Nosso primeiro passeio pela Chapada dos Guimarães foi para o Mirante do Centro Geodésico. Saímos pela manhã da pousada Casa da Quineira e depois de alguns quilômetros de estrada, incluindo um pequeno trecho de estrada de terra, chegamos ao mirante. Ele é considerado o centro geodésico da América do Sul, isto é, um ponto equidistante do Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. A primeira vista já é sensacional, mesmo com uma visibilidade não muito boa. Dizem que de lá é possível avistar Cuiabá e a planície pantaneira.
Acompanhados da guia Manoela (ou melhor, Manu, uma simpatia em pessoa), descemos por uma trilha demarcada para chegar mais ao próximo aos paredões. Em alguns trechos a descida é muito acentuada e feita em pedras que podem escorregar. Vale a pena deixar as mãos livres para se apoiar! 😉
Vale a pena prestar atenção nas pequenas flores que estão escondidas pelo caminho.
No meio do caminho paramos para fotografar a vista. Dá para notar a imensidão do local ao comparar o tamanho dos paradões com o tamanho da moça sentada na pedra.
Com mais algumas descidas, chegamos a famosa pedra que transmite a ideia que estamos suspensos num abismo. A Natália (Ziga da Zuca) demonstrou sua coragem e posou para foto. A Camilla (Ensaios de Viagem) foi mais ousada e queria se jogar na imensidão da Chapada! Pode contar o segredo? Ainda tem uma superfície abaixo para garantir que a queda não será tão grande. 😛
O Nerd também resolveu explorar outros ângulos dos paredões (e me deixar aflita)! 🙂
Antes de voltar, pausa para um selfie! 😀
Depois da sessão de fotos, regressamos para o carro para continuar nosso passeio. A subida é íngreme e merece tanto cuidado quanto na descida.
Na área de estacionamento existe uma barraca que vende água de coco, água mineral, refrigerante e outros refrescos para o calor da Chapada dos Guimarães.
Para finalizar o passeio, um selfie nerd e um selfie do grupo de blogueiros de viagens participantes do ChapadaBlog! 😉
Gostou? Aproveite para assistir o vídeo que divulgamos com as imagens dos passeios pela Chapada dos Guimarães e da Casa da Quineira!
O ChapadaBlog foi idealizado pelo blog Ziga da Zuca e contou com o apoio da Casa da Quineira e da guia Manoela (Contato: (65) 9943-5651 / 81553338 / 9269-6890). Participaram do evento os blogs Ensaios de Viagem, Esse Mundo é Nosso, Nerds Viajantes, Rapha No Mundo, Viajando por Aí e Ziga da Zuca.