Atacama – Valle del Arcoiris »
Há muitos anos sonhávamos em conhecer o Atacama no Chile e o Salar de Uyuni na Bolívia. Enfim, chegou o momento de conhecer esse lugar incrível, repleto de paisagens maravilhosas! Compartilhamos com vocês nosso roteiro de 2 semanas pelo Atacama e Salar de Uyuni. Planejamos ficar um bom tempo nesses lugares para poder nos aclimatar com calma e poder curtir a viagem. Todos os passeios do Atacama fizemos com a Agência Ayllu Atacama. Em breve escreveremos posts separados e com mais detalhes sobre cada passeio. 😉
- Dia 1: Valle del Arcoiris (15:45 as 20:00) – Chegamos em San Pedro de Atacama pela manhã. Aproveitamos o resto da manhã para nos acomodar no Hostal La Ruca e conhecer a cidade. Ao final da tarde fizemos o passeio ao Valle del Arcoiris que também passa por Hierbas Buenas onde vimos pietroglifos. No final da tarde caminhamos pelo Valle del Arcoiris onde assistimos o pôr do sol. Se quiser saber mais, leia o nosso post sobre o Valle del Arcoiris.
- Dia 2: Tour do Vinho e Salar de Atacama (15:30 as 20:00) – Tiramos a manhã de descanso para passear pela cidade de San Pedro de Atacama e para nos acostumar com a altitude e clima seco. Ao final da tarde fizemos o Tour do Vinho que nos levou a uma vinícola em Toconao onde conhecemos o processo de fabricação de vinho no deserto. Após a degustação do vinho, seguimos para o Salar de Atacama onde visitamos o lugar e apreciamos um belo pôr do sol na Laguna Chaxa com a presença de muitos flamingos. Se quiser ver mais detalhes, leia o post sobre o Salar de Atacama e o post sobre o Tour do Vinho.
- Dia 3: Geisers el Tatio (06:00 as 13:00) + Valle de la Luna e Valle de la Muerte (15:45 as 20:00) – Saímos antes do sol nascer para conhecer os Geisers el Tatio, localizado no terceiro maior campo termal do mundo. A tarde aproveitamos para conhecer o Valle de la Luna (que possui paisagens que parecem de outro planeta) e o Valle de La Muerte, onde assistimos o pôr do sol.
- Dia 4: Salar de Tara (9:15 as 16:30) – Fomos conhecer a região do Salar de Tara que fica localizada próximo à tríplice fronteira (Chile, Bolívia e Argentina). Esse passeio chega a mais de 4.800 metros de altitude, por isso não fizemos logo de início. No caminho fizemos várias paradas para fotografar as paisagens como o Vulcão Licancabur. Paramos depois em uma área com pedras vulcânicas conhecida como Moais de Tara. Antes de chegar ao Salar de Tara paramos num mirante 360 graus onde pudemos registrar uma bela composição das Catedrais de Tara e do Salar de Tara. Depois seguimos para o Salar de Tara onde almoçamos com uma bela vista do Salar de Tara!
- Dia 5: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas (5:30 as 14:30) – Saímos bem cedo e fomos direto a Piedras Rojas onde pudemos apreciar a paisagem praticamente deserta e que também foi o cenário do nosso café da manhã. Depois de alimentados seguimos para as Lagunas Altiplânicas onde conhecemos as Lagunas Miscanti e Meñiques. Antes de retornar para San Pedro de Atacama passamos pelo povoado de Socaire e o Trópico de Capricórnio.
- Dia 6: Caminhada para Pukara de Quitor – Deixamos o dia livre para caminhar por San Pedro de Atacama e aproveitamos para ir até Pukara de Quitor. Foram aproximadamente 3km da cidade até a entrada da Pukara de Quitor. Lá dentro subimos até o mirante onde avistamos San Pedro de Atacama, a Cordilheira dos Andes com todos os seus vulcões e o Valle de la Muerte.
- Dia 7: Trekking no Vulcão Lascar (06:00 as 16:00) – O passeio mais aguardado (e também o mais temido por causa da altitude). Saímos de madrugada em direção a Laguna Lejia onde tomamos nosso café da manhã. Depois seguimos até a base do Vulcão Lascar onde iniciamos nossa caminhada e finalizamos na cratera do vulcão a quase 5.500 metros de altitude. Retornamos com um sentimento de missão cumprida!
- Dia 8: Trekking de Guatin e Termas de Puritama (8:00 as 13:00) + Laguna Cejar (15:00 as 20:00) – Saímos pela manhã até o início da trilha do Trekking de Guatin. Caminhamos por volta de 3 horas margeando o Rio Puritama até chegar às Termas de Puritama. Fomos recompensados com um belo banho nas piscinas termais. Também tivemos a chance de degustar um delicioso ceviche. Aproveitamos a tarde para fazer o passeio da Laguna Cejar que inicia visitando a Laguna Cejar, mas apenas para fotografia. A famosa flutuação é feita na Laguna Piedras, que fica logo ao lado. A concentração de sal é tão alta que é impossível afundar! Este passeio costuma ir ao Ojos del Salar e a Laguna Tebinquiche, porém, a estrada de acesso a esses lugares estava fechada para reforma. Seguimos para o Salar de Atacama para apreciar o pôr do sol.
- Dia 9: Salar de Uyuni (Laguna Blanca, Laguna Verde, Geisers Sol de Mañana, Laguna Colorada) – Contratamos o passeio de 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveller. Atravessamos a fronteira com a Bolívia e iniciamos o passeio visitando a Laguna Blanca e a Laguna Verde. Passamos pelo Deserto de Dali e em seguida paramos em uma piscina de águas termais. Seguimos viagem para a região dos Geisers Sol de Mañana e finalizamos o passeio na Laguna Colorada com a presença de muitos flamingos. Dormimos em um refúgio próximo à Laguna Colorada.
- Dia 10: Salar de Uyuni (Arbol de Piedra, Lagunas Altiplânicas, Valle de Rocas, Salar de Chiguana) – Saímos pela manhã em direção Arbol de Piedra, uma formação rochosa que lembra uma árvore. Depois seguimos para as Lagunas Altiplânicas. Visitamos as Lagunas Honda, Hedionda e a Canapa (esta última estava seca). Seguimos viagem até o Valle de Rocas, uma aréa imensa com muitas formações rochosas, dentre elas uma que parece um Condor. Voltamos para o carro e dirigimos até o Salar de Chiguana. Em pouco tempo chegamos a San Juan onde dormimos em um hotel de sal.
- Dia 11: Salar de Uyuni (Salar de Uyuni, Isla Inca Huasi, Colchani, Uyuni) – Madrugamos para assistir o nascer do sol no Salar de Uyuni. Depois fomos até a Isla Inca Huasi onde caminhamos entre cactos imensos. Passeamos por muitos quilômetros do Salar de Uyuni com direito a parada para fotografia. Antes de deixar o Salar de Uyuni, conhecemos o monumento das bandeiras e o primeiro Hotel de Sal que atualmente é um museu. Passamos por Colchani onde visitamos uma feira de artesanato. Depois seguimos para Uyuni onde visitamos o Cemitério de Trens. Iniciamos a viagem de retorno seguindo para Villa Mar onde passamos a última noite na Bolívia.
- Dia 12: Salar de Uyuni (retorno a San Pedro de Atacama) – Saímos pela manhã em direção a fronteira com o Chile onde fizemos os procedimentos migratórios e retornamos a San Pedro de Atacama para nos hospedar no Hostal Lickana. Deixamos a tarde livre para descanso e passeio pela cidade.
- Dia 13: Caminhada pelo Valle de la Muerte + Tour Astronômico (21:00 as 23:30) – Aproveitamos o último dia no Atacama para caminhar pelo Valle de la Muerte que fica a uns 2 quilômetros de San Pedro de Atacama. Lá dentro caminhamos por mais 3 quilômetros pelas formações rochosas até chegar nas dunas. À noite fizemos o Tour Astronômico com a Agência Space. Tivemos a chance de observar o céu do Atacama através vários telescópios.
Referências
Para planejar o nosso roteiro para o Atacama e Salar de Uyuni usamos como referências os seguintes blogs de viagem:
Agradecemos a Agência Ayllu Atacama pela parceria. Aproveitamos para recomendar que vocês também façam passeios com eles e não se esqueçam de falar que viram no blog Nerds Viajantes! 😉
_______________________________________________________
Procurando hotel no Atacama? Reserve agora pelo Booking.com!
Muito bom! Sempre tive vontade de visitar estes lugares devido suas belezas!!! Altas fotos!!! Já estou curiosa para ler os posts específicos de cada passeio.
Bjs!
Oi Ana Paula,
O Atacama e o Salar de Uyuni são lugares lindos mesmo. Vale a pena conhecer!
Beijos,
Lillian.
Lindo post e fotos maravilhosas. O lugar ajuda né. Amei o Atacama. Agora preciso encarar o Salar…
Oi Flora,
Muito obrigada pelos elogios. Os lugares são realmente lindos! 😀 Não deixe de conhecer o Salar de Uyuni.
Beijos,
Lillian.
Obrigada pela menção!
Lindo roteiro e lindas fotos! Mas posso esperar pelos próximos posts!
Oi Katia,
Nós que agradecemos. Seus posts foram super úteis para planejar nossa viagem!
Beijos,
Lillian.
Olá Nerds !
Lugares à princípio inóspitos, mas de uma rara beleza. Cada foto mais linda que a outra e o post então muito elucidativo.
Uma coisa deixou-me bastante curioso, qual a finalidade do Cemitério dos Trens ?
A Laguna Hedionda com uma imensidão de flamingos, é de uma beleza sem igual.
A paisagem da estrada na Bolívia para o Chile é linda demais.
Lillian, você flutuando na Laguna Piedras, no passeio da Laguna Cejar – Ataca – Chile, deixa todos salivando, para realizar coisas do tipo.
O Salar de Uyuni é encantador.
O Tour Astronômico no passeio no Vale de La Muerte – Atacama – Chile é inenarrável.
O Trekking no Vulcão Lascar – Atacama – Chile, a princípio é assustador, mas a beleza do mesmo reduz o medo.
O Salar de Uyuni parece que não existe, quando não tomamos conhecimento do mesmo.
Enfim todas as fotos e o post mostrado são bonitos por demais, vocês estão de parabéns, quando nos dão oportunidade de contemplar estas belezas, sem conhecermos as mesmas ao vivo e a cores.
Abraços!
Oi Joel,
Agradecemos os elogios.
O Cemitério de Trens em Uyuni é uma área onde uma linha férrea foi desativada e os trens que estavam por ali ficaram esquecidos.
Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso roteiro pelo Atacama e Uyuni!
Abraços,
Lillian.
Oie Nerds! Valeu pela indicação a Viagem Primata! 😉
Eu amo o Atacama, já fui 2x e acho que voltaria, hein rs Fiz um guia juntando tudo e mais um pouco lá no blog, vai que ajuda os seus leitores também, me permitem colocar o link?
http://viagemprimata.com.br/mochilao-deserto-do-atacama-chile-post-guia/
De qualquer maneira, tô ansioso pra ver todos os posts de vocês e as fotos, como sempre, maravilhosas! Amo, sou fã!
Beijos! Rafa
Ei Rafa,
Nós que agradecemos pelas inspirações e para ajudar pra gente montar esse roteiro! 😀
Ainda temos muitos posts e muitas fotos pra divulgar!
Beijos,
Lillian.
Quero, quero, quero!!! =)
Esse roteiro deve ter sido incrível! Quando estivemos no Salar nossa vontade era ir a San Pedro também, mas são tantas coisas na Bolívia que ficou difícil ter tempo para tudo! Quando voltar lá, quero fazer tudo isso que você fizeram! Abração!
Ei Camila,
Aprovamos e recomendamos esse roteiro.
Vale a pena voltar pra conhecer o Atacama!
Beijos,
Lillian.
Adorei o relato! Vou fazer o mesmo roteiro, mas queria saber se compensa não voltar para Atacama, mas sim, ficar hospedada em Uyni e depois seguir para La Paz.
Obrigada!
Ei Tabata,
Que bom que gostou!
Se você achar um bom preço pra voltar da Bolívia melhor não voltar pro Atacama. A gente voltou porque nossa passagem era ida e volta de Calama, próximo ao Atacama.
Abraços,
Lillian.
Olá! Depois de 2 semanas no Peru, quero muito mais fazer esse roteiro com meu marido. Você tem uma média do custo total da viagem? Não precisa ser nada exato, só pra ter noção mesmo… Gostei bastante dos passeios!
Olá Juliana,
Tudo bem?
Não temos o valor certo, mas estimamos algo em torno de R$ 10.000,00 por pessoa, incluindo passagem aérea, hospedagens, passeios e restaurantes.
Claro que isso pode variar de acordo com o estilo do viajante. 😉
Espero ter ajudado.
Abraços,
Lillian.
Olá, parabens pelo blog! Caso eu pegue o pacote de 3 dias (2 noites) de Atacama para Salar de Uyuni, no 3º dia, que horas volta de lá até o Atacama? São quantas horas de viagem?
Oi Vitor,
Agradecemos os parabéns.
Pelo que vimos o pacote 3 dias e 2 noites para o Salar de Uyuni finaliza na cidade de Uyuni na Bolívia e não retorna para o Atacama. Desconheço esse que volta para o Atacama. Acho que seria muito corrido.
Abraços,
Lillian.
Lilian, muito dez o roteiro!
Você fez o roteiro por agência ou tudo a parte? Mais alguma dica de período, etc?
Abraço.
Olá Dhyonne,
Que bom que gostou do roteiro!
Fizemos os passeios no Atacama com a Agência Ayllu Atacama e super recomendamos e o Salar de Uyuni fizemos com a Cordillera Traveller.
Abraços,
Lillian.
Lilian,
Parabens pelo roteiro, achei 10.
Estou indo pra la no começo do mês que vem, vou sair da bolivia para o chile.
nos passeios pelo chile, vcs ficaram todos os dias no mesmo hotel, não era muito longe ir e voltar ?
e nos passeios no chile fecharam tudo com uma agência só, como fizeram ?
E tem noção de quanto gastou apenas com os passeios ? mais ou menos? E precisou pagar com dinheiro ou passsou cartão ?
Oi Vinicius,
Muito obrigada pelo elogio.
Fizemos todos os passeios do Atacama com a agência Ayllu Atacama. Ficamos no mesmo hotel em San Pedro de Atacama. Não existe outra cidade base para os passeios. Esse roteiro completo com passagens, hotéis e passeios ficou aproximadamente R$ 10.000,00, Entre em contato por e-mail com a agência para saber os preços atualizados. Pode pagar em dinheiro ou cartão.
Boa viagem e aproveite bastante!
Abraços,
Lillian.
Lilian, faria igualzinho a vocês se tivesse esse tempo todo, mas como serão só 6 dias para nossa viagem pelo Atacama, quero te perguntar: você acha que perderíamos muito fazendo só um bate e volta (que inclui tudo do primeiro dia) ao invés do roteiro de 3 dias até o salar de Uyuni? Daí concentraríamos mais tempo em San Pedro. E a subida ao vulcão, foi muito pesada? Tô curioso, quero incluir o vulcão mas não sei o que esperar…
Valeu!!
–
Leandro
Oi Leandro,
Fazendo só o primeiro dia do tour pelo Salar de Uyuni você não chegaria até o salar propriamente dito. No primeiro dia fomos apenas nas lagoas e geisers, que também são lindos. Com apenas 6 dias talvez fosse melhor deixar o Salar de Uyuni para outra viagem. A subida do vulcão é pesada pela altitude. Se for encarar, deixe para o final da viagem! 😉
Abraços,
Lillian.
Muito obrigado por partilhar sua experiência, Lilian! Seu roteiro no Atacama/Uyuni ficou muito bom e irá me ajudar muito! Obrigado também por partilhar sua fonte de pesquisa.
Olá Edvander,
Que bom que gostou do nosso roteiro.
Desejamos uma ótima viagem para o Atacama e o Uyuni.
Abraços,
Lillian.
Oi, gostaria de saber o melhor período para realizar esse roteiro em relação a custo x benefício, bem como condições climáticas?
Olá Vanessa,
Nosso roteiro completo (incluindo passagens e passeios) para 2 semanas ficou em aproximadamente em R$ 10.000,00. Achamos que valeu a pena demais pois as paisagens do Atacama e do Salar de Uyuni são incríveis. Entre em contato com a Ayllu Atacama que eles podem fazer um orçamento para você. Sobre as condições climáticas, estivemos em Setembro e foi ótimo. Ouvimos dizer que em Fevereiro é a época menos recomendada porque pode chover e inviabilizar os passeios.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Lillian.
Gostei muito do roteiro de vocês e estou me baseando nele para planejar minha viagem. Você recomenda a agência Cordillera para o passeio ao Uyuni? Acharam que foi muito perrengue? Pois li que com a agencia correta você consegue se hospedar em lugares minimamente decentes, ter banho quente e diminuir o perrengue todo.