Papel de Parede – Novembro/2015 »
Durante a nossa viagem pela Nova Zelândia, nossa passagem pela cidade de Wanaka foi muito curta por questão de tempo e prioridade, mas ficamos com muita vontade de voltar para ficar mais tempo. (Aproveita para ver como foi o nosso roteiro pela Nova Zelândia.) Chegamos em uma tarde e saímos na manhã do dia seguinte. A razão de incluí-la no nosso roteiro foi a Wanaka Tree, uma árvore absurdamente fotogênica e muito fotografada (basta uma simples busca no Google pra ver a quantidade de fotos). E como Wanaka é praticamente no caminho do Mount Cook National Park para Queenstown foi muito tranquilo passar por lá.
A cidade é muito pequena, um pouco mais de 7 mil habitantes. Fica às margens do Lake Wanaka e tem lindas montanhas ao redor. Tem também acesso relativamente curto para o Mount Aspiring National Park, um dos mais bonitos e preservados parques da Nova Zelândia. Pelo pouco que passeamos por lá nos pareceu um lugar daqueles que dá vontade de morar, com muita natureza e opções de lugares para praticar exercícios físicos. Ficamos hospedados no YHA Wanaka que fica bem próximo ao lago Wanaka, super bem localizado.
Ao chegar à cidade nós fomos direto procurar a Wanaka Tree. Para encontrá-la é muito simples, basta pegar a Ardmore St em direção à Wanaka Mount Aspiring Road e parar em um estacionamento público que fica na beira do lago um pouco depois da Wanaka Recreational Reserve e antes da Meadowstone Drive. Depois é só andar uns 300 metros pela esquerda para chegar até a árvore, que fica dentro do lago. Uma forma fácil de ver onde ela está é pesquisar no Google Maps. Basta colocar “That Wanaka Tree” que ele já vai direto ao ponto. Ficamos por lá até o sol se pôr mas foi meio sem graça. Mesmo assim tiramos nossas fotos para recordação, pois o simples fato de estar em um cenário bonito já valeu a ida. Havia outras pessoas por lá fotografando também e até um pequeno grupo brincando com um drone.
Na manhã seguinte, eu acordei quase uma hora antes do sol nascer (para saber a hora e onde o sol nasce eu uso o aplicativo The Photographer Ephemeris), peguei câmera e tripé e fui até a árvore para tentar fotografar. Ao chegar lá, já tinha uns três fotógrafos com tripés armados, então eu escolhi um bom lugar que não atrapalhasse ninguém e fiquei esperando a luz boa chegar.
Enquanto isso fui tirando algumas fotos acompanhando a mudança de luz. Nas fotos abaixo dá pra ver a luz avançando sobre as montanhas ao fundo. A última foto que tirei foi a primeira deste post e a que mais gostei. Nela já temos tanto a Wanaka Tree como as montanhas ao fundo iluminadas pela luz da manhã. Uma sugestão para fotos como esta é usar longa exposição para suavizar a superfície da água, como em algumas destas fotos.
Quando eu já estava satisfeito com as fotos eu voltei para o hostel em que estávamos hospedados, fizemos checkout e pegamos a Mount Aspiring Road até a Glendhu Bay, uma área também as margens do Lake Wanaka e que fica a uns 15 minutos de carro da cidade. Lá tem área de camping e trilhas para caminhada perto do lago. Nós paramos apenas uma vez para tirar algumas fotos do lago, que nesta área também é muito bonito. Teve até outra árvore fotogênica para tirar foto, que não é tão famosa quanto Wanaka Tree mas estava bonita com as primeiras cores de outono. O lugar é muito bonito e teve até uma turista chinesa que resolveu curtir o momento à sua maneira.
Da Glendhu Bay nós pegamos a estrada de volta para Wanaka porque naquele dia teríamos que dirigir até Te Anau para passar alguns dias perto dos fiordes e do Fiordland National Park, que ainda escreveremos alguns posts.
A conclusão de nossa curta passagem por Wanaka é óbvia. Queremos voltar para aproveitar mais da cidade e da região. Além do lago, lá tem vinícola, muitas trilhas e nós queremos muito visitar as atrações do Mount Aspiring National Park que tem acesso mais fácil a partir dali, principalmente a área do Matukituki Valley. E no inverno lá também tem estação de esqui. Vale ou não vale a pena passar uns dias por lá?
Outros posts relacionados a Wanaka:
O Oscar, do blog Viajoteca, também tem alguns posts da região de Wanaka.
________________________________________________________
Procurando hotéis em Wanaka? Reserve agora pelo Booking.com!
Lindas as fotos (como sempre!) e o relato. Wanaka é uma cidade para se apaixonar. Também tenho vontade de voltar um dia.
Obrigado pelo elogio, Gabi!
Acho que eu passaria até mais de uma semana por lá só fazendo trekking. Digo, ainda vou passar 🙂
Abraços,
Heler
Oi, Helder. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Olá Bóia, tudo bem!
Ficamos contentes por poder contribuir.
Abraços,
Helder