Vídeo – Episódio Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó »
Belo Horizonte sempre foi famosa pela culinária, com boas opções de restaurantes e seus vários butecos, excelentes para tomar uma cerveja gelada e comer petiscos. Recentemente a cidade tem se tornado também destaque na produção de cervejas artesanais. Alguns rótulos locais têm ganhado vários prêmios em diversos concursos e atraído a atenção dos amantes de cerveja. Como somos bons apreciadores nós estamos tentando experimentar várias delas e vamos contar como foi nossa visita ao Pátio Cervejeiro da Backer, uma cervejaria de Belo Horizonte que produz algumas boas cervejas artesanais.
A Backer foi criada em 1999 e nos últimos anos tem criado várias boas cervejas. Em 2014 eles inauguraram o Pátio Cervejeiro, um espaço ao lado da própria fábrica onde os apreciadores podem experimentar os vários rótulos (quando fizemos a visita eram 16 ao todo) acompanhados de bons petiscos ou até mesmo pratos mais elaborados.
Nós, a Renata Campos (blog RêVivendo Viagens) e o casal Camila e Eduardo (blog Viaggiando) fomos convidados para fazer o tour pela Maternidade Cervejeira, nome dado ao local de produção onde nascem as boas cervejas deles. O tour é conduzido por uma especialista em cervejas. Nossa visita começou com uma apresentação sobre como as cervejas são produzidas. Fomos apresentados aos ingredientes, qual a finalidade de cada um e os passos da produção em sequência. Malte, lúpulo, levedura, muito bom entender para que servem todos esses nomes. 🙂
Após a apresentação o grupo foi para a maternidade, onde foram exibidos os locais de todas as fases do processo de produção da cerveja. Vimos os tanques onde acontecem a mosturação, cozimento, fermentação e maturação. Nesta parte é necessário uso de equipamento de segurança individual (toca e óculos).
Em seguida fomos para a sala onde acontece a higienização das garrafas e em seguida o líquido é colocado em seu interior. Uma esteira conduz a garrafa por esses passos e depois passa pelo parte onde colocam as tampinhas e os rótulos.
No final o momento mais esperado, quando cada participante ganha uma tábua com amostra de 5 cervejas diferentes e a sommelier de cervejas explica as características de cada uma. Nós experimentamos, na ordem, a Terminator, Capitão Senra, Medieval, IPA e Bravo. E ainda ganhamos um copo da Capitão Senra de brinde cheio de chope da Backer de Trigo dentro. Muito bom! 🙂
Após a visita à Maternidade Cervejeira nós fomos para o Templo Cervejeiro onde há um amplo espaço com muitas mesas para comer e beber (cerveja, é claro). Seja para almoço ou até mesmo um happy hour o ambiente é muito aconchegante. Nós sentamos em uma mesa na varada. Eu e Lillian pedimos o mesmo prato, um Bife Ancho com Batata. Eu ainda experimentei um chope IPA, que foi o que eu mais gostei na degustação da visita à maternidade.
Para quem quiser comprar alguma lembrancinha existe no espaço o Backers Shop, uma lojinha com muitas coisas interessantes. Camisas, bonés, growlers, chocolates (com malte) e obviamente, cervejas!
Algumas dicas:
- A visita à maternidade cervejeira pode ser feita aos sábados em três horários diferentes: 10:00, 11:00 e 12:00
- A visita deve ser agenda previamente, por telefone – (31) 3228-8888.
- Pediram para que os participantes fossem todos com sapatos fechados.
- Para o Templo Cervejeiro, recomendamos chegar cedo ou fazer reserva pois apesar do espaço ser grande, a procura também é.
- Endereço: Rua Santa Rita, 220, Olhos D’água, Belo Horizonte (perto da saída pro Rio de Janeiro).
- Informações: www.cervejariabacker.com.br.
- Agradecemos a Cervejaria Backer pelo convite para fazer o tour pela Maternidade Cervejeira.