Uma das primeiras dúvidas que tivemos para organizar nossa viagem e que provavelmente muitos terão é sobre quando ir para a Islândia. Mas se tem algo que ficou claro para nós é que o país pode ser visitado em qualquer época do ano, tudo depende do seu objetivo principal. As paisagens podem mudar completamente dependendo da estação e serem maravilhosas do mesmo jeito. Não deixe de ver o nosso roteiro pela Islândia.
Em Junho, Julho e Agosto (fim da primavera e início do verão de lá) os dias são mais longos e a maioria das atrações estão abertas, assim como restaurantes, hotéis e estradas para áreas mais remotas. Durante um período de tempo, o dia não escurece por completo e dá pra aproveitar bastante para passear e fotografar. Nesta época dá pra dirigir por várias estradas que ficam fechadas no inverno, como as F-Roads, e também fazer caminhadas pelas áreas mais remotas. É quando saem também os passeios de barco para ver puffins, um ave linda que pode ser encontrada na ilha. O lado negativo é que os preços são mais altos e várias atrações podem estar cheias de turistas, inclusive a quantidade de turistas na Islândia tem aumentado ano a ano. Acomodações e carro, por exemplo, devem ser reservados com muita antecedência nesta época.
No inverno tem muita neve e as paisagens ficam lindas, mas várias estradas fecham e muitas atrações não podem ser visitadas. Restaurantes, hotéis, passeios, campings, muita coisa para de funcionar quando começa a esfriar mais (fomos no início de setembro e algumas áreas de camping já estavam diminuindo a atividade, por exemplo). Os dias são mais curtos e tem menos tempo com luz, mas em compensação é a melhor época para ver Aurora Boreal (normalmente pode ser vista de Setembro a Março). No inverno também tem os tours dentro das cavernas de gelo, que parecem ser muito bonitos. Para quem quer fazer uma viagem de carro ou campervan, é bom estar preparado para a possibilidade de dirigir com neve.
No outono os dias começam a ficar mais curtos e começa a fazer mais frio. A vantagem é que é mais barato e tem menos turistas, algumas atrações já estão mais vazias do que no verão. Apesar de praticamente não ter florestas na Islândia as cores do outono ficam bonitas em alguns lugares, como no Thingvellir National Park. O início da primavera (Abril e Maio) pode ser interessante por motivos parecidos com o outuno, já que os preços são mais baixos e tem menos turistas que no verão.
Em relação a chuva, pelo que pesquisamos, no verão a chance de ter dias ensolarados é maior mas o normal é chover em qualquer estação, então é bom estar preparado para isso. Leve capa de chuva, calçado resistente e livros para ler enquanto espera a chuva passar. E antes de ficar nervoso por não parar de cair água do céu, lembre-se que o alto índice pluviométrico é um dos responsáveis pela beleza da ilha, incluindo as milhares de cachoeiras que você vê pelo caminho. Esse exercício de paciência normalmente não funciona comigo, mas vale a tentativa. 😛
Nós optamos por ir na primeira semana de setembro, que é final do verão mas não é mais considerado alta temporada. O motivo de nossa escolha foi o custo-benefício, pois é mais barato e ao mesmo tempo as estradas ainda estão abertas e os dias ainda são longos para os nossos padrões. Por exemplo, A diária do aluguel de campervan cai muito no início de setembro.
Gostamos de nossa escolha da época pois dos 10 dias que passamos por lá nós pegamos chuva em apenas 2. Não estava muito frio mas mesmo assim tivemos oportunidade de ver aurora boreal. Para uma próxima viagem nós queremos ir no inverno para ver as paisagens cobertas por neve, aurora boreal e as cavernas de gelo.
Eu falei anteriormente da quantidade de turistas porque dependendo da intenção da viagem isso pode atrapalhar. Fotografar algumas das lindas cachoeiras, por exemplo, pode ser muito complicado se estiver cheio. Para quem vai na alta temporada e tem fotografia como prioridade, vale a pena acordar mais cedo ou ficar até mais tarde nos lugares, por exemplo. Para ter uma ideia, nós fomos em uma época em que não é mais considerado alta temporada e eu tive que esperar muito para fotografar algumas cachoeiras. Além disso algumas áreas de estacionamento podem ficar cheias, te fazendo perder um precioso tempo.
Independente da sua escolha, temos certeza que você vai adorar a Islândia e se encantar com esse país!