapão:
- Jalapão – O que vem por aí
- Jalapão – Canoagem no Rio Novo
- Jalapão – Passeio pelas Dunas
- Jalapão – Fervedouro da Glorinha
- Jalapão – Fervedouro do Soninho
- Jalapão – Cachoeira da Formiga
- Jalapão – Trilha na Serra do Espírito Santo
- Jalapão – Cachoeira da Velha
- Jalapão – Prainha
- Jalapão – Trilha para Prainha da Korubo
- Jalapão – Transporte
- Jalapão – Alimentação
Leia também as dicas de fotografia no Jalapão: