Papel de Parede – Março/2015 »
Com a fotografia digital, alguns filtros deixaram de ser usados diretamente nas lentes e deram lugar a recursos de efeito semelhante na edição. Mas em alguns casos a reprodução não é possível. No Revelando a Foto de hoje vamos dar uma dica de como usar polarizador, um dos filtros cujo efeito não pode ser obtido pela edição.
Quando visitamos El Chaltén pela segunda vez nós optamos por fazer novamente o tour pelo Lago del Desierto, desta vez incluindo a navegação. E aproveitamos para fazer também a trilha até o Glaciar Huemul. É uma trilha curta mas que passa ao lado do riacho do glaciar e tem uma bela vista da geleira no final. O riacho tem potencial pra render boas fotos e eu parei por lá no percurso de ida para brincar um pouco. Encontrei um lugar com alguns troncos de árvores caídos e resolvi fotografar a cena usando o filtro polarizador.
O filtro polarizador é colocado na frente das lentes para filtrar raios de luz polarizados. O efeito prático do seu uso é reduzir o reflexo causado pela luz polarizada refletida em superfícies não metálicas e também deixar o azul do céu mais escuro, já que parte da luz que vem do céu é polarizada. Ao girar o seu anel nós definimos o quanto de luz polarizada será filtrada. Na cena que eu escolhi para fotografar o polarizador foi muito útil ao eliminar o reflexo dos raios polarizados indesejados. Abaixo eu coloquei duas fotos tiradas da mesma cena com a mesma configuração de exposição (e com o mesmo processo de edição, reproduzido através da ferramenta de sincronização do Adobe Lightroom). Na primeira foto o polarizador foi deixado em um ângulo de forma que não tivesse efeito de filtragem e na segunda ele foi girado até um ângulo em que filtrasse a luz polarizada indesejada.
Comparando as duas imagens dá pra notar o resultado, especialmente em três pontos principais. Um deles é o riacho, que com o uso do polarizador reflete menos luz. O segundo ponto pode ser notado nas pedras no centro da parte inferior. Com o polarizador eles também diminuem muito o reflexo e ficam mais bonitas. E por fim, mas não menos importante, o verde da vegetação (especialmente no canto inferior direito) fica muito mais saturado sem o reflexo dos raios indesejados.
Configurações:
- Data: 01/12/2014
- Horário: 13:50
- Distância focal: 40 mm
- Exposição: 0,5 s
- Abertura: f/11
- ISO: 100
O polarizador faz a foto ficar mais bonita mas temos que ter cuidado com seu uso. Como qualquer pedaço de vidro colocado na frente da lente, o filtro deve ser de boa qualidade. Em caso contrário você corre o risco de investir muito em boa lente e perder em qualidade de imagem por causa de um filtro ruim. Outra coisa que devemos prestar atenção é que o filtro pode fazer o tempo de exposição aumentar em até 2 f-stops. Como normalmente usamos aberturas menores para fotografar paisagens o uso de um tripé pode ser necessário para que a foto não saia tremida.
Espero que tenham gostado do resultado! E vocês, já usaram o filtro polarizador alguma vez para fotografar paisagens?
Show! Comprei um polarizador só pra fazer fotos da paisagem patagônica. Nos shots do Fitz Roy do topo do Mirador de los Condores, qual você acha a média de abertura recomendada para uma 18-135? Pensei algo em torno de f/10 mesmo, será que fica bacana?
Olá Maurício, tudo bem?
Para fotos do Fitz Roy tiradas do Mirador de los Condores vai depender se você vai colocar alguma coisa próxima a você em primeiro plano (uma pedra por exemplo). Se tirar fotos apenas das montanhas e nada perto, algo entre f/8 e f/10 já ate atende muito bem. Se colocar algo que esteja muito perto de você e as montanhas ao fundo você vai precisar de uma profundidade de campo maior. Sendo assim eu recomendaria algo tipo f/14 ou f/16.
Abraços,
Helder