«
»

Uma das trilhas mais fáceis de fazer em El Chaltén, na Patagônia Argentina, é a que leva até o Mirador de Los Condores, um mirante de onde se tem uma ampla vista das montanhas da região e também da cidade. Além dos famosos Fitz Roy e Cerro Torre de lá também podemos ver outros morros bonitos, como os Cerros Solo e Huemul. É tão acessível que eu acabei indo mais de uma vez na última vez que estivemos pela região e uma delas foi ao amanhecer.

El Chaltén e montanhas da região vistos do Mirador de Los Condores - Patagônia Argentina

El Chaltén e montanhas da região vistos do Mirador de Los Condores – Patagônia Argentina

A posição do mirante o torna muito interessante para ver o sol nascer, pois a partir dele nós vemos as montanhas iluminadas de frente. Pensando nisso, eu fiquei monitorando as previsões de visibilidade e em um dia que estava mais aberto eu acordei de madrugada para ver o festival de cores do amanhecer lá de cima.

Montanhas iluminadas pela luz do sol ao amanhecer visto do Mirador de Los Condores em El Chaltén - Patagônia Argentina

Montanhas iluminadas pela luz do sol ao amanhecer visto do Mirador de Los Condores em El Chaltén – Patagônia Argentina

Acordei bem cedo (às 4:40) e saí do hotel todo empacotado para aguentar o frio, que estava muito forte. Quando passei pelo centro de visitantes ainda estava escuro mas já dava pra ver o caminho. Segui em frente e fui caminhando pela trilha. Cheguei ao topo às 5:05 e a previsão do sol nascer era 5:50, segundo estimativa do aplicativo The Photographer Ephemeris, que eu uso para acompanhar esses horários e também onde o sol nasce em relação a onde eu estou.

El Chaltén antes do amanhecer vista do Mirador de Los Condores - Patagônia Argentina

El Chaltén antes do amanhecer vista do Mirador de Los Condores – Patagônia Argentina

Topo do Cerro Huemul visto do Mirador de Los Condores - Patagônia Argentina

Topo do Cerro Huemul visto do Mirador de Los Condores – Patagônia Argentina

A primeira coisa que fiz foi montar o tripé e comecei a tirar algumas fotos antes ainda do sol nascer para registrar a mudança na iluminação. Não tinha mais ninguém no mirante naquela hora e estávamos apenas eu, a câmera, o frio e as paisagens deslumbrantes da Patagônia.

Montanhas da região de El Chaltén vistos do Mirador de Los Condores antes do amanhecer - Patagônia Argentina

Montanhas da região de El Chaltén vistos do Mirador de Los Condores antes do amanhecer – Patagônia Argentina

Um pouco antes do sol nascer chegou um russo, que também armou a câmera e começou a tirar fotos. Conversamos pouco mas pude perceber que ele fazia uma longa viagem pela América do Sul. De repente os primeiros raios do sol bateram no topo do Fitz Roy com um tom mais avermelhado.

Sol começando a iluminar as montanhas de El Chaltén - Patagônia Argentina

Sol começando a iluminar as montanhas de El Chaltén – Patagônia Argentina

O sol foi subindo, a quantidade de luz que batia nas montanhas aumentava e eu deslumbrado com aquilo tudo. Mal podia acreditar no que estava vendo, aquela maravilhosa luz quente iluminando as montanhas que tanto me encantam. Foi uma bela recompensa por ter encarado o frio forte que fazia antes do amanhecer. Quando voltar a El Chaltén (digo quando porque é um lugar que quero voltar várias vezes) com certeza este é um programa que eu quero fazer novamente.

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén - Patagônia Argentina

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén – Patagônia Argentina

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén - Patagônia Argentina

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén – Patagônia Argentina

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén - Patagônia Argentina

Luz da manhã avançando sobre as montanhas de El Chaltén – Patagônia Argentina

O caminho para o mirante começa no centro de visitantes do Parque Nacional Los Glaciares, que fica na entrada da cidade, do outro lado da ponte perto da rodoviária. Tem placa indicando por onde seguir. A estimativa de tempo é de 1 hora, mas eu subi com 25 minutos. Acho que o fato de estar descansado e não ter sol ajudou a ir mais rápido.

Algumas dicas práticas:

  • Prepare água e comida no dia anterior para não perder tempo. Além do mais, não há nada aberto neste horário, então é melhor garantir. Não há água no caminho, então tem que levar.
  • Pesquise com antecedência a hora estimada do nascer do sol (eu uso o aplicativo The Photographer Ephemeris para isso). Recomendo chegar antes um pouco pois as cores também são bonitas e dá tempo de preparar para fotografar. Escolher a composição quando já devia estar fotografando, por exemplo, pode te fazer perder preciosos cliques.
  • Se o seu hotel não fica perto da entrada da cidade, considere o deslocamento até lá no planejamento, pois dependendo de onde estiver hospedado pode demorar uns 10 minutos.
  • Nós usamos o site Wind Guru para ver a previsão de visibilidade, força dos ventos e probabilidade de chuva. Todos em El Chaltén usam parece acertar bastante. Subir a qualquer mirante na Patagônia com ventos fortes nunca é recomendado.
  • Eu já falei mas não custa repetir. Se prepare para o frio. Eu usei segunda pele, fleece corta vento, meias grossas (ia caminhar pouco), luvas e gorro. O frio sempre encontra um buraco na roupa para entrar mas quanto mais preparado você estiver, melhor. 🙂

Outros posts que podem te interessar:

________________________________________________________
Procurando hotéis em El Chaltén? Reserve agora pelo Booking.com!