O final de semana na Praia do Rosa participando do Santa Catarina na Bagagem foi ótimo. Além da trilha para a Praia Vermelha, fizemos uma trilha no domingo cedo antes de ir embora. Caminhamos até o mirante no alto do morro no canto sul da baía passando pela trilha do mudo. Assim como no dia anterior, nós saímos novamente pelos fundos da pousada e caminhamos pela areia até o final da praia. Mesmo saindo bem cedo, a praia já estava cheia de surfistas.
Quando chegamos ao final da praia onde acaba a areia nós continuamos caminhando até o final da rua de terra. Neste ponto fica o Portinho do Rosa, com seus rústicos e bonitos barracos de madeira.
Quando acaba a rua de terra começa a Trilha do Mudo, um caminho calçado que sobe pelo morro e vai até a Praia do Luz, que fica do outro lado. Passamos por uma porteira e começamos a subir devagar e sempre. Passamos por alguns exemplares da fauna local e teve até atleta passando pela gente. Mas seguimos nosso ritmo, sempre tirando fotos e contemplando a paisagem.
O caminho calçado tornou a caminhada um pouco mais confortável. Chegamos a um mirante de onde pudemos avistar a Praia do Luz e a cidade de Imbituba. Por lá uma vaca aproveitava o privilégio de pastar com uma vista daquelas! Achei a cena curiosa 🙂
Continuamos caminhando e em pouco tempo chegamos ao final da ponta sul e o prêmio pelo esforço foi, pra variar, uma paisagem muito bonita. Penhascos e um mar gigante na nossa frente. Aproveitamos para tirar muitas fotos, incluindo vários selfies, descansar e nos divertir um pouco por lá.
Alguns blogueiros mais corajosos apareceram como voluntários para posar para fotos no penhasco. Além de guardarem as fotos como recordação ainda me ajudaram a dar noção de dimensão da paisagem. 🙂
Infelizmente não dava pra ficar mais tempo por lá e começamos a descer para voltar mas obviamente paramos mais algumas vezes para tirar algumas fotos. Do alto do canto sul a vista da Praia do Rosa também é muito bonita, sempre com o mar cheio de surfistas atrás das melhores ondas.