Um dos passeios mais esperados (e também o mais complexo) que os AdventureBloggers fizeram no Jalapão foi a trilha na Serra do Espírito Santo. A trilha de 8 quilômetros, sendo 1 quilômetro de subida íngrime, 3 quilômetros no plano até chegar ao mirante e depois o retorno no mesmo trecho. Esse passeio exige um preparo físico melhor e muita disposição. Mas a paisagem durante a trilha e a vista lá do alto da serra recompensa todo o esforço! 😀
Acordamos bem cedo (umas 4:00), calçamos tênis de trilha, vestimos uma calça para nos proteger do capim e de possíveis animais. Tomamos café da manhã e embrulhamos alguns salgados para levar e comer durante a trilha. Pegamos a mochila e seguimos para o caminhão. Pouco metros depois do caminhão sair do acampamento, escutamos um barulho. O caminhão teve um problema mecânico e por isso tivemos que voltar para o acampamento e aguardar a equipe da Korubo consertar o caminhão. Decidimos sair novamente para a trilha no final da tarde, quando o sol estivesse mais fraco para não dificultar ainda mais a trilha. Depois do almoço, descansamos um pouco e por volta das 15:00 entramos no caminhão e seguimos novamente para a Serra do Espírito Santo.
No caminho para a Serra do Espírito Santo, paramos novamente na ponte que passa por cima do Rio Novo, aquele que fizemos canoagem. Desta vez, a parada foi mais radical. Quem quisesse poderia subir no alto do caminhão e pular no rio. Alguns corajosos encararam o desafio e se refrescaram! Eu apenas registrei o momento! 😉
A estrada para a Serra do Espírito Santo é a mesma que seguimos para ir para as Dunas, para o Fervedouro da Glorinha, para o Fervedouro do Soninho e a Cachoeira da Formiga. Dessa vez, no meio do caminho encontramos uma caminhonete atolada. O pessoal da Korubo tentou ajudar o senhor a desatolar o carro, porém, alguns metros depois ele já estava atolado novamente. Dirigir no Jalapão não é fácil!
Nós não tivemos trabalho nenhum com a estrada. Ficamos da janela observando a vista e fotografando o cenário. Vida boa, não é mesmo? 😛
O caminhão estacionou na beira da estrada, bem próximo ao ponto de início da trilha. Abastacemos nossas garrafas de água e ganhamos alguns lanchinhos para trilha: maçã, mexerica, um saquinho com castanhas e paçoquita. Pegamos nosso cajado e iniciamos a caminhada.
O primeiro trecho de caminhada é no plano mas em terreno muito arenoso.
Antes de iniciar a subida do primeiro quilômetro, o guia nos passou algumas orientações. Cada um subiu em seu tempo. Junto com a gente tinham três guias. Um ia a frente, outro no meio e o outro no final do grupo. Eles passaram muita segurança durante todo o trajeto.
O primeiro quilômetro da trilha é bem íngrime e cheia de pedras. O cajado ajudou muito na subida, e mais ainda na descida. As tolhas refrescantes da Cool Towels também ajudaram a amenizar o calor.
Cada um foi subindo no seu ritmo. Difícil não parar para fotografar e apreciar a paisagem.
Enquanto subíamos íamos descobrindo mais plantas do cerrado. No meio da trilha encontramos até o chuveirinho.
Aos poucos o sol ia baixando e nos avisando que tínhamos pouco tempo para chegar até o final da trilha. Apertamos o passo!
A luz amarela que iluminava a Serra do Espírito Santo tornava as cores ainda mais fortes e a paisagem mais bonita.
Assim que chegamos no topo da Serra do Espírito Santo fomos até um mirante para apreciar a vista do vale. Um cenário maravilhoso!
Ainda teríamos que caminhar mais 3 quilômetros para chegar no ponto planejado para assistir o pôr do sol em poucos minutos. Como não teríamos tempo, o guia nos direcionou para uma outra trilha menor que nos levou a outro ponto para assistir ao espetáculo.
Cada um escolheu um ângulo para assistir e fotografar o pôr do sol.
Aos poucos o sol foi baixando até sumir atrás da serra.
E assim terminou mais um dia no Jalapão. Depois que o sol se foi, comemos um pouco do lanche, bebemos água e começamos a descer. Fomos bem devagar, tomando cuidado para não escorregar nas pedras. Como já era a noite, usamos lanternas para iluminar onde estávamos pisando.
Leia os outros posts do Jalapão:
- Jalapão – O que vem por aí
- Jalapão – Cânion Sussuapara
- Jalapão – Canoagem no Rio Novo
- Jalapão – Passeio pelas Dunas
- Jalapão – Fervedouro da Glorinha
- Jalapão – Fervedouro do Soninho
- Jalapão – Cachoeira da Formiga
- Jalapão – Cachoeira da Velha
- Jalapão – Prainha
- Jalapão – Trilha para Prainha da Korubo
- Jalapão – Transporte
- Jalapão – Alimentação
Leia também as dicas de fotografia no Jalapão: