Chapada dos Guimarães – Mirante Morro dos Ventos »
Um passeio interessante para se fazer em El Chaltén é o do Lago del Desierto e Glaciar Huemul, que inclui navegação no lago e uma pequena caminhada até o glaciar, que se encontra em uma reserva de proteção privada. O lago fica em uma área perto da fronteira com o Chile, que foi motivo de disputa territorial entre Chile e Argentina. Um pouco ao norte, já no lado chileno, fica o Lago O’Higgins e a Villa O’Higgins, uma das extremidades da Carretera Austral.
Para chegar até o lago tivemos que percorrer 37 quilômetros da Ruta Provincial 23, ao norte de El Chaltén. Não há transporte público e nós contratamos a empresa Zona Austral, que tinha um pacote que incluía transporte, passeio de barco e entrada na reserva privada do Glaciar Huemul. Eles passaram no hotel para nos pegar às 9:30 e duas horas depois nós chegamos ao lago depois de uma parada para fotos em uma cachoeira que tinha no caminho. O passeio de barco estava marcado para meio dia e como tinha um pouco de tempo de sobra, nós decidimos caminhar um pouco na beira do lago. É um cenário muito bonito, com muita vegetação nativa patagônica, a cor verde do lago e as montanhas ao redor. Infelizmente o tempo passou muito rápido e ficou uma vontade de voltar para caminhar mais ao redor. Quem sabe eu não volto um dia para fazer a travessia caminhando até a Villa O’Higgins (sim, é possível)?
O passeio de barco foi muito bonito mas por causa do mal tempo (chuva fina e vento fortíssimo) ele teve que ser encurtado e durou um pouco mais de uma hora. Nós fomos até mais ou menos a metade do lago e fizemos uma parada para deixar madeira em um lugar onde estão montando estrutura para fazer uma área de camping que servirá como base para visitar o Glaciar Vespignani.
Fazia um frio absurdo e ficamos a maior parte do tempo dentro da área fechada do barco, que era aquecida. Neste tipo de passeio eu costumo ficar muito tempo do lado de fora mas desta vez eu só saí para tirar fotos, já que dentro também dava pra ver a paisagem bonita. E como era bonita a paisagem! Do lago tinha uma vista privilegiada dos glaciares Huemul e Vespignani.
Quando o passeio do barco acabou, retornamos ao porto e começamos a fazer a trilha até o Glaciar Huemul. Este caminho está localizado dentro de uma área particular, a Estância Lago del Desierto. Eles cobram uma taxa para entrar (no nosso caso já estava incluída no pacote que compramos da Zona Austral) e mantém uma pequena estrutura com mesas de madeira e dois banheiros, um na entrada e outro depois de uns 300 metros de trilha. Quem optar por ir até o lago em carro próprio, é só estacionar na porta e pagar a taxa para uma pessoa que fica lá tomando conta. A entrada fica de frente para o começo do lago.
A estimativa de subida é de 1 hora de caminhada, mas eu gastei mais tempo porque parei um pouco para fotografar um riacho que desce lá de cima do lago do glaciar. Para quem gosta de fotografar, vale a pena considerar um pouco de tempo neste riacho, que é muito fotogênico. O caminho é quase todo em mata fechada, o que ajuda nos dias de sol (não era o nosso caso). É uma subida razoavelmente forte e em alguns pontos tem até correntes para segurar, mas nada que comprometa a segurança. Mantenha o espírito devagar e sempre!
No final da trilha temos uma vista frontal do glaciar e também da Laguna Huemul, que se forma logo abaixo dele. A lagoa não é muito grande mas tem uma cor verde muita bonita. Uma coisa interessante é que este é considerado o glaciar de mais fácil acesso caminhando na região de El Chaltén.
Do alto também temos uma vista muito bonita do vale do Rio de Las Vueltas, que por sinal começa no Lago del Desierto. Em dias limpos é possível ver até a face norte do Cerro Fitz Roy, o mais famoso da região. Na hora em que estivemos por lá ele resolveu se esconder atrás de algumas nuvens (como acontece com frequência) e nós não conseguimos vê-lo.
Quando descemos até a entrada da estância, a van já estava nos esperando para fazer o caminho de volta a El Chaltén. Chegamos na cidade por volta de 17:30 da tarde. Considerando que a van nos pegou às 9:30 no hotel, o passeio durou 8 horas no total, dos quais foram 3 horas para ir e voltar. É bom levar alimentação para o dia inteiro. Só vimos um venda de choripan (típico pão com linguiça argentino) na entrada da Estância e na hora não tinha ninguém pra fazer. Nós levamos sanduíches que compramos na cidade e passamos bem. Tem muito fluxo de água por lá mas como só a ida dura 1 hora e meia, é bom sair da cidade com pelo menos uma garrafinha.
Nós fizemos um passeio com agência porque não tínhamos carro a disposição e não há transporte público, mas pra quem está de carro dá pra ir por conta própria.
Outros posts que podem te interessar:
________________________________________________________
Procurando hotéis em El Chaltén? Reserve agora pelo Booking.com!
Olá Helder.
Muito legal seu site. Fiquei curiosa para saber em que mês estiveram em Chaltén, pois vi você descrever que era muito frio. Estive lá há dois anos mas foi só um bate volta, quando fiz o W, era fevereiro e não senti muito frio. Retornarei esse verão para terminar as trilhas, por isso estou interessada nas suas descrições.
Olá Catia, tudo bem? Que bom que gostou de nosso blog.
Nós fomos duas vezes, uma no início de dezembro e outra no final de novembro. Em especial perto do Lago del Desierto faz mais frio que na cidade de El Chalten, especialmente quando subimos perto do Glacier Huemul e também quando fizemos o passeio de barco.
Abraços e boa viagem!
Helder
Olá, Helder!
Vou à Patagônia no dia 11/01 e seu blog tem me ajudado muito!
Uma dúvida…você reservou o pacote pela internet ou foi direto à agência em El Chalten?
Obrigada!
Olá Thais, tudo bem?
Eu reservei este passeio direto na agência em El Chaltén. Nós já fizemos este passeio duas vezes e nas duas tinha lugar vago na van, então acho que é tranquilo de deixar pra ver isso lá.
Abraços,
Helder
Muito bacana o seu site! Parabens!! Voce se lembra de quanto foi o passeio? Sabe me dizer quanto custa apenas a entrada na Estancia?
Olá Fernanda, tudo bem?
Atualmente a empresa que faz o tour (Zona Austral Turismo) cobra 60 dólares por este passeio, incluindo a navegação pelo Lago del Desierto. Não lembro quanto custa apenas a parte da Estancia.
Abraços,
Helder
Obrigado por compartilhar a sua experiência. Sou mineiro e está nos meus planos ir a Ushuaia saindo de Divinópolis indo até Ushuaia e voltar passando por El Calafate, El Chalten, Villa O’Higgns, Puerto Montt, San Martin de Los Andes, Bariloche. Estarei indo de moto em dezembro deste ano e tenho uma dúvida cruel que acho que é de muitos: não dá mesmo para ir de El Chalten a Villa O’Higgns de moto, pois tantos vão de bicicleta? Será que se eu pagar um por fora não consigo levar minha moto junto com as bicicletas dos ciclistas que fazem este caminho? O que vcs acham?
Olá Ramon, tudo bem?
Rapaz, enquanto estivemos na região não vimos ninguém que estivesse tentando fazer este caminho de moto e como não passamos do Lago del Desierto eu não tenho condições de opinar a respeito. Lamento não poder ajudar.
Abraços,
Helder
Olá, o que achou da empresa? recomenda o serviço? Enviei um e-mail para eles e não tive resposta. Voces reservaram la na hora, ou antecipado pelo site?
Olá Franciele, tudo bem?
Nada a reclamar da empresa. A van era boa, cumpriram bem os horários e não tivemos do que reclamar. Eu faria com eles novamente. Reservamos na dia anterior ao passeio no próprio escritório deles. Como este não é tour badalado eles normalmente tem lugar (aconteceu das duas vezes que fizemos este tour).
Abraços,
Helder