Papel de Parede – Dezembro 2013 »
Há lugares em que desejamos fotografar de todos os ângulos, até do céu! Uma solução para isso é fotografar de uma aeronave, usando um avião ou helicóptero. A fotografia aérea (aerofotografia) é feita através de uma câmera instalada em alguma aeronave. No nosso caso, não temos esse tipo de equipamento para registrar as fotos lá do alto. Utilizamos nossa câmera e enfrentamos os reflexos que podem surgir por causa dos vidros da aeronave. Neste Revelando a Foto vamos mostrar um exemplo de fotografia aérea que fizemos durante uma de nossas viagens.
Na nossa viagem ao oeste americano, visitamos vários parques nacionais americanos, dentre eles o Grand Canyon. Conhecemos o parque utilizando o transporte oferecido pelo próprio parque. Já achamos fantástico fotografar as cores e as várias camadas do canyon. Porém, tinha um ângulo mais privilegiado, fotografar o canyon do alto! Conseguimos satisfazer esse desejo fazendo o passeio de helicóptero. Nosso passeio saiu do aeroporto do South Rim, passou por cima das árvores da Kaibab National Forest e logo chegou no Grand Canyon. Aos poucos o helicóptero foi sobrevoando o canyon e chegando a descer no nível do canyon em alguns momentos. No passeio não é você quem escolhe seu lugar dentro do helicóptero, o piloto posiciona os passageiros de acordo com o peso. Eu tive a sorte de sentar na janela e consegui fotografar o canyon de vários ângulos. 😀
Para fotografar o Grand Canyon eu configurei a câmera no modo de disparo contínuo pois assim faria mais cliques e poderia escolher qual estava melhor, com mais nitidez e menos reflexo. Acho essa recomendação interessante pois o helicóptero balança um pouco e você pode tremer sem querer. Outro fator é que o passeio dura 40 minutos. Dependendo do ângulo e da iluminação do sol, o reflexo pode aparecer mais em alguns momentos. Muitas fotos foram descartadas por isso. Aproveite o tempo para fotografar o máximo possível pois não se sabe quando terá outra chance de fazer esse passeio! Recomendo também colocar um cartão de memória com muito espaço e a bateria bem carregada. Evite perder tempo (e fotos) trocando cartão e bateria. Como o dia estava com muito sol, fotografei com ISO 100, diminuindo a quantidade de ruído. Em um certo momento do voo, o helicóptero sobrevoou o Grand Canyon de forma que conseguíamos ver as camadas do canyon, o rio Colorado, a camada de vegetação superior ao canyon e o ceú. Achei a composição muito interessante e resolvi fazer o clique. Dentre as inúmeras fotos que tirei neste passeio, essa é uma das minhas preferidas.
Configurações:
- Data: 26/04/2011
- Horário: 10:20
- Distância focal: 21 mm
- Exposição: 1/200
- Abertura: f/9
- ISO: 100
Gostaram da vista aérea do Grand Canyon?
Adorei! Lindíssima!
Obrigada, Bernardo! 😀
Linda foto. Esse destino é um dos meus projetos futuros.
Obrigada, Wellington! 😀
Vale muito a pena conhecer o Grand Canyon!
Amei este post, foi muito esclarecedor, muito bom mesmo.
Que bom que gostou, Viviane! 😀