«
»

Durante a nossa viagem à Nova Zelândia escolhemos fazer a Routeburn Track para experimentar uma das Great Walks neozelandesas. Nesta trilha tivemos a companhia do Oscar, do blog Viajoteca e MauOscar. Já divulgamos uma visão geral sobre a Routeburn Track e as outras trilhas da Nova Zelândia, mas vamos detalhar como foi cada dia.

Nosso primeiro dia da Routeburn Track começou meio corrido porque incluía o deslocamento de Queenstown até o início da trilha no Routeburn Shelter. Marcamos nosso transfer para o primeiro horário possível (às 08:00 da manhã) e tivemos que terminar de arrumar as malas e tomar café antes de ir até o ponto de saída da Info & track. Chegamos na agência quase na hora de sair e logo eles nos indicaram onde estava a van que nos levaria. Colocamos nossas mochilas em uma carretinha e tomamos assento dentro da van, que não demorou a sair. O trajeto de ida é de cerca de 70 quilômetros e demorou quase duas horas, contando uma parada para café e banheiro em Glenorchy. Nós tínhamos comido sanduíches antes de sair de Queenstown e como não estávamos com fome acabamos aproveitando a oportunidade para algumas fotos. A estrada acompanha o Lago Wakatipu até a cidade de Glenorchy e as lindas paisagens que incluem também várias montanhas ajudaram o tempo a passar mais rápido.

Cores do Outono começando a aparecer na linda Glenorchy - Nova Zelândia

Cores do Outono começando a aparecer na linda Glenorchy – Nova Zelândia

Chegamos ao ponto de partida da Routeburn Track um pouco antes das 10 da manhã e tiramos nossas coisas da van. O Routeburn Shelter tem muitos painéis com várias informações sobre a trilha. Demos uma olhada rápida, arrumamos as coisas nas mochilas, tiramos fotos de alguns dados úteis e fomos ao banheiro (muito bom) antes de começar a caminhar exatamente as 10:05. Neste ponto, nós estamos no lado da trilha que fica no Mount Aspiring National Park, um dos parques mais bonitos e preservados da Nova Zelândia.

Routeburn Shelter, início da trilha na Routeburn Track no Mount Aspiging National Park - Nova Zelândia

Routeburn Shelter, início da trilha na Routeburn Track no Mount Aspiging National Park – Nova Zelândia

Nós começamos a caminhar sem pressa, já que a distância a ser percorrida era de apenas 8 quilômetros e nós tínhamos muito tempo com luz disponível. A estimativa era de 2,5 a 4 horas e mesmo que nós gastássemos as 4 horas nós ainda chegaríamos cedo no Routeburn Falls Hut, onde dormimos no primeiro dia. Então nós seguimos um ritmo tranquilo e parando sempre para tirar fotos. Seguimos mais devagar também porque no primeiro dia a trilha é praticamente de subida. Mas é leve na maior parte do tempo e fica mais forte apenas nos últimos 2 quilômetros. Após sair do abrigo, nós atravessamos uma ponte pênsil sobre rio Routeburn, com sua água de cor inacreditável, e começamos a subir no meio de uma floresta de Nothofagus. Além de ser uma linda paisagem, a sombra ainda nos aliviou o cansaço que poderia ser maior com o sol na cabeça. Na verdade, durante o percurso deste dia, a maior parte da trilha é no meio da floresta.

Routeburn River no início da Routeburn Track - Nova Zelândia

Routeburn River no início da Routeburn Track – Nova Zelândia

Trecho da Routeburn Track no meio de floresta de Nothofagus - Nova Zelândia

Trecho da Routeburn Track no meio de floresta de Nothofagus – Nova Zelândia

Após cruzar a ponte pênsil a trilha se distancia um pouco do rio para encontrá-lo novamente adiante. Neste trecho, além da floresta nós passamos por alguns riachos que descem da montanha, como o Sugarloaf Stream. Quando começamos a nos reaproximar do rio, nós queríamos muito chegar na margem para tirar algumas fotos, mas inicialmente estava difícil porque ele estava muito abaixo da trilha e descer não era seguro. Mas quando o caminho ficou quase no mesmo nível, nós descemos para tirar algumas fotos. A iluminação estava ruim porque o lugar era meio fechado e tinha muito contraste de luz direta e sombra, mas tiramos algumas fotos mesmo assim já que a cena estava.

Um dos riachos que passamos na Routeburn Track - Nova Zelândia

Um dos riachos que passamos na Routeburn Track – Nova Zelândia

Trecho lindo mas difícil de fotografar do Routeburn River na Routeburn Track - Nova Zelândia

Trecho lindo mas difícil de fotografar do Routeburn River na Routeburn Track – Nova Zelândia

Quando voltamos a caminhar, passamos por um banheiro de madeira que tinha até rolos de papel higiênico. O do abrigo no início da trilha também tinha, mas eu estou repetindo porque isso me deixou realmente impressionado (normalmente não encontramos essa infra-estrutura em banheiros nas trilhas). 🙂 Foi o único banheiro no caminho do primeiro dia.

Bom banheiro no trecho entre o Routeburn Shelter e o Routeburn Falls Hut - Nova Zelândia

Bom banheiro no trecho entre o Routeburn Shelter e o Routeburn Falls Hut – Nova Zelândia

Um pouco adiante, encontramos uma curva do rio onde se formava um maravilhoso poço. Da trilha mesmo nós tiramos várias fotos, mas queríamos chegar mais perto e encontramos um caminho até a margem. Como já era 12:30, nós decidimos que o almoço seria por ali mesmo. Encostamos as mochilas em uma árvore caída e tiramos os sanduíches que havíamos preparado antes de sair do hotel. Acho que eu nunca tive um almoço com uma vista tão bonita e quase exclusiva.

Nós e Oscar em nosso locação de almoço paradisíaca - Nova Zelândia

Nós e Oscar em nosso locação de almoço paradisíaca – Nova Zelândia

Lindo poço no Routeburn River onde paramos para almoçar - Nova Zelândia

Lindo poço no Routeburn River onde paramos para almoçar – Nova Zelândia

Mas o almoço mesmo foi rápido porque eu estava doido era para tirar umas fotos por lá. Coloquei a câmera no tripé e saí andando ao redor para encontrar algum ponto legal pra fotografar. Infelizmente a luz estava muito dura mas mesmo assim eu tirei várias fotos pra recordação, sem contar as imagens que nunca sairão da cabeça. Foi overdose de “caramba, olha a cor dessa água”.

Routeburn River no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Routeburn River no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Routeburn River no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Routeburn River no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Depois do almoço com direito a paisagem deslumbrante, nós voltamos para a trilha e logo em seguida fomos presenteados com bonitos campos de samambaia. Eram muitas e pareciam que foram plantadas no meio da floresta.

Campo de samambaias na Routeburn Track - Nova Zelândia

Campo de samambaias na Routeburn Track – Nova Zelândia

Um pouco antes do entroncamento para o Routeburn Flat Hut, havia uma saída da trilha para um campo aberto e nós resolvemos desviar um pouco para ter uma vista mais aberta das montanhas. Eu parei em um riacho com uma árvore caída que tinha achado fotogênico, enquanto o Oscar atravessou e seguiu em frente.

Outro cenário da Routeburn Track no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Outro cenário da Routeburn Track no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

De repente, vi o Oscar gesticulando feito um louco para que eu fosse até onde ele estava e eu fui conferir o que tinha de tão bacana por lá. Era um poço do Routeburn River que nem consigo encontrar palavras pra descrever tamanha beleza (valeu, Oscar!). Então eu também passei a gesticular feito um louco para que a Lillian também fosse até lá para ver. Ficamos por lá mais alguns minutos tirando fotos e mais fotos sem que nenhuma outra alma viva aparecesse. Estávamos somente nós três no meio da preservadíssima e exuberante natureza do Mount Aspiring National Park.

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Lindo cenário com Routeburn River no Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Quase congelando a mão para tirar foto do Routeburn River - Nova Zelândia

Quase congelando a mão para tirar foto do Routeburn River – Nova Zelândia

Depois de voltar a caminhar, nós ainda encontramos outro poço maravilhoso e obviamente paramos para tirar mais fotos. Mais uma série de repetições de “olha a cor dessa água” e eu já comecei a acreditar que o Mount Aspiring National Park não queria que a gente chegasse de dia no refúgio.

Outro cenário deslumbrante da Routeburn Track - Nova Zelândia

Outro cenário deslumbrante da Routeburn Track – Nova Zelândia

Outro cenário deslumbrante da Routeburn Track - Nova Zelândia

Outro cenário deslumbrante da Routeburn Track – Nova Zelândia

Um pouco adiante, nós pegamos uma saída à esquerda onde começa uma subida de cerca de 2 quilômetros até o Routeburn Falls Hut. A continuação da trilha leva até o Routeburn Flat Hut e nós até poderíamos visitá-lo, mas queríamos chegar logo ao nosso refúgio. Neste ponto a subida fica mais forte e assim segue até o refúgio. Nós paramos algumas vezes para descansar e acabamos nem tirando tantas fotos. Apenas em alguns lugares onde a trilha não era embaixo de árvores nós tiramos algumas fotos do vale do rio e das montanhas. Foi até interessante para olhar o caminho que nós percorremos. Na foto abaixo (à direita) dá pra ver o Routeburn River. Nós subimos caminhando ao lado dele pelo vale.

Montanhas e vales do Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Montanhas e vales do Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Nós, Oscar e as montanhas e vales do Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Nós, Oscar e as montanhas e vales do Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Já perto das 17:00 nós chegamos ao refúgio e fomos escolher uma cama para dormir. Os quartos são dividos em pequenos espaços para 4 pessoas, com duas beliches em cada um. Não há lugar reservado. Quem chega primeiro escolhe um lugar e nós conseguimos ficar os três em um mesmo quarto, mesmo sendo uns dos últimos a chegar. Tiramos o que precisávamos das mochilas e fomos até a cozinha para preparar a comida. Na cozinha há fogareiros e gás disponível. Fervemos a água para preparar nossa comida lifiolizada, um tipo de refeição que nós adicionamos água por 10 minutos e já está pronto para comer. Prático e rápido!

Routeburn Falls Hut - Nova Zelândia

Routeburn Falls Hut – Nova Zelândia

Um pouco mais tarde, um Park Ranger foi até a cozinha para recolher os tickets da hospedagem e dar informações a respeito do parque e da trilha. Em seguida fomos dormir porque no dia seguinte tínhamos muito o que caminhar! Mas antes de entrar para o quarto nós paramos para ver a última luz do dia sumir entre as montanhas.

Entardecer entre as montanhas do Mount Aspiring National Park - Nova Zelândia

Entardecer entre as montanhas do Mount Aspiring National Park – Nova Zelândia

Eu escrevi um outro post com informações mais detalhadas da trilha e o que é necessário para fazê-la. Vale a pena conferir!
O Oscar, que nos acompanhou na trilha, escreveu na Viajoteca ótimos posts. Recomendamos a leitura.