Revelando a Foto – Lençóis Maranhenses »
Adoramos viajar de carro em estradas rodeadas por belezas naturais. Sempre que viajamos procuramos identificar as estradas interessantes para conhecer. Na nossa viagem à Argentina não foi diferente. Depois de ir de Bariloche a San Martín de los Andes pela Rota dos Sete Lagos, resolvemos fazer o caminho de volta por uma estrada diferente, mas também muito conhecida pelas lindas paisagens: o Paso Córdoba.
O Paso Córdoba é famoso pelos seus penhascos, vales e montanhas. As montanhas são muito interessante, com formações diferentes devido a ação do vento, da água e do gelo. Dizem que no outono,as árvores da região ficam coloridas em tons amarelos, dando um charme especial a paisagem.
A estrada tinha tudo para ser linda porém, na época em que passamor por lá (Janeiro/2012) o vulcão Puyehue resolveu lançar mais cinzas e atrapalhar a visibilidade. 🙁
Saímos cedo de San Martín de los Andes para passar pelo Paso Córdoba sem pressa, parando em todos os pontos que desejássemos. Pegamos a rodovia 234 na direção sul, a mesma da Rota dos Sete Lagos. Nesta parte ela é toda asfaltada. Dirigimos por 20 quilômetros até chegar no posto policial, próximo ao rio Hermoso, onde pegamos a estrada 63. Logo no início do caminho, a estrada rodeia o Lago Meliquina. Resolvemos parar um pouco para fazer umas fotos.
Assim como os outros lagos que visitamos, o Lago Meliquina é marcado pelas cores azul e verde bem claros. O dia estava nublado, com baixa visibilidade por causa das cinzas vulcânicas, mas alguns raios de sol atravessaram as nuvens.
A próxima foto do Lago Meliquina já rendeu até um Revelando a Foto. 🙂
Continuamos na estrada na expectativa de ver belas paisagens. Porém, a cada quilômetro rodado, as cinzas vulcânicas tornavam a visibilidade cada vez pior.
Depois de algum tempo, começamos a ficar preocupados. A visibilidade estava cada vez pior e a estrada não chegava ao fim! Alguns pontos da estrada pareciam ser penhascos. Torcemos muito para sempre acertar a estrada e não sair rolando por ali. 😛
Em alguns pontos, a estrada é bem estreita. Durante o nosso trajeto cruzamos com poucos veículos no sentido contrário. Corremos um risco bem alto de não enxergar nada e trombar de frente com outro carro! Não precisa nem dizer a importância de se andar com o farol ligado nesse caso.
Percorremos os 150 quilômetros entre San Martín de los Andes e Bariloche em aproximadamente 6 horas. Na maior parte do caminho a estrada era de terra com algumas pedras soltas (incluindo uma camada de cinzas vulcânicas). Dirigimos bem devagar por causa da péssima visibilidade.
Depois de tanta aventura e tanto risco, fomos recompensados com a paisagem final. Quase chegando no asfalto, percorremos um trecho seguindo o rio Traful. Mais um rio de água verde clara que nem as cinzas vulcânicas conseguiram escurecer.
A estrada chegou ao fim, mas fizemos questão de atravessar para tirar uma foto na outra margem do rio para registrar a cor da água.
Você já esteve no Paso Córdoba? Conseguiu ver as belas paisagens? Conta pra gente! 🙂
________________________________________________________
Procurando hotéis em Bariloche? Reserve agora pelo Booking.com!
Procurando hotéis em San Martín de los Andes? Reserve agora pelo Booking.com!
Mesmo com a visibilidade ruim e muita cinza no ar, as fotos ficaram lindas! Parabéns!
Acho que eu não teria a coragam de vocês…. essa estrada normalmente já é muito perigosa. Desse jeito então… 🙂
[]’s
Oi Camila!
Obrigada pela visita e pelo elogio! 🙂
A gente não imaginava que a estrada ia estar tão ruim e sem visibilidade. Mas como já estávamos no meio do caminho, seguimos em frente rezando pra não acontecer nada de ruim!
Abraços,
Lillian.
Babei também com aquela imagem do Rio Traful! A água verdinha com um efeito de que está completamente parada teve cuidado especial na fotografia, Lilliam? Muito linda! 🙂
Oi Bernardo,
As fotos do Rio Traful foram tiradas com um tripé para poder diminuir a velocidade de disparo e suavizar a água. Chamamos de longa exposição. Legal, né? 🙂
Obrigada pelo elogio e pela visita!
Abraços,
Lillian.
Alugaram carro? Quanto sai?
Oi! Adorei as fotos e as descrições. Estamos pensando em fazer de Bariloche a Pucon de carro em fevereiro de 2015 com uma pausa de uns dois dias em San Martin de los Andes. Como so teremos opcao de pegar um caminho (de Pucon vamos pra Puerto Varas) estou em duvidas de qual das duas opções e mais bonita (e mais segura, pois seremos um casal e 3 crianças): 7 lagos ou Passo Cordoba? Qual sua opinião? Obrigada!
Olá Helen,
Que bom que gostou!
Muito legal o seu roteiro! Achei a Rota dos Sete Lagos mais segura do que o Paso Córdoba. Sobre as belezas, a do Paso Córdoba estava com muitas cinzas e quase não conseguimos ver nada. Mas a do 7 Lagos é realmente linda. Espero ter ajudado.
Abraços,
Lillian.
Alugamos um carro na Hertz de Bariloche e pagamos na época (Jan/2012) $340 (dólares) para 4 diárias com seguro. Melhor fazer uma cotação mais atualizada no site deles. 🙂
Estou adorando o site, muito obrigada pelas dicas!
Planejo ir a Puerto Varas e Bariloche em dezembro. Serão 12 noites no total. Uma das ideias é alugar um carro para ir a San Martin – indo pela rota dos 7 lagos (ficando 2 noites) e voltando pelo Paso Córdoba. Em que época vocês foram que pegaram tanta neblina? Obrigada
Olá Ana Carolina,
Que bom que está gostando das dicas.
Nós fizemos a viagem em Janeiro/2012. Tivemos o azar de ir na época que o vulcão estava soltando cinzas. Por isso a estrada estava com a visibilidade prejudicada.
Boa viagem!
Abraços,
Lillian.