«
»

Com a evolução da fotografia digital alguns recursos da fotografia analógica foram substituídos por recursos digitais, mas há também aqueles que se mantiveram. O filtro polarizador é um bom exemplo pois ele não tem como ser simulado digitalmente. É um dos filtros mais importantes para fotografia de paisagem. Resumidamente, ele filtra a luz polarizada que passa pela lente. A força do seu efeito depende do ângulo da lente em relação ao objeto que está refletindo a luz. No caso do polarizador circular, que é o que eu uso, varia também do quanto ele é girado, podendo bloquear com mais ou menos intensidade a luz polarizada.

Recentemente eu usei este filtro em uma viagem pela Nova Zelândia. Um dos lugares que eu queria fotografar era as Blue Pools, no Mount Aspiring National Park, ao lado da State Highway 6. Elas ficam no encontro do Makarora River com o Blue River a cerca de 70 quilômetros ao norte de Wanaka e podem ser facilmente alcançadas com 15 minutos de caminhada a partir da estrada.

O cenário é maravilhoso, o tempo inteiro eu ficava falando a frase “olha a cor desta água“. Acho que eu falei esta frase incontáveis vezes em minha viagem mas as Blue Pools são especiais. A água estava absurdamente limpa e dava pra ver até o fundo. Para fazer a foto que queria eu resolvi usar o filtro polarizador para tirar o reflexo da luz na superfície da água. O meu polarizador é circular, do tipo que fica enroscado na parte frontal da lente. Ele tem um anel frontal que ao ser girado define o quanto a luz polarizada será bloqueada. Eu girei até ter o efeito desejado e coloquei a câmera no tripé. Tinha que ter um apoio para a câmera porque a cena não estava tão clara e o polarizador ainda escurece um pouco (até 2 f-stops).

A parte chata é que o melhor ângulo para tirar foto desta cena é do alto de uma ponte pênsil e se a ponte se mexesse a foto provavelmente iria borrar. Então tive que esperar pacientemente até não ter mais ninguém na ponte e eu tirei a foto usando o disparador remoto para minimizar o movimento. Abaixo estão duas fotos, tiradas com as mesmas configurações. A diferença é que a primeira usa o polarizador para eliminar o reflexo e na segunda eu o deixei de forma que não bloqueasse luz só para efeito de ilustração. Note a diferença na superfície da água.

Foto das Blue Pools com o uso de polarizador - Nova Zelândia

Foto das Blue Pools com o uso de polarizador – Nova Zelândia

Foto das Blue Pools sem o uso de polarizador - Nova Zelândia

Foto das Blue Pools sem o uso de polarizador – Nova Zelândia

 

Configurações:

  • Data: 12/03/2015
  • Horário: 14:58
  • Distância focal: 24 mm
  • Exposição: 1/4 s
  • Abertura: f/8
  • ISO: 100

Eu já falei do uso do polarizador com mais detelhes no post Revelando a Foto do riacho do Glaciar Huemul. Espero que tenham gostado da foto e do post!