El Chalten – Trilha para a Laguna del Diablo »
Uma das primeiras dúvidas que tivemos para organizar nossa viagem e que provavelmente muitos terão é sobre quando ir para a Islândia. Mas se tem algo que ficou claro para nós é que o país pode ser visitado em qualquer época do ano, tudo depende do seu objetivo principal. As paisagens podem mudar completamente dependendo da estação e serem maravilhosas do mesmo jeito. Não deixe de ver o nosso roteiro pela Islândia.
Em Junho, Julho e Agosto (fim da primavera e início do verão de lá) os dias são mais longos e a maioria das atrações estão abertas, assim como restaurantes, hotéis e estradas para áreas mais remotas. Durante um período de tempo, o dia não escurece por completo e dá pra aproveitar bastante para passear e fotografar. Nesta época dá pra dirigir por várias estradas que ficam fechadas no inverno, como as F-Roads, e também fazer caminhadas pelas áreas mais remotas. É quando saem também os passeios de barco para ver puffins, um ave linda que pode ser encontrada na ilha. O lado negativo é que os preços são mais altos e várias atrações podem estar cheias de turistas, inclusive a quantidade de turistas na Islândia tem aumentado ano a ano. Acomodações e carro, por exemplo, devem ser reservados com muita antecedência nesta época.
No inverno tem muita neve e as paisagens ficam lindas, mas várias estradas fecham e muitas atrações não podem ser visitadas. Restaurantes, hotéis, passeios, campings, muita coisa para de funcionar quando começa a esfriar mais (fomos no início de setembro e algumas áreas de camping já estavam diminuindo a atividade, por exemplo). Os dias são mais curtos e tem menos tempo com luz, mas em compensação é a melhor época para ver Aurora Boreal (normalmente pode ser vista de Setembro a Março). No inverno também tem os tours dentro das cavernas de gelo, que parecem ser muito bonitos. Para quem quer fazer uma viagem de carro ou campervan, é bom estar preparado para a possibilidade de dirigir com neve.
No outono os dias começam a ficar mais curtos e começa a fazer mais frio. A vantagem é que é mais barato e tem menos turistas, algumas atrações já estão mais vazias do que no verão. Apesar de praticamente não ter florestas na Islândia as cores do outono ficam bonitas em alguns lugares, como no Thingvellir National Park. O início da primavera (Abril e Maio) pode ser interessante por motivos parecidos com o outuno, já que os preços são mais baixos e tem menos turistas que no verão.
Em relação a chuva, pelo que pesquisamos, no verão a chance de ter dias ensolarados é maior mas o normal é chover em qualquer estação, então é bom estar preparado para isso. Leve capa de chuva, calçado resistente e livros para ler enquanto espera a chuva passar. E antes de ficar nervoso por não parar de cair água do céu, lembre-se que o alto índice pluviométrico é um dos responsáveis pela beleza da ilha, incluindo as milhares de cachoeiras que você vê pelo caminho. Esse exercício de paciência normalmente não funciona comigo, mas vale a tentativa. 😛
Nós optamos por ir na primeira semana de setembro, que é final do verão mas não é mais considerado alta temporada. O motivo de nossa escolha foi o custo-benefício, pois é mais barato e ao mesmo tempo as estradas ainda estão abertas e os dias ainda são longos para os nossos padrões. Por exemplo, A diária do aluguel de campervan cai muito no início de setembro.
Gostamos de nossa escolha da época pois dos 10 dias que passamos por lá nós pegamos chuva em apenas 2. Não estava muito frio mas mesmo assim tivemos oportunidade de ver aurora boreal. Para uma próxima viagem nós queremos ir no inverno para ver as paisagens cobertas por neve, aurora boreal e as cavernas de gelo.
Eu falei anteriormente da quantidade de turistas porque dependendo da intenção da viagem isso pode atrapalhar. Fotografar algumas das lindas cachoeiras, por exemplo, pode ser muito complicado se estiver cheio. Para quem vai na alta temporada e tem fotografia como prioridade, vale a pena acordar mais cedo ou ficar até mais tarde nos lugares, por exemplo. Para ter uma ideia, nós fomos em uma época em que não é mais considerado alta temporada e eu tive que esperar muito para fotografar algumas cachoeiras. Além disso algumas áreas de estacionamento podem ficar cheias, te fazendo perder um precioso tempo.
Independente da sua escolha, temos certeza que você vai adorar a Islândia e se encantar com esse país!
Lindas fotos.. Islândia tá na minha lista!! Tbm quero ver a aurora bueral!!
Obrigado, Fernanda, que bom que gostou!
A Islândia é realmente muito linda, vale a visita. Dos lugares onde você pode ver aurora boreal, inclusive, é um dos que tem a temperatura mais amena.
Abraços,
Helder
Gostaria de ir em outubro, o sonho da minha esposa e ver tanto geiser como aurora boreal, nao quero alugar carro sera tem passeios disponiveis nessa epoca do ano?
Olá Israel, tudo bem?
Sim, há agências na Islândia (em Reykjavik principalmente) que fazem tours de inverno. Inclusive há passeios específicos para ver aurora boreal ou até mesmo caminhar dentro de cavernas de gelo. Como eu não fiz nenhum desses passeios eu não posso recomendar mas eu sei que eles existem sim.
Abraços,
Helder
Helder, bom dia.
Quero ir para a Islândia em outubro. Dentre os principais pontos do país, existe algum que eu NÃO POSSA ver por ter escolhido esse mês?
Olá Maurício, tudo bem?
Depende muito da quantidade de neve que já caiu na época em que você vai escolher de outubro. Os Westfjords, por exemplo, são uma região com estradas precárias onde chove muito e o acesso de outubro pode ser comprometido se já tiver caído muita neve. Em relação aos pontos turísticos mais famosos que ficam próximos à Ring Road dificilmente você não terá condições de visitar, acho que você terá problemas apenas se coincidir de ter tempestades de neve nos dias da sua viagem. Bom lembrar que em outubro também as chances de ver aurora boreal aumentam.
Abraços,
Helder
Obrigado pela resposta, Helder! Eu quero mesmo ir nas mais famosas: cachoeiras e nas praias de areia negra… Só fico bem receoso de ir e não conseguir ir nos pontos do golden circle. Ao contrário de muitos, a Aurora Boreal não é minha prioridade, e sim conhecer a natureza absurda do país.
Obrigado pela resposta, Helder! Eu quero mesmo ir nas mais famosas: cachoeiras e nas praias de areia negra… Só fico bem receoso de ir e não conseguir ir nos pontos do golden circle. Ao contrário de muitos, a Aurora Boreal não é minha prioridade, e sim conhecer a natureza absurda do país.
Obrigado pela resposta, Helder! Eu quero mesmo ir nas mais famosas: cachoeiras e nas praias de areia negra… Só fico bem receoso de ir e não conseguir ir nos pontos do golden circle. Ao contrário de muitos, a Aurora Boreal não é minha prioridade, e sim conhecer a natureza absurda do país.
Maurício, se você for no verão dificilmente não conseguirá, até porque as cachoeiras mais famosas e o golden circle são de facílimo acesso. Conte conosco se precisar de qualquer dica.
Abraços,
Helder
Eu quero ir no dia 2 de outubro, chegaria lá dia 3 ou 4 já pra começar o golden circle. Queria fazer todo o percurso. Não encontrei informações específicas se eu posso perder alguma das cachoeiras e atrações deste trajeto. Em 6, 7 dias, consigo ver tudo? obrigado pela ajuda desde já!
Maurício, indo no início de outubro dificilmente você não conseguirá fazer o Golden Circle e as cachoeiras do sul. Você pode ter problema apenas se nevar nos dias que você estiver lá e se chegar a ficar complicado você ir por conta própria você pode pegar alguma excursão a partir de Reykjavik, lá tem várias agências que fazem passeios pra esses lugares.
Abraços,
Helder
Olá, Helder. Muito bacana a sua viagem. Inspirei-me. Como alguns citaram anteriormente, tenho plano de ir em outubro também. Na expectativa de ver a aurora boreal. Mas li num outro blog que é um mês pouco recomendado para pessoas inexperientes caçarem aurora. Gostaria de saber o que você pensa sobre isso e se teve dificuldade de encontrar aurora boreal. Se o caminho até um ponto visível foi perigoso, etc. Desde já, agradeço.
Olá Carmem, tudo bem?
Eu acho que tudo depende de sorte. Em noite de grande atividade se você estiver em algum lugar com céu aberto você provavelmente vai ver a aurora sem ajuda de ninguém. Nós vimos duas vezes, nas cidades de Hofn e Myvatn (na primeira nós nos afastamos um pouco da cidade e na cidade foi de dentro do camping mesmo). Os caminhos não são perigosos pois você vê da estrada mesmo. A menos que tenha tempestade de neve os caminhos não são perigosos. Basta você sair um pouco das cidades para que a luz não te atrapalhe e você verá aurora.
É claro que se você contratar uma agência suas chances podem aumentar mas não sei se vale o preço. Nós conseguimos ver em setembro e esse casal aqui (http://www.felipeopequenoviajante.com/2016/11/aurora-boreal-na-islandia.html) conseguiu ver em outubro sem ajuda de uma agência especializada.
Abraços,
Helder
Ola Helder
Muito bonitas as suas fotos! Viajar para Islandia se tornou um sonho pra mim.
Estava querendo ir final de novembro, pois é meu aniversário. Mas vi um ou outro comentário dizendo que é um dos piores meses. Fiquei na dúvida. Minha ideia é fazer viagem focada em ver a aurora boreal, mas também não quero que todos os meus dias de viagem sejam de chuva. Você sabe se o mês de novembro é interessante para ir pra lá?
Abraços
Jacqueline
Oi Jaqueline, tudo bem? Muito obrigado, que bom que gostou. Novembro é fim de outono e já vai estar nevando provavelmente. Procurando na internet eu vi que novembro não é dos meses que mais chove, mas tenha em mente que você vai encontrar muita neve na Islândia e terá dias mais curtos por causa da época do ano. Os meses que menos chove são Junho e Julho (mas chove assim mesmo, Islândia é assim), nesta época os dias são muito longos mas nesses meses você não vê aurora.
Abraços,
Helder
Boa tarde
Gostaria de ir à Islândia e Groenlândia
Poderia fazer os dois países juntos sem problemas?
Exatamente não sei qual época ir
Gosto de paisagens, fazer fotografias , se possível ver aurora boreal, pois, quando estive na Finlândia não consegui ver
Poderia me dizer qual a melhor época ?
Grato se responder
Jurandir
Olá Jurandir, tudo bem?
Eu conheço duas pessoas que já fizeram os dois países em uma mesma viagem, então sim, é possível fazê-lo mas nós não fizemos e nem chegamos a pesquisar, então não posso te dar informações detalhadas a respeito.
Sobre a melhor época para ver aurora o recomendado é ir de setembro a março, mas como disse no post estes meses são mais frios. Nós fomos em setembro porque ainda não é muito frio e os preços caem muito em relação a agosto. E as principais estradas ainda estão abertas.
Abraços,
Helder
Dicas claras e esclarecedoras. Ajudou muito. Uma dúvida; vocês foram na mesma época que estou pensando em ir (set), acham que é ok para crianças de 2 anos? Pelo que li é frio sim mas gerenciável nesta época.. mas queria saber da sua opinião
Oi Luciana, tudo bem? Que bom que gostou, espero que os posts ajudem e fique sempre vontade para perguntar.
Minha opinião é exatamente isto que você falou, é frio mas gerenciável. Não me pareceu algo que inviabilizasse levar uma criança de 2 anos. Nós nem usamos o aquecedor da campervan, pra você ter idéia. O saco de dormir (veio no carro) e segunda pele era suficiente para a gente. Além do frio prepare-se muito também para o vento (que pode ser muito forte) e chuva (dificilmente você não pegará chuva, especialmente em setembro quando começa a aumentar).
Algo a considerar no seu caso é em relação a hospedagem. Nós dormimos em campeava e eu tive que sair de madrugada toda noite para ir ao banheiro, talvez seja interessante vocês olharem hospedagem normal ou até mesmo motorhome para ficar mais confortável caso tenham que levá-lo ao banheiro no meio da noite.
Bom, espero ter ajudado. Caso tenha qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços pra vocês três,
Helder
Oi Helder! Adoro o blog de vocês! Já usei dicas daqui em pelo menos 2 viagens minhas!
Vou pra Islândia em Setembro (17 a 25/09) e algo que não encontro em lugar nenhum é: você acha que é necessário alugar aquecedor para acampar? Vou com dois amigos, vamos dormir em barraca, com colchão e saco de dormir. Vamos levar segunda pele e casacos bem quentes, e pensei em comprar um cobertor lá. Com isso tudo, você diria que seria preciso aquecedor pra dormir? Ou não?
Agradeço desde já!
Olá Dani, tudo bem?
Puxa, fico muito contente de saber que nosso blog está sendo útil, espero poder colaborar com a Islândia também! Difícil te responder isso mas vou te contar como foi nossa experiência. Nós alugamos uma campervan, que veio com um saco de dormir bem grosso. Nós dormimos com segunda pele dentro do saco de dormir e não usamos o aquecedor do carro em nenhum camping. Provavelmente você não precisará mas é como falei, eu não posso te garantir até porque pode estar mais frio nos dias que você vai (mesmo eu tendo ido em setembro também isso pode variar de ano para ano). Se não quiser alugar o aquecedor você pode dormir com fleece também se não achar desconfortável, eu já fiz isso em lugares onde estava muito frio e eu não tinha aquecedor.
Abraços e espero que aproveite bastante a Islândia!
Helder
Entendi! Obrigada! 🙂