Revelando a Foto – Vassouras »
A cidade de São Luís, capital do Maranhão, é também conhecida por “Ilha do Amor”, “Atenas Brasileira”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Jamaica Brasileira” e “Cidade dos Azulejos”. E foi esse último apelido que nos chamou atenção. Nunca vimos uma cidade tão cheia de azulejos como São Luís.
A cidade foi fundada por franceses, invadida por holandeses mas colonizada por portugueses. Que disputa! 🙂 Conta a história que, durante a construção de São Luís, resolveram revestir as fachadas com azulejos pois era o material que mais atenderia as condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e a muita chuva do inverno verão chuvoso, funcionando como um isolante térmico. Dessa forma, os ambientes internos ficam mais frescos e mais agradáveis.
A cidade foi habitada por franceses, holandeses e portugueses. A maior parte dos azulejos usados em São Luís vieram de Portugal, país que estava no domínio durante a sua construção. As cidades de Coimbra, Lisboa e Porto se destacaram na produção de cerâmica no século XVIII. Boa parte da produção era enviada para as colônias portuguesas, incluindo o Brasil.
A maior parte das fachadas revestidas de azulejos estão no Centro Histórico de São Luís, local que se tornou Patrimônio Mundial em 1997. Os imóveis desta região são do período colonial e imperial. Infelizmente, algumas fachadas estão precisando de manutenção para preservação desse precioso acervo.
Gostamos tanto dos azulejos que resolvemos levar alguns de recordação! 😀 Calma, não pense que depredamos o patrimônio histórico e arrancamos os azulejos das fachadas. Achamos uma loja no centro histórico que vendia azulejos em tamanho bem menor e em forma de ímã. Perfeitos para a nossa coleção! 😀
________________________________________________________
Procurando hotéis em São Luís? Reserve agora pelo Booking.com!
Quando fui, achei uma pena olhar aqueles casarões revestidos em estado avançado de degradação. 🙁
É um negócio diferente. Eles deveriam preservar! Muito legais as miniaturas! 🙂
Ei Bernardo,
Realmente alguns casarões estavam bem acabados. Mas outros já estão sendo reformados. Tomara que continuem investindo na preservação! 🙂
são luis é 1 cidade maravilhosa talvez tenha alguns defeitos,+ continua sendo 1 orgulho morar em 1 cidade tao hospitaleira……………………….a ilha do amor
Adoramos São Luís! 🙂 Voltaremos assim que possível para conhecer mais a cidade.
adoroo a Ilha do Amoor !! Cidade maravilhoosa.. 😀
Também adoramos a cidade! 🙂
Olá viajantes!
Gostei muito da documentação da viagem de vocês a São Luís! Sou obcecado por azulejos portugueses!
Hoje, inclusive, é meu último dia na capital maranhense. Fui mais cedo ao centro histórico fotografar as ruas, becos, prédios e azulejos que perdi na primeira ida (a mão da câmera era a mesma das sacolas pesadas : )
Enfim, São Luís é uma riqueza! Volto maravilhado pra casa com vários azulejinhos nos bolsos ;D
Parabéns pelo texto e pelas fotos lindas! Continuem postando!
Olá Flávio,
Que bom que você gostou. Ficamos muito felizes em poder ajudar! 🙂
São Luís é um bom lugar para passear e um ótimo cenário para as fotografias.
Agradecemos a visita ao blog. Volte sempre! 😉
Abraços,
Lillian.
Eu também adorei, tirei várias fotos como as de vocês! bjosss
Que legal, Rafael!
Impossível não voltar de São Luís com uma galeria inteira dos Azulejos! Eu ainda trouxe eles em formato de ímã!
Beijos,
Lillian.
Olá, Lilian!
Sou ludovicense e gostei muito do seu post sobre a minha adorada cidade dos azulejos.
Obrigado pelo carinho!
Ei Gustavo,
Que bom que gostou. Adoramos conhecer os azulejos e sua cidade!
Abraços,
Lillian.
Parabéns! Lilian pelo post sobre a cidade dos azulejos, sua visão em relação a cidade foi relatada naturalmente diante da descoberta do diferente, a maioria das pessoas que vem a cidade esquecem que toda cidade tem problemas e só sabem falar mal, digamos que falam através de um olhar perverso. São Luís tem defeitos e muitos, porém entre eles tem qualidades incríveis, possui grandes riquezas, mas o que a cidade ostenta é a simplicidade de um povo que ainda não aprendeu usufruir de sua riqueza tão peculiar.
Obrigada, Antonia!
Apesar dos problemas comuns em várias cidades brasileiras, precisamos também apreciar as belezas que elas nos oferecem! 😉
Abraços,
Lillian.
Um ótimo documentário, sou ludovicense e tenho uma correção para o seu post, pois aqui não tem inverno e sim verão chuvoso.
Olá Giovana,
Que bom que gostou.
Adicionei sua correção ao post! 😉
Abraços,
Lillian.
Boa noite, gostaria de pedir autorização dos donos do texto para usá-lo em um projeto que estou fazendo sobre azulejos de São Luís ….teria como ?
Olá Paulo,
Você pode utilizar as imagens que estão com a marca d’água dando os créditos ao blog.
Abraços,
Lillian.
Qual era a função dos azulejos nessas moradias
Olá Michelli,
Acreditamos que a função dos azulejos era decoração das fachadas externas.
Abraços,
Lillian.
Olá NerdsViajantes, você sabe me informar qual foi a primeira construção que foi realizada com revestimento de azulejos em São Luís – Ma? É para fins acadêmicos, desde já fico muito agradecido.
Olá Wellington,
Infelizmente não temos essa informação.
Abraços,
Lillian.