Islândia – Roteiro »
Vou começar este post com uma pequena introdução. Eu curto muito parques naturais e para estudá-los eu sempre uso o Google Maps para mapear a região, anotar pontos de interesse e rotas. E não seria diferente com o Parque Nacional Los Glaciares em El Chaltén. Ao buscar pela Laguna de los Tres e colocar o maior zoom ela aparece congelada (ou pelo menos aparecia antes, o Google de tempos em tempos muda as fotos), ou seja, a foto foi feita no inverno ou primavera. Sempre imaginei como seria maravilhoso ver a lagoa congelada, mas que deveria ser muito complicado chegar lá com neve na trilha.
Nosso principal objetivo em nossa volta a El Chalten era chegar à Laguna de Los Tres, para ver o Fitz Roy bem de perto. No ano anterior havíamos tentado mas por questões climáticas não conseguimos, contamos tudo neste post. Dessa vez tínhamos muitos dias para tentar chegar lá e nós não estávamos com muita pressa. Nosso primeiro dia na cidade amanheceu com tempo fechado e a previsão do tempo de acordo com a moça do albergue era desanimadora. De acordo com o site de previsão do tempo, Wind Guru (todos na cidade o usam), a visibilidade não seria boa para as montanhas.
Decidimos então sair para caminhar sem um grande objetivo, só para caminhar mesmo. A ideia era sair pela trilha para a Laguna de Los Tres, virar a esquerda no caminho para as Lagunas Madre e Hija, passar pelas lagoas e depois voltar pra a cidade voltando pela trilha da Laguna Torre. Saímos tarde (passamos pelo portal na saída da cidade já era 9:38), mas o percurso não seria longo, então isso não seria um problema.
Como a moça do albergue nos adiantou, a lagoa estava mesmo congelada. Na verdade, começando a descongelar, mas lá de cima parecia tudo congelado. Então desci até a beira da lagoa para ver mais de perto. Ver e fotografar, porque fiquei umas duas horas por lá. O gelo estava quebrando e formava lindas placas na beirada. Eu fiquei encantado com tanta beleza. Mesmo quando por uma meia hora uma nuvem entrou na frente do Fitz Roy eu ainda encontrei outros motivos para fotografar. E aproveitei também para comer o resto do sanduíche que tinha levado. Quando eu estava lá embaixo a Lillian chegou e me acompanhou nas fotos.
Em seguida as nuvens deram uma trégua e abriu novamente a vista, me dando mais uma chance de fotografar. Eu passaria facilmente a tarde inteira ali fotografando. Ou dias inteiros. 😀
Depois nós seguimos para o lado esquerdo em direção ao mirador da Laguna Sucia. Ela tem uma linda cor azul e é possível chegar até a beira caminhando mas nós não tínhamos tempo. Do mirante há uma linda vista da lagoa e do Fitz Roy ao mesmo tempo.
Já era tarde e ainda tínhamos uma longa caminhada de volta até a cidade. Começamos a descer de volta às 16:00 e a estimativa até a cidade era de 4 horas de caminhada. Mas não sem antes tirar uma última foto da Laguna de los Tres com o Fitz Roy e uma última foto nossa com o Fitz Roy mais de perto!
Ainda tínhamos muito tempo de luz mas queríamos evitar ficar sozinhos na trilha. Na volta, inclusive, nós paramos poucas vezes pra tirar fotos. Apenas alguns registros de vistas bonitas do Fitz Roy, da Laguna Capri e de umas Lhamas que passaram por nós pelo caminho. Gastamos as 4 horas estimadas até a entrada da cidade e ainda tinha gente na trilha.
Mesmo tendo feito a ida pelo caminho mais longo e pesado, a sensação era de dever cumprido. Foi incrível chegar até a lagoa, mesmo sem ser o plano inicial. E vê-la quase congelada foi como realizar um sonho sem saber que era possível na época que eu fui. Para efeito de curiosidade (e caso alguém queira tentar ver a lagoa assim) nós fizemos a trilha no dia 23/11/2014. Mas obviamente que tudo isso depende de vários fatores, inclusive como foi o inverno no ano.
- Como se pode ver na placa informativa no início do post, a trilha tem um pouco mais de 10km saindo da cidade
- Há muitos lugares para pegar água na trilha. Dizem que é própria para consumo mas eu prefiro levar Clor-in, pastilha purificadora de água. Na saída da cidade há uma torneira que podemos usar para encher as garrafas
- Vale a pena pegar o traslado até a Hosteria El Pilar e começar por lá, se a intenção for mesmo ir até a lagoa. O percurso é mais curto e mais leve que começar a subida desde a cidade
- Leve comida suficiente para o dia inteiro
- Há casinhas de banheiro no acampamento da Laguna Capri, no acampamento Poincenot e na casa de madeira no início da subida. De resto, apenas a opção mais rústica ☺
________________________________________________________
Procurando hotéis em El Chaltén? Reserve agora pelo Booking.com!
Oi, Helder. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Olá Bóia!
Ficamos muito contentes por poder colaborar.
Abraços,
Helder
Que bom que vocês conseguiram avistar o Fitz Roy! E as fotos ficaram lindas! Estive na região em janeiro passado e sei como o tempo muda rapidamente. Mas não consegui ir ao Fitz Roy, preferindo ir a TdP, que era meu sonho. Quando for, volto aqui ao blog para dicas. obrigada por compartilhar!
Olá Márcia, tudo bem?
Pois é, o tempo lá tem esse problema mas é como disse um guia de um passeio que fiz por lá, o tempo é o principal responsável pelo lugar ser bonito 🙂
Torres del Paine é um sonho, tenho certeza que você não se arrependerá. É muito bonito também.
Abraços e obrigado pela visita!
Helder
Show Helder, fiz a trilha em 03/10/2015 com a laguna totalmente congelada e é incrível!! Trilha imperdível pra quem vai a El Chalten. Além disso, fiz Loma Del Pliegue nevando no caminho e com gelo na trilha. Fui ao Glaciar Huemul e a lagoa também estava congelada. A laguna torre não estava congelada, mas o glaciar também é muito bonito. Enfim, El chaltén é demais! Valeu pelas dicas que me ajudaram na montagem do roteiro!
Olá Jorge, beleza?
Imagino que você tenha tido dias com paisagens maravilhosas lá em El Chalten pelo jeito. Maravilha, foi um dos lugares que eu mais gostei na Patagonia e quero voltar um dia com certeza. A trilha do Pliegue Tumbado com gelo deve ter sido tensa, hein?
Fico contente demais em saber que nossas dicas ajudaram no seu roteiro e mais ainda em saber que você gostou de lá. Comentários como o seu fazem nosso blog valer a pena 🙂
Abraços,
Helder
Vixe, eu quero ir em novembro, mas queria vê-la azulada! Aí ferrou kkkk Pensei que novembro seria uma boa época, pq tenho um colega que a pegou meio congelada, mas em outubro.
Pelo visto a água só deve ficar azul lá pra janeiro ou fevereiro 🙁 Vlw!
Olá Su,
Essa questão depende muito de como foi a temporada de neve. Eu vi a lagoa meio congelada no dia 23 de novembro (o deste post) mas vi fotos de uma brasileira que foi na semana seguinte e já estava azul, descongelou rápido. Se quisesse garantir de pegar descongelada eu iria de dezembro em diante.
Abraços,
Helder