Em uma tarde de sábado estávamos passeando no Parque Ecológico da Pampulha (Parque José Lins do Rego) quando eu vi um grupo treinando algo que me parecia ser futebol americano. E sim, era futebol americano mesmo. Eu não sabia (ou pelo menos não me lembrava) que havia praticantes de futebol americano em Belo Horizonte e achei aquilo muito interessante. A equipe se chama BH Voodoo e eles treinam no parque todos os sábados às 14:00 horas. Aproveitei a chance para tentar fazer algum registro do grupo, sem compromisso mesmo.
No momento em que eu estava tirando fotos o treinamento consistia em um jogador ir correndo e recebendo arremessos dos outros colegas. Eu, que entendo tanto de futebol americano quanto de folclore russo (ok, está começando a temporada 2014/2015 da NFL e desta vez eu vou aprender!) não sei o que eles treinavam mas eu tentei capturar o movimento dos jogadores enquanto corriam, de preferência com a bola na mão.
Coloquei o modo de foco para AI Servo, onde a câmera fica fazendo foco enquanto o objeto que está no ponto do foco se move ou enquanto movemos a câmera para manter o enquadramento. Também coloquei uma abertura bem grande para permitir uma velocidade mais alta (importante para congelar objetos em movimento) e também tentar desfocar um pouco o fundo. Gostei muito do resultado. Apesar da grande abertura eu achei que o foco no jogador ficou bom e a velocidade suficiente para congelar o movimento.
Configurações:
- Data: 08/05/2014
- Horário: 16:00
- Distância focal: 50 mm
- Exposição: 1/1600
- Abertura: f/1.8
- ISO: 100
Fiquei muito contente porque eu consegui tirar uma foto que eu gostei de um evento inesperado, acho muito bom quando isso acontece. Turistar pela própria cidade onde moramos com mais frequência pode nos dar a chance de encontrar estes momentos.