Há muitos anos sonhávamos em conhecer o Atacama no Chile e o Salar de Uyuni na Bolívia. Enfim, chegou o momento de conhecer esse lugar incrível, repleto de paisagens maravilhosas! Compartilhamos com vocês nosso roteiro de 2 semanas pelo Atacama e Salar de Uyuni. Planejamos ficar um bom tempo nesses lugares para poder nos aclimatar com calma e poder curtir a viagem. Todos os passeios do Atacama fizemos com a Agência Ayllu Atacama. Em breve escreveremos posts separados e com mais detalhes sobre cada passeio. 😉
- Dia 1: Valle del Arcoiris (15:45 as 20:00) – Chegamos em San Pedro de Atacama pela manhã. Aproveitamos o resto da manhã para nos acomodar no Hostal La Ruca e conhecer a cidade. Ao final da tarde fizemos o passeio ao Valle del Arcoiris que também passa por Hierbas Buenas onde vimos pietroglifos. No final da tarde caminhamos pelo Valle del Arcoiris onde assistimos o pôr do sol. Se quiser saber mais, leia o nosso post sobre o Valle del Arcoiris.
- Dia 2: Tour do Vinho e Salar de Atacama (15:30 as 20:00) – Tiramos a manhã de descanso para passear pela cidade de San Pedro de Atacama e para nos acostumar com a altitude e clima seco. Ao final da tarde fizemos o Tour do Vinho que nos levou a uma vinícola em Toconao onde conhecemos o processo de fabricação de vinho no deserto. Após a degustação do vinho, seguimos para o Salar de Atacama onde visitamos o lugar e apreciamos um belo pôr do sol na Laguna Chaxa com a presença de muitos flamingos. Se quiser ver mais detalhes, leia o post sobre o Salar de Atacama e o post sobre o Tour do Vinho.
- Dia 3: Geisers el Tatio (06:00 as 13:00) + Valle de la Luna e Valle de la Muerte (15:45 as 20:00) – Saímos antes do sol nascer para conhecer os Geisers el Tatio, localizado no terceiro maior campo termal do mundo. A tarde aproveitamos para conhecer o Valle de la Luna (que possui paisagens que parecem de outro planeta) e o Valle de La Muerte, onde assistimos o pôr do sol.
- Dia 4: Salar de Tara (9:15 as 16:30) – Fomos conhecer a região do Salar de Tara que fica localizada próximo à tríplice fronteira (Chile, Bolívia e Argentina). Esse passeio chega a mais de 4.800 metros de altitude, por isso não fizemos logo de início. No caminho fizemos várias paradas para fotografar as paisagens como o Vulcão Licancabur. Paramos depois em uma área com pedras vulcânicas conhecida como Moais de Tara. Antes de chegar ao Salar de Tara paramos num mirante 360 graus onde pudemos registrar uma bela composição das Catedrais de Tara e do Salar de Tara. Depois seguimos para o Salar de Tara onde almoçamos com uma bela vista do Salar de Tara!
- Dia 5: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas (5:30 as 14:30) – Saímos bem cedo e fomos direto a Piedras Rojas onde pudemos apreciar a paisagem praticamente deserta e que também foi o cenário do nosso café da manhã. Depois de alimentados seguimos para as Lagunas Altiplânicas onde conhecemos as Lagunas Miscanti e Meñiques. Antes de retornar para San Pedro de Atacama passamos pelo povoado de Socaire e o Trópico de Capricórnio.
- Dia 6: Caminhada para Pukara de Quitor – Deixamos o dia livre para caminhar por San Pedro de Atacama e aproveitamos para ir até Pukara de Quitor. Foram aproximadamente 3km da cidade até a entrada da Pukara de Quitor. Lá dentro subimos até o mirante onde avistamos San Pedro de Atacama, a Cordilheira dos Andes com todos os seus vulcões e o Valle de la Muerte.
- Dia 7: Trekking no Vulcão Lascar (06:00 as 16:00) – O passeio mais aguardado (e também o mais temido por causa da altitude). Saímos de madrugada em direção a Laguna Lejia onde tomamos nosso café da manhã. Depois seguimos até a base do Vulcão Lascar onde iniciamos nossa caminhada e finalizamos na cratera do vulcão a quase 5.500 metros de altitude. Retornamos com um sentimento de missão cumprida!
- Dia 8: Trekking de Guatin e Termas de Puritama (8:00 as 13:00) + Laguna Cejar (15:00 as 20:00) – Saímos pela manhã até o início da trilha do Trekking de Guatin. Caminhamos por volta de 3 horas margeando o Rio Puritama até chegar às Termas de Puritama. Fomos recompensados com um belo banho nas piscinas termais. Também tivemos a chance de degustar um delicioso ceviche. Aproveitamos a tarde para fazer o passeio da Laguna Cejar que inicia visitando a Laguna Cejar, mas apenas para fotografia. A famosa flutuação é feita na Laguna Piedras, que fica logo ao lado. A concentração de sal é tão alta que é impossível afundar! Este passeio costuma ir ao Ojos del Salar e a Laguna Tebinquiche, porém, a estrada de acesso a esses lugares estava fechada para reforma. Seguimos para o Salar de Atacama para apreciar o pôr do sol.
- Dia 9: Salar de Uyuni (Laguna Blanca, Laguna Verde, Geisers Sol de Mañana, Laguna Colorada) – Contratamos o passeio de 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveller. Atravessamos a fronteira com a Bolívia e iniciamos o passeio visitando a Laguna Blanca e a Laguna Verde. Passamos pelo Deserto de Dali e em seguida paramos em uma piscina de águas termais. Seguimos viagem para a região dos Geisers Sol de Mañana e finalizamos o passeio na Laguna Colorada com a presença de muitos flamingos. Dormimos em um refúgio próximo à Laguna Colorada.
- Dia 10: Salar de Uyuni (Arbol de Piedra, Lagunas Altiplânicas, Valle de Rocas, Salar de Chiguana) – Saímos pela manhã em direção Arbol de Piedra, uma formação rochosa que lembra uma árvore. Depois seguimos para as Lagunas Altiplânicas. Visitamos as Lagunas Honda, Hedionda e a Canapa (esta última estava seca). Seguimos viagem até o Valle de Rocas, uma aréa imensa com muitas formações rochosas, dentre elas uma que parece um Condor. Voltamos para o carro e dirigimos até o Salar de Chiguana. Em pouco tempo chegamos a San Juan onde dormimos em um hotel de sal.
- Dia 11: Salar de Uyuni (Salar de Uyuni, Isla Inca Huasi, Colchani, Uyuni) – Madrugamos para assistir o nascer do sol no Salar de Uyuni. Depois fomos até a Isla Inca Huasi onde caminhamos entre cactos imensos. Passeamos por muitos quilômetros do Salar de Uyuni com direito a parada para fotografia. Antes de deixar o Salar de Uyuni, conhecemos o monumento das bandeiras e o primeiro Hotel de Sal que atualmente é um museu. Passamos por Colchani onde visitamos uma feira de artesanato. Depois seguimos para Uyuni onde visitamos o Cemitério de Trens. Iniciamos a viagem de retorno seguindo para Villa Mar onde passamos a última noite na Bolívia.
- Dia 12: Salar de Uyuni (retorno a San Pedro de Atacama) – Saímos pela manhã em direção a fronteira com o Chile onde fizemos os procedimentos migratórios e retornamos a San Pedro de Atacama para nos hospedar no Hostal Lickana. Deixamos a tarde livre para descanso e passeio pela cidade.
- Dia 13: Caminhada pelo Valle de la Muerte + Tour Astronômico (21:00 as 23:30) – Aproveitamos o último dia no Atacama para caminhar pelo Valle de la Muerte que fica a uns 2 quilômetros de San Pedro de Atacama. Lá dentro caminhamos por mais 3 quilômetros pelas formações rochosas até chegar nas dunas. À noite fizemos o Tour Astronômico com a Agência Space. Tivemos a chance de observar o céu do Atacama através vários telescópios.
Referências
Para planejar o nosso roteiro para o Atacama e Salar de Uyuni usamos como referências os seguintes blogs de viagem:
Agradecemos a Agência Ayllu Atacama pela parceria. Aproveitamos para recomendar que vocês também façam passeios com eles e não se esqueçam de falar que viram no blog Nerds Viajantes! 😉
_______________________________________________________
Procurando hotel no Atacama? Reserve agora pelo Booking.com!