Chegamos a San Pedro de Atacama ansiosos para conhecer o que a região tem de bonito e logo no primeiro dia fizemos o tour para o Valle del Arcoiris com a agência Ayllu Atacama. Após ler algumas recomendações sobre como lidar com a altitude e o clima seco, nós preferimos fazer nos dois primeiros dias passeios que não passassem dos quatro mil metros e o Valle del Arcoiris foi uma ótima opção pois está a aproximadamente 3600 metros de altitude. O tour saiu de San Pedro de Atacama às 15:45 e retornou às 20:00. As principais atrações do passeio foram os petroglifos de Hierbas Buenas e as montanhas super coloridas do Valle del Arcoiris. Se quiser saber mais sobre esse passeio, não deixe de assistir ao vídeo que divulgamos no Episódio Hierbas Buenas e Valle del Arcoiris.
Leia também: Atacama e Salar de Uyuni – Roteiro
Para chegar ao Valle del Arco Iris nós pegamos a Ruta 23 no caminho de Calama e dirigimos por 36km até virar à direita na estrada B-207 e seguir por um pouco mais de 20km até chegar a Hierbas Buenas, nossa primeira parada do dia. No caminho tivemos a sorte de ver um pequeno grupo de guanacos, os únicos que vimos na viagem inteira. Nos outros dias apenas llamas e vicunhas.
Leia também: Atacama – Salar de Atacama
Em Hierbas Buenas nós tivemos a oportunidade de conhecer muitos petroglifos feitos pelos antigos moradores da região, pois lá está a maior concentração de arte rupestre da região de San Pedro de Atacama.
Na entrada há uma casinha onde pagamos 3000 pesos de entrada. Em seguida caminhamos até as formações rochosas onde estão a maioria das figuras. Elas representam animais (a maioria raposas ou camelídeos) e pessoas que faziam parte do convívio dos que lá viviam. Alguns até nem faziam parte do cotidiano deles mas segundo nosso guia Paul o local era conhecido por reunir caravanas de viajantes que compartilhavam informações e registravam através dos desenhos. A arte era para eles uma forma de registrar a sua cultura e o dia-a-dia.
Leia também: Atacama – Tour do Vinho
Depois de conhecer Hierbas Buenas nós saímos da estrada asfaltada e entramos no vale do Rio Salado até chegar ao Valle del Arcoiris, um lugar no meio de vários montanhas de diversas cores que justificam o nome do lugar. Fiquei impressionado com a diversidade de tons que existem devido à presença de argila, sais e minerais. Nosso guia Paul primeiro nos levou até um lugar chamado Cascada Seca, onde a impressão que dá é que a formação rochosa representa uma cachoeira que não corre mais. Muito interessante!
Como estava perto do sol se pôr, ele nos deixou no meio do vale e seguiu de carro até um ponto onde ele iria nos esperar, a uns 20 minutos de caminhada adiante. Era a oportunidade que nós queríamos para caminhar livremente pelo vale. Andamos bastante e tiramos muitas fotos.
Ficamos encantados com as cores do vale enaltecidas pela luz do fim de tarde. Um cuidado que tomamos foi para não andar rápido ou fazer movimentos bruscos, já que a altitude era maior que nossa cidade (aproximadamente 3600 metros) e ainda estávamos nos acostumando.
Quando o sol já estava bem baixo nós chegamos ao ponto onde Paul tinha estacionado o carro e já nos esperava com um delicioso lanche de fim de tarde com direito a frutas, espetinhos de frango com legumes (feitos na hora) e biscoitos. Comemos, batemos papo e depois pegamos o caminho de volta até San Pedro, onde chegamos já depois das 20:00. Foi um passeio muito interessante para abrir nossa temporada no Atacama. Uma boa introdução ao festival de cores que nos aguardava nos próximos dias.
Agradecemos a Agência Ayllu Atacama pela parceria. Aproveitamos para recomendar que vocês também façam passeios com eles e não se esqueçam de falar que viram no blog Nerds Viajantes! 😉
_______________________________________________________
Procurando hotel no Atacama? Reserve agora pelo Booking.com!