Papel de Parede – Maio/2016 »
Adoramos viajar de carro e sempre que possível optamos por dirigir nos lugares que visitamos. Na Islândia não poderia ser diferente. Muita gente nos perguntou como foi a experiência por lá e por isso resolvemos dar algumas dicas de como dirigir na Islândia.
Em primeiro lugar, recomendamos levar a carteira de habilitação brasileira e a permissão internacional para dirigir, que nos foi solicitada no momento de pegar o carro. Dirigir na Islândia é relativamente tranquilo, já que a ilha é pequena e a maioria das atrações está perto da Ring Road (a estrada número 1), a estrada que dá a volta no país. Mas é preciso tomar alguns cuidados:
- Moderar na velocidade já que as estradas em geral são estreitas (mesmo a Ring Road) e em alguns lugares tem muitas curvas.
- Prestar muita atenção nas ovelhas, que parecem ser meio loucas (inclusive na aparência). Elas estão por toda parte e frequentemente pastam na beira da estrada. Nós chegamos a ver uma que cruzou a estrada atrás da gente e por muito pouco não foi atropelada. E segundo a lei local, se você atropela uma ovelha além do perrengue de viagem você ainda tem que pagar por ela.
- Cuidado com o vento forte. Dependendo é melhor até parar pois tem hora que a impressão é que o carro vai sair rolando. Inclusive ao abrir as portas deve-se ficar de olho. Nós tivemos um pedaço de plástico quebrado em uma porta quando tentei abrir e o vento abriu ela com força total.
- Muito cuidado com os momentos de transição do asfalto para estrada não pavimentada pois pode não ser tão suave e é melhor estar com a velocidade mais baixa. Normalmente há placas indicando que o asfalto vai acabar.
- Cuidado com os pontos cegos na estrada. Há alguns pontos na estrada onde ela tem uma pequena subida e não dá pra ver adiante. Estes pontos são sinalizadas com uma placa escrito BLINDHAED.
- Nós passamos apenas por um pedágio, bem perto de Reykjavik no caminho para Akranes.
- Nem precisa dizer pra respeitar os limites de velocidade, certo? Isto vale principalmente para as estradas não pavimentadas, que ainda existem em algumas áreas.
Como são as estradas na Islândia?
Não tem como falar de estrada na Islândia sem começar pela Ring Road, ou estrada número 1, que dá a volta na ilha e passa pela capital, Reykjavik. Assim como a maioria das estradas da Islândia na maior parte do tempo ela é estreita e sem acostamento, mas com piso muito bom. Apenas perto de Reykjavik nós vimos estrada duplicada mas em um país que tem pouco tráfego nem precisa, certo?
A Ring Road é quase toda asfaltada, passamos apenas por alguns trechos de terra (em boas condições) nos fiordes do leste. Perto dela está a maioria das atrações da Islândia e em geral temos que desviar pouco para chegar aos pontos de interesse. Mesmo sem acostamento é uma estrada muito tranquila de dirigir. O movimento é maior entre a capital e Hofn, no sul da ilha. No norte e nos fiordes do leste o movimento cai consideravelmente.
Nos fiordes do oeste (assim como em Snaefellsnes) nós pegamos muitos trechos de estrada de terra intercalados com trechos de asfalto. A parte pavimentada é muito boa, como ao redor do país, mas a parte de terra em alguns lugares não estava em boas condições, então recomendamos dirigir com muito cuidado. Notamos que eles estão aos poucos asfaltando alguns trechos, mas ainda está longe de estar tudo coberto.
Esperamos que você tenha se animado a dirigir pela Islândia. Aproveite também para ver o nosso roteiro pela Islândia e nossas dicas de quando ir para a Islândia.
Tudo bom, Helder?
Por email, o pessoal do Happy Campers me disse que não preciso da permissão internacional para dirigir, que minha carteira de motorista daqui é válida e é suficiente.
Você precisou da permissão internacional lá?
Abs.
Tudo bem, Fabiana, e com você?
Quando fui pegar o carro na Campervan Iceland eles me pediram a permissão internacional, talvez uma agência peça e outra não. Como eu já tinha a minha desde antes eu nem preocupei em saber se precisava ou não mas como me pediram por lá eu recomendo que leve.
Abraços,
Helder
Oi Helder!!
Vc ainda vai falar mais especificamente sobre o carro que vocês alugaram e sobre como é o esquema de camping na Islândia?! Pq esses campers não são como os motorhomes, né? Só tem a parte de dormir, certo? Não tem banheiro, chuveiro, etc…
To estudando roteiros e opções, to doida pra incluir a Islândia no meu futuro próximo! E esse ano estamos indo pro Alasca (obviamente seguindo muitas dicas daqui!) de motorhome, e lá eles são completos e você nem precisa ficar em um camping de fato…
Obrigada!!
🙂
Marcela
Olá Marcela, tudo bem?
Bom, seguinte, o próximo post que iremos publicar fala exatamente sobre o carro e esquemas de camping na Islândia. Deve sair na semana que vem, mas eu adianto algumas coisas aqui. Você está certa, não são motorhomes e só tem a parte de dormir, sem chuveiro e banheiro que você tem que usar público ou dos campings. Na Islândia tem aluguel de motorhome também, mas é muito mais caro e para nós que gostamos de parar muito para fotografar não é tão prático de ficar estacionando toda hora.
Que legal que vocês estão indo pro Alasca! Nós adoramos, como você pode ver pelos nossos posts. Se tiver qualquer dúvida específica de lá pode perguntar. Espero que vocês gostem muito de lá!
Abraços,
Helder
Acabei de ver que você publicou o post!!!
🙂
Muito obrigada!! Vou ler!
Beijão!
Por nada, Marcela,
Se tiver qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
Abraços,
Helder