El Chaltén – Trekking no Glaciar Viedma »
Viajar pela Islândia era um sonho antigo nosso. Resolvemos fazer uma viagem de carro de quase 10 dias rodando pelo país para conhecer algumas de suas belezas naturais. O ideal seria ficar mais tempo, mas como lá é um lugar caro de visitar, nós achamos que com esse tempo já daria pra ver muita coisa e de certa forma ficamos contentes com o que deu pra ver.
Por questão de flexibilidade e preço, nós alugamos uma campervan para dirigir e dormir. Foi muito bom porque pudemos adequar nosso roteiro ao longo da viagem. Em 10 dias nós dirigimos cerca de 2400km dando a volta na ilha em sentido anti-horário, na maior parte do tempo permanecendo na Ring Road (estrada número 1), que dá a volta no país e passa perto da maior parte das atrações.
Vamos escrever um post mais detalhado explicando como foi a preparação e o andamento da nossa viagem, com várias dicas baseadas no que passamos por lá. Neste post colocamos um mapa com o nosso percurso e uma pequena descrição do que fizemos em cada dia.
- Dia 1: Chegamos quase as 5 da manhã no aeroporto de Keflavik, onde esperamos até as 8 para pegar a campervan na agência da Go Iceland, que fica ao lado do aeroporto. Fomos até Reykjavik pegar um power inverter que alugamos para a viagem e de lá pegamos a Ring Road em sentido anti-horário rumo às atrações do sul da ilha. Visitamos as cachoeiras Seljalandfoss, Skogafoss e dormimos na cidade de Vik.
- Dia 2: Visitamos a praia de areia preta Reynisfjara, onde além da praia vimos vários puffins, a península Dyrholaey e seguimos até o Parque Nacional Skaftatell, onde dormimos no camping.
- Dia 3: Começamos com uma pequena caminhada até a cachoeira Svartifoss, depois fomos até o glaciar Svinarfel e em seguida visitamos as lagoas de icebergs Fjallsarlon e Jokulsarlon. Dormimos na cidade de Hofn, onde vimos aurora boreal à noite.
- Dia 4: Fomos até a cidade de Egilstadir passando pelos fiordes do leste e no final da tarde fizemos uma caminhada até a cachoeira Hengifoss.
- Dia 5: Fomos até a cachoeira Dettifoss e esticamos até sua linda vizinha Selfoss, no norte da Islândia. Seguimos para Myvatn, mas um pneu furado tomou boa parte do nosso tempo e não fizemos mais nada. Vimos aurora boreal novamente.
- Dia 6: Conhecemos a impressionante cachoeira Godafoss, sua surpreendente vizinha Geitofoss e esticamos no caminho em direção aos fiordes do oeste. Dormimos em Holmavik.
- Dia 7: Subimos até Isafjordur nos fiordes no oeste e seguimos pela estrada 60 em direção à cachoeira Dynjandi. No final da manhã começou a chover e não parou mais. Vimos pouco desta região que pelo visto é tão linda quanto dizem. Dormimos em Budardalur.
- Dia 8: Continuamos descemos pela estrada com o objetivode visitar a península Snaefelness mas choveu sem parar, estava ventando forte e não conseguimos ver nada. Como a previsão era de mais chuva nós preferimos seguir viagem até o Parque Nacional Thingvellir.
- Dia 9: Passeamos um pouco pelo Thingvellir, visitamos a área termal perto do Geysir e fomos até a cachoeira Gullfoss. Não tenho mais palavras pra descrever essas cachoeiras da Islândia. 🙂 Depois voltamos para Reykjavik, onde tínhamos que devolver o carro às 8 da manhã do dia seguinte.
- Dia 10: Nosso plano era devolver o carro e passear um pouco pelo centro da cidade mas estava chovendo novamente. Só passamos em frente às principais atrações e pegamos o fly bus até o aeroporto.
Como eu já previa, depois da viagem eu fiquei com vontade de voltar para fazer as trilhas de mais de um dia que passam por lugares mais preservados e mais vazios, como a região de Hornstrandir, nos fiordes do oeste. Outra vontade que ficou pra uma próxima viagem foi alugar um 4×4 e entrar mais no meio do país pra ir a lugares como Landmanaugar.
Referências
Eu usei como referência o guia Lonely Planet da Islândia e os seguintes blogs de viagem:
- Andarilhos no Mundo
- De uns tempos pra cá
- Dri Everywhere
- Ensaios de viagem
- Gabriel quer viajar
- I heart Reykjavik
- Viajoteca
Eu também acompanho (inclusive já acompanhava antes de planejar a viagem) o Facebook e Instagram do excepcional fotógrafo Iurie Belegurschi, que muito inspirou nossa viagem. Ele mora na Islândia e inclusive faz tours fotográficos por lá.
Belíssima viagem!
Valeu, Fabiano!
A Islândia é um lugar muito bonito, inclusive você que gosta de filme iria reconhecer alguns cenários por lá.
Abraços,
Helder
Adorei o roteiro, curti acompanhar a viagem pelo instagram e tava curiosa pra saber detalhes! Favoritei!
Que bom, Natalia!
Em breve escreveremos outros com planejamento e mais detalhes das atrações.
Abraços!
Olá, gostaria de saber a época que vcs foram para Islândia?
Olá Rita, tudo bem?
Nós fomos no início de setembro, mais precisamente de 1 a 10. O motivo é que ainda não faz tanto frio do final de Agosto para início de setembro os preços de algumas coisas caem muito, como aluguel de carro.
Abraços,
Helder
Obrigada pelo retorno Helder. Muito legal a viagem de vcs! Eu e meu marido pretendemos ir para Islandia em maio de 2016. Vc sabe me dizer onde encontro um mapa de campings de lá? Pretendemos também alugar uma campervan. Espero que o tempo colabore neste período. Abraços e parabéns pela bela viagem.
Bom dia gostaria de saber em que epoca do ano e melhor viajar para islandia e quanto custa para alugar em mini camper
grato por sua informaçao
Olá Arnaldo, tudo bem?
Eu ainda vou escrever com mais detalhe em outro post sobre a melhor época, mas vou resumir pra você. A alta temporada na Islândia é nos meses de Junho, Julho e Agosto. Os dias são mais longos (tem um período em que nem anoitece), a estradas estão todas abertas mas é mais cheio, os preços são mais altos e você tem que reservar tudo com mais antecedência. No inverno tem muita neve, muitas estradas fecham (ou seja, não tem como ir a algumas atrações) e os dias são mais curtos, mas a paisagem é linda e é quando tem maior chance de ver aurora boreal. Cabe a você ver qual época te cai melhor.
Sobre o preço da campervan, varia também da época, da empresa e do modelo escolhido. Nós alugamos um modelo da Go Iceland que tem cadeira pra 2 pessoas e dormem também duas pessoas na época em que já é mais barato (do dia 31 de agosto pra 1 de setembro cai o preço) e saiu por aproximadamente 135 euros a diária incluindo o seguro. Recomendo você pesquisar por essa compania e também pela Happy Campers e Kuku Campers, que são as que tivemos melhores referências e vimos muitos pela estrada.
Abraços, Helder
Agora tive um tempo de ler o roteiro com calma e realmente que viagem incrível!!!
Esse é um dos destinos dos sonhos da vida mesmo! E gostei muito dessa ideia que vcs tiveram de alugar a campervan para dirigir e dormir, parece que o roteiro ficou mais redondo, bem legal!
Adorei as dicas e vou acompanhar o resto! Quero muito ir um dia!! :-))
Olá Guta, que bom que gostou!
A Islândia é realmente um destino incrível e nós achamos que a flexibilidade da campervan te faz ganhar muito tempo por lá. Nós mesmo decidimos umas 3 ou 4 vezes mudar nosso roteiro para avançar ou ficar mais tempo em alguns lugares. Vou escrever ainda sobre como foi a experiência com o carro com mais dicas, você vai ver que vale a pena. E o país, esse nem precisa falar muito, é maravilhoso!
Abraços, Helder
Lugar incrível e fotos incríveis. Inspirador!
Obrigado, Joana, que bom que gostou!
Abraços,
Helder
Oi quanto vocês gastaram no aluguel do carro?obrigado!
Olá Juliana, tudo bem?
O aluguel do nosso carro ficou em 182.600 isk, o que na época correspondeu a aproximadamente 1250 euros para 9 diárias (cerca de 139 euros por dia). Isso incluiu cobertura completa de seguros, inclusive cobertura para riscos ou danos causados por pedras soltas em estradas não pavimentadas. Vale lembrar que nosso aluguel começou dia 1 de setembro, que já é mais barato que 31 de agosto. Na alta temporada espere pagar um pouco mais.
Abraços,
Helder
Olá, gostei do relato e do seu site em si, estou olhando tudo. Bem, fiquei com uma dúvida quanto a Campervan. Vocês dormiram dentro dela? Tem espaço suficiente para quantas pessoas? A noite era muito frio dentro da van?
Olá Tiago, tudo bem?
Que bom que gostou do relato. Sim, nós dormimos dentro da campervan. Nós escolhemos um modelo que era suficiente para duas pessoas dormir (há modelos maiores para mais pessoas, inclusive), há um bom espaço na parte de trás. Dentro do carro faz frio sim, mas você pode alugar aquecedor. No nosso caso o saco de dormir mais o fleece que nos foi fornecido pela Go Iceland já foi suficiente e nós dormimos todas as noites sem ligar o aquecedor. Vale lembrar que o banheiro é fora da campervan e se quiser ir de madrugada tem que ser bem agasalhado.
Abraços,
Helder
Olá Hélder,
Parabéns pelo blog! Super explicativo!
Lindas demais as foros da Islândia!
Sonho em ver a aurora boreal!
Qual a melhor época para ser vista? É a Islândia e realmente o melhor local?
Obrigado
Ynes
Olá Ynes, tudo bem?
Muito obrigado, que bom que gostou do blog! Então, nós não somos especialistas em Aurora, nunca fizemos uma viagem com esse intuito, mas pelo que pesquisamos a melhor época para ver é entre Setembro e Março, nos meses mais frios.
Sobre o melhor local, não sei se existe uma resposta única, acho que não. Sei que Islândia, Noruega (especialmente a cidade de Tromso, famosa por ser um dos melhores pontos), Suécia, Yukon (no Canadá) e Alaska são ótimos lugares para ver as luzes.
Nós já vimos duas vezes. A primeira foi no final de Agosto de 2012 (no Denali National Park – Alaska) e a segunda foi no início de Setembro de 2015 (essa da Islândia).
Abraços,
Helder
Fotos lindas Helder!! Tu já explicou em algum post como é o esquema para tirar essas fotos de cachoeiras que dão esse efeito ‘fumacinha’? Quero mais posts! E vcs são sortudos com aurora, hein?
Oi Cáudia, obrigado pelo elogio, que bom que gostou!
Se não me engano eu já expliquei sim, mas estou com uma foto pronta para falar exatamente sobre isso. Nessa semana eu vou publicar um post falando dessa foto e te marco quando publicar!
A gente costuma dar sorte com aurora mesmo, acho que ela gosta da gente 🙂
Abraços, e obrigado pela visita!
Helder
Helder, estou planejando com meu marido essa viagem, mas ficaremos 5 dias e 6 noites. O que devemos priorizar? 4×4 é essencial? Como tomaram banho com a Campervan?rs
Olá Evellyn, tudo bem?
Sobre 4×4, ele somente é necessário se você for pegar uma das F-roads, nós mesmo não fizemos isso. Para nosso roteiro a campervan foi o suficiente. Não dá pra tomar banho em campervan, ela não tem banheiro. Pra isso teria que ser um motorhome. Nós tomamos banho nos campings onde dormimos.
Sobre o que priorizar, isso é muito pessoal, certo? Com o tempo que você tem eu você pode focar no Golden Circle, que fica perto de Reykjavik, e nas atrações do sul da ilha entre Reykjavik e Hofn. Se sobrar tempo você pode ir até as atrações do norte da ilha, como as cachoeiras Godafoss e Dettifoss, que são maravilhosas. Ou então a Península de Snaefellsnes, também perto de Reykjavik, que também é muito legal.
Mas veja bem, esta escolha é bem pessoal.
Abraços,
Helder
Estou apaixonada com suas fotos da Islândia. <3 Estou programando minha viagem para lá e anotando todas as suas dicas. Amei!
Olá, Gisele, tudo bem?
Que bom que você está gostando, espero que nossas dicas lhe sejam bastante úteis. A Islândia é um destino fantástico e se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços,
Helder
Boa tarde Helder, muitos lindas as paisagens!! As caminhadas que falas no teu roteiro, são caminhadas tranquilas (só de passeio) , ou são de horas (trekking.)? Obrigada
Olá Bruna, que bom que gostou!
Então, essas que nós fizemos são curtas, de no máximo 2 horas ida e volta. Mas a Islândia tem também opções de trekkings que duram dias.
Abraços,
Helder
Helder, você poderia me enviar seu email? Tô com dúvidas e acho que, por email, fica mais fácil de eu compilar tudo. Desde já, te agradeço novamente. Ou você, se não quiser colocar aqui, pode enviar uma mensagem pra mim: mau.penedo@gmail.com Obrigado
Olá Maurício, tudo bem?
Infelizmente nós não compartilhamos dicas por email, preferimos trocar ideia por aqui mesmo principalmente porque vai ajudar outros viajantes que estiverem lendo este post (ou outro qualquer). Então fique a vontade para colocar aqui a dúvida que você quiser que nós responderemos de acordo com nossa experiência pela Islândia.
Abraços e espero que nos compreenda.
Helder
Ola Helder,
Adorei o relato! para os passeios como no Parque Nacional Skaftafell , voces contraram algum guia ou agencia?
É fácil achar as atrações desse parque ?
Obrigado!
Olá Leonardo, que bom que gostou do nosso relato!
Nós não contratamos guia nesse parque. O centro de visitantes tem muita informação e as atrações são muito fáceis de achar. Tudo na Islândia é fácil de achar mas alguns passeios não tem como fazer por conta própria, então precisa de agência. Mas nós acabamos fazendo tudo por conta própria mesmo.
Abraços,
Helder