A Copa do Mundo está quase terminando e os bons jogos deixarão saudades. Faltam apenas dois jogos e no próximo domingo descobriremos o campeão desta que, dentro de campo, foi a melhor copa que eu assisti. Infelizmente o Brasil encontrou pelo caminho uma seleção melhor preparada e não está na final mas não é por isso que a copa deixou de ser muito bacana. Foi uma alegria poder participar do espetáculo. Para quem a princípio não tinha o menor interesse em ir ao estádio, assistir a três jogos foi uma alegria enorme. Cada um teve sua dose de emoção. Bélgica x Argélia foi o primeiro dos jogos e foi quando eu vi pela primeira vez ao vivo duas seleções entrarem em campo para disputar um jogo de Copa do Mundo. No segundo jogo eu vi a Argentina de Messi e Di Maria. E vi a animada e barulhenta torcida do Irã fazer uma bonita festa no Mineirão.
O terceiro jogo foi o mais especial porque foi a primeira vez que eu vi ao vivo um jogo da seleção brasileira. A seleção que eu acompanhei pela primeira vez na Copa de 1986 até a derrota pra França. A seleção que eu ficava até tarde da noite assistindo jogo quando ainda era criança para assistir a preparação do time de Lazzaroni para a fraca participação na Copa de 90. Fiquei “p*** da vida” com o goleiro chileno Rojas quando ele cortou o próprio supercílio no jogo decisivo no Maracanã da eliminatória para esta mesma copa e acabou sendo banido do futebol. A seleção que eu acompanhei cada minuto das dramáticas eliminatórias para a Copa de 94 quando o Parreira teve que dar o braço a torcer e convocar o Romário para ser “o cara” no último jogo e eliminar o Uruguai. E depois, mesmo com a desconfiança de todos, ser campeã nos gramados americanos. A seleção que na Copa de 98 fez um jogo sensacional contra a Holanda na semifinal e em seguida decepcionou contra a França de Zidane. A seleção que na Copa de 2002 viu um desacreditado centroavante que voltava de mais de 2 anos de contusão jogar com muita vontade e mostrar ao mundo que aquele cabelo estilo Cascão da Turma da Mônica tinha poder e com seus 8 gols levou o time ao título. A seleção que chegou à Alemanha na Copa de 2006 mega favorita, com o melhor time e correspondeu as expectativas. O quadrado mágico não jogou um futebol redondo. E que quando a copa acabou deu oportunidade ao capitão Dunga de ser o líder em 2010, também sem conseguir um grande resultado parando na mesma fase de quartas de final que em 2006.
Fomos ao Mineirão assistir Brasil x Chile e eu não estava confiante em jogo fácil. A tal história da freguesia chilena (já ouviu falar na frase “Se tá ruim, chama o Chile!”?) me preocupava e o jogo foi muito tenso. Mas no final veio a classificação para as quartas com uma emocionante disputa por pênaltis e eu fui embora muito contente por estar no estádio naquele dia. Eu escuto o hino nacional brasileiro desde 1986 em jogo da seleção em Copa e ouvir ao vivo foi sensacional. Assista o vídeo do hino nacional brasileiro que tocou no jogo Brasil x Chile.
Mas isso aqui não se chama Arquivo Confidencial e sim Revelando a Foto! É claro que eu não iria participar de um evento desses sem trazer algumas fotos de lá para guardar de lembrança. Tirei fotos com minha câmera compacta e também com o celular para colocar no meu Instagram pessoal (@heldergr) e no Instagram do Nerds Viajantes (@NerdsViajantes). Desde quando cheguei ao estádio eu tentei tirar uma foto de algum torcedor com a bandeira do Brasil e o estádio ao fundo e consegui uma que eu gostei já na hora de ir embora. Da esquina da Avenida Abrahão Caram eu vi um torcedor com a bandeira nas costas e cheguei perto para fazer uma composição com o estádio, o bonito céu azul e o próprio torcedor em primeiro plano. Tirei a foto com meu celular mesmo e apesar de ter um poste indesejado no meio da foto eu gostei muito do resultado.
A foto foi tirada com um telefone Samsung Galaxy S3 e editada no próprio telefone com o aplicativo Snapseed. Usei a ferramenta de HDR para melhorar a diferença de iluminação entre as partes claras e escuras e adicionei um pouco de contraste no final.
Espero que tenham gostado da foto!