«
»

Gostamos tanto da viagem a Patagônia que fizemos em 2013 que resolvemos repetir a dose em 2014! 😀 Em nossa volta a El Chaltén um de nossos objetivos era conseguir chegar à Laguna de los Tres, destino não alcançado em nossa primeira ida à cidade porque no dia que tentamos havia um vento muito forte (contamos sobre essa tentativa no post El Chaltén – Laguna de los Tres). Com uma boa dose de sorte nós conseguimos em nosso primeiro dia por lá, mesmo depois da recepcionista do albergue onde estávamos dizer pela manhã que não valia a pena subir naquele dia porque não iríamos ver o Cerro Fitz Roy. Inicialmente nós até seguimos a recomendação dela mas quando vimos que o dia estava abrindo resolvemos tentar a sorte e conseguimos inclusive ver o morro.

Uma outra informação dada pela recepcionista do albergue foi que a lagoa estava congelada e quando chegamos ela estava começando a descongelar. Achamos a paisagem com a lagoa quase coberta de gelo e ficamos umas duas horas por lá fotografando. Em determinados momentos havia nuvens em movimento que cobriam o Fitz Roy (impressionante como elas se movimentam rápido) e quando isto acontecia eu procurava outro motivo para fotografar.

Em um destes momentos eu resolvi fotografar um morro que fica a direita da lagoa e seu reflexo na água em meio aos pedaços de gelo. Para enaltecer os reflexos eu usei um filtro de densidade neutra que me permitiu fazer uma exposição longa o suficiente para suavizar a superfície da água. Para deixar a câmera estável, tive que usar meu tripé. Também usei um disparador remoto com temporizador para evitar que o movimento de apertar o botão atrapalhasse a estabilização.

Reflexos na Laguna de Los Tres em El Chaltén

Reflexos na Laguna de Los Tres em El Chaltén

Configurações:

Data: 23/11/2014
Horário: 14:40
Distância focal: 32 mm
Exposição: 8s
Abertura: f/11
ISO: 100

Espero que tenham gostado da foto e que tenhamos conseguido passar neste post a emoção de ver a lagoa congelada.