Fomos convidados pela Secretaria de Turismo de Catas Altas para passar três dias conhecendo os pontos turísticos da cidade e região. Catas Altas é uma das cidades históricas de Minas Gerais que parece uma cidade cenográfica. Por isso mesmo ela foi escolhida como cenário da minissérie “Se eu fechar os olhos agora” exibida pela Rede Globo. Catas Altas fica pertinho de Belo Horizonte, aproximadamente 100km. A via de acesso mais curta saindo de BH é pela BR-381, mas também tem a opção de ir pela estrada de Ouro Preto e Mariana.
Primeiro Dia em Catas Altas
Casa do Artesão
Chegamos em Catas Altas num sábado à tarde e fomos conhecer a Casa do Artesão. Um espaço que reúne vários produtores locais divulgando artesanatos bonitos e criativos. Tivemos uma demonstração da confecção de peças de cerâmica por um artista local, que certamente é referência no assunto. Rapidamente ele fez um lindo vaso tomar forma.
Além de peças em cerâmica, você irá encontrar ímas pintados à mão, relógio feito no aro de bicicleta com ícones da cidade, panos de prato, aventais e muitos outros trabalhos manuais. A Casa do Artesão fica localizada ao lado da Igreja Matriz de Catas Altas e funciona aos finais de semana e feriados.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Catas Altas
Em seguida, entramos na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Matriz de Catas Altas. Uma obra de arte com influências de diversas nacionalidades. O mais interessante da parte interna da igreja é perceber que a igreja não foi acabada. O altar principal é muito rico, cheio de detalhes em pintura e até em ouro. Mas ao andar para o fundo da igreja, os altares laterais vão ficando mais simples até no final da igreja ser apenas em madeira. Isso demonstra que durante as obras acabou o ouro da região e a igreja não teve como ser finalizada.
Igreja Matriz de Santo Antônio – Santa Bárbara
Logo após a visita à Matriz de Catas Altas, pegamos o carro e dirigimos por 15km até chegar a Santa Bárbara. Fomos direto para a Igreja Matriz de Santo Antônio a fim de aprender mais sobre a história da cidade e da igreja. A igreja mostra a transição do barroco para o rococó e abriga belas pinturas do Mestre Ataíde.
Queijaria La Violla
Antes de voltar a Catas Altas, fizemos uma pausa para lanche na Queijaria La Violla, localizada na antiga Casa de Câmara e Cadeia, ao lado da igreja matriz. Nota-se pelas grades da janela que era realmente uma cadeia. O local tem um cardápio variado de lanches e cafés. Tudo uma delícia!
Cervejaria La Violla
Para finalizar um dia lindo em Catas Altas, fomos jantar na Cervejaria La Violla. Um lugar super bonito e com uma carta variada de cervejas. Experimentamos a cerveja artesanal produzida no local a fim de verificar a qualidade do produto. A cerveja estava muito boa, principalmente acompanhada com pratos bem originais com toque mineiro.
Segundo Dia em Catas Altas
Santuário do Caraça
No dia seguinte fomos visitar o Santuário do Caraça, um dos tesouros de Minas Gerais. A área é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) , tombado como Patrimônio Cultural em todas as esferas (municipal, estadual e federal). O Caraça é considerado uma das sete maravilhas da Estrada Real. Certamente é um local diferenciado e que vale a visita.
Cascatinha
Em primeiro lugar, fizemos a trilha para a Cascatinha. Uma trilha bem leve, de 2 quilômetros de distância, com terreno em sua maioria plano, exceto na chegada até a cachoeira onde tem muitas pedras. A Cascatinha é formada por 4 quedas d’água e 4 piscinas naturais, mas não tivemos tempo para experimentar o banho de cachoeira dessa vez. Essa é apenas uma das inúmeras trilhas que existem no Caraça. De fato queremos voltar com mais tempo para conhecer os outros atrativos naturais.
Logo depois da trilha, seguimos para o almoço no Santuário do Caraça. Um self-service de comida mineira muito saboroso. Bem próximo ao restaurante existe um parquinho e não poderíamos deixar de levar Baby Nerd para experimentar, mesmo que por uns minutinhos.
Museu do Caraça
Em seguida, fizemos a visita ao Santuário do Caraça passeando pelo antigo prédio que foi destruído pelo incêndio de 1968 e hoje abriga o museu e a biblioteca. O museu reúne muitas peças antigas do tempo do Império, como as camas em que Dom Pedro II e sua esposa dormiram quando visitaram o local. Também exibe principalmente vários itens da época em que o local abrigava escola e seminário. Certamente é um local que reúne várias relíquias da história do Caraça.
Passeamos pelo prédio do Santuário do Caraça, conhecemos as Catacumbas e a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A igreja foi a primeira do Brasil em estilo neogótico, com uma torre bem alta e lindos vitrais. Dentre as obras de arte dentro da igreja, destaca-se a Santa Ceia, pintura do Mestre Ataíde.
Depois que passeamos pelo Caraça e antes de retornar a Catas Altas, o Santuário nos presentou com um lanche recheado de quintadas produzidas no próprio santuário. Sem dúvida um lanche muito especial. Queijo, pão artesanal, pão de queijo, biscoito, suco natural, café… Em suma, tudo muito saboroso. A loja que fica no Santuário vende essas quitandas e outros produtos locais. Portanto, você pode levar um pouco do Caraça para casa.
Bicame de Pedra em Catas Altas
Antes que retornássemos a Catas Altas, fizemos uma parada no Bicame de Pedra, um dos atrativos da Estrada Real. O aqueduto foi construído por escravos aproximadamente em 1792 a fim de captar água da Serra do Caraça até Brumado, local onde o ouro era extraído e lavado. A construção é bem fotogênica fazendo uma bela composição com a serra ao fundo. Em resumo, as fotos desse local ficam lindas, principalmente com a luz do final da tarde.
Pizzaria Estação da Serra
Fizemos um breve descanso no Casarão da Venda (nossa hospedagem) mas ainda tínhamos mais compromissos. Fomos jantar na Pizzaria Estação da Serra. Localizada aos fundos da Igreja Matriz de Catas Altas, a pizzaria tem um vasto cardápio incluindo aperitivos peruanos, feitos pelo próprio dono do estabelecimento que é Peruano. Portanto, vale a pena conhecer e experimentar!
Terceiro dia em Catas Altas
Trilha na Pousada das Nascente
Iniciamos mais um dia com a linda vista das montanhas de Catas Altas e partimos para mais um passeio. Fomos visitar a região do Morro D’Água Quente, distrito que fica a 6 km de Catas Altas. Primeiramente, fomos conhecer a Pousada das Nascentes, onde os donos nos receberam com um café da manhã bem mineiro. Quem resiste a um pão de queijo e biscoito frito quentinho? 🙂 Logo após o café, tivemos uma breve explicação do Kléber, dono da pousada, sobre mineração. Em seguida, saímos por um trilha com muitas explicações lúdicas descobrindo os tesouros da mata. A vista da trilha é muito bonita e ainda tivemos a chance de conhecer uma pequena cachoeira.
Restaurante Rancho do Pote
A fim de recarregar as energias para o resto do dia, fomos almoçar no Restaurante Rancho do Pote. De fato, não tem nada melhor do que uma comida mineira direto do fogão a lenha. O restaurante funciona no sistema de self-service, incluindo uma diversidade de comidas, de salada a churrasco, além dos tradicionais pratos da culinária mineira. E não poderia faltar o buffet de doces, com destaque para o arroz doce feito pela mãe do proprietário. Comida deliciosa e ambiente muito agradável.
Adega Elias Lobão
Logo após o almoço, fomos conhecer a Adega do Senhor Elias Lobão, um dos produtores de vinho de jabuticaba, famoso na região. Sr. Elias também produz licores de vários tipos de fruta, que ele colhe diretamente do seu enorme quintal. Tivemos a chance de passear pela área e comer pitangas , amoras e acerolas direto do pé. Adoramos os licores e os vinhos que ele produz, principalmente o licor de Amora, o escolhido para trazer como lembrança para nossa casa.
Ateliê de restauração
Em seguida, retornamos para Catas Altas para conhecer o ateliê de restauração que fica na parte superior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A equipe trabalha na restauração de obras barrocas do século 18, 19 e início do 20. O espaço fica aberto para moradores e turistas acompanharem o trabalho. Com toda a certeza, vale a pena conhecer!
Restaurante Primórdios da Terra
Logo após a visita ao ateliê e fizemos uma parada para lanche no Restaurante Primórdios da Terra. Mais uma vez fomos presenteados com uma mesa farta com diversos quitutes locais. Dessa maneira fica difícil não querer voltar pra Catas Altas. O espaço é muito indicado também para o jantar com direito a música ao vivo.
Capela Santa Quitéria em Catas Altas
Certamente não podíamos deixar de visitar a Capela Santa Quitéria, um dos cartões postais de Catas Altas. Datada do século XVIII, a capela está localizada numa área bem alta, que embeleza ainda mais a vista para as montanhas. Inegavelmente um charme de paisagem.
Hospedagem em Catas Altas
Pousada Casarão da Venda
Durante toda a nossa estadia em Catas Altas, ficamos hospedados na Pousada Casarão da Venda. O antigo casarão é um charme e nos permite viajar na história. Os quartos tem uma estrutura excelente e super aconchegante. Não podemos deixar de destacar a maravilhosa vista da pousada. De fato o café da manhã repleto de quitutes locais e a receptividade da Lu (dona da pousada) transforma tudo em uma experiência única.
Ao final do nosso passeio, tivemos a oportunidade de participar do lançamento da campanha de turismo da Prefeitura de Catas Altas. O vídeo da campanha ficou super original e criativo. Certamente atrairá muitos turistas para a região pois divulga muito bem o que a cidade oferece aos visitantes.
Agradecemos a Secretaria de Turismo de Catas Altas pelo convite para conhecer melhor a cidade e os atrativos turísticos da região. Não podemos deixar de agradecer todos os parceiros e também as cestas que recebemos com produtos locais e até um bichinho de pelúcia para Baby Nerd. Trouxemos um pouco do gostinho e do carinho de Catas Altas para casa.