São Luís – Post Índice »
Viajamos para São Luís em Junho, época em que a cidade vive em clima de festa junina. E em 2012 parecia estar mais especial pois é o ano em que a cidade completa 400 anos. É claro que tínhamos que curtir um arraial e conhecer o que é que o São João do Maranhão tem! 😀
A Carolina Lima, editora do Blog Cola em Mim, é de São Luís e divulgou muitas dicas para aproveitar o São João no Maranhão. Gostamos da programação do Arraial da Vila Junina e resolvemos ir até lá conhecer! Aproveitamos também para conhecer a Carolina pessoalmente. 🙂
As apresentações começam às 19:00 e é bom chegar cedo para conseguir arrumar uma mesa bem localizada. Assim que chegamos fomos para perto do palco para conferir de perto a apresentação. O primeiro grupo a se apresentar era o Boi de Mirinzal.
Ficamos encantados com tantas cores e tantas pessoas dançando bem sincronizadas. A banda, ao fundo do palco, ditava o ritmo da dança. O batuque é muito gostoso e dá vontade até de dançar junto com eles. 😀
A estrutura do evento é muito boa. O palco era bem grande e era coberto por bandeirinhas coloridas.
Não podíamos deixar de fotografar o boi, o grande personagem da festa! 🙂
Depois da apresentação do Boi de Mirinzal, assistimos a uma apresentação de Dança Portuguesa Império de Lisboa. Os integrantes usavam trajes típicos mas o ritmo era menos empolgante do que o ritmo dos bois. Acabamos não fotografando essa apresentação pois estávamos mais ocupados conversando com a Carolina e experimentando a culinária do Maranhão. 🙂
Em seguida, assistimos ao show da Banda Bumbauê, uma banda que toca ritmos variados e inclui no repertório algumas músicas dos bois. A banda era bem legal, mas nós queríamos mesmo era ver as danças típicas! Não demorou muito para trocar a programação e entrar no palco o Cacuriá de D. Teté.
Ah, essa sim era uma apresentação bem diferente. Uma batida envolvente que fez a maioria das pessoas que estavam assistindo começar a rebolar também! No palco, os integrantes requebravam, rodavam e se abraçavam numa dança bem sensual.
Essa apresentação reuniu muita gente próxima ao palco para ver os rebolados bem de perto! Foi difícil chegar perto do palco para fotografar.
Detalhe para uma pessoa fotografando com um tablet no canto esquerdo da foto! 🙂
Depois do Cacuriá, subiu ao palco o Boi de Morros. Existe uma classificação dos bois quanto ao sotaque. Este boi é considerado de sotaque de orquestra pois inclui acompanhamento de instrumentos de sopro e cordas.
Se a gente tinha achado animado o primeiro boi, esse Boi de Morros foi excelente! Ele foi mais animado, o ritmo bem bacana e os integrantes eram mais cativantes. Era um misto de dança com representação de teatro, tudo combinando com a história da música.
O Boi de Morros foi a última apresentação que assistimos. Ainda teria mais dois bois para se apresentar, mas já estava bem tarde para quem ia madrugar para ir aos Lençóis Maranhenses.
No Arraial da Vila Junina, as barracas são organizadas por turmas das faculdades de São Luís. Cada barraca é de um curso/faculdade. Por acaso, nós ficamos na barraca do curso de Estética da UNICEUMA.
Deixamos para jantar no arraial e experimentar a culinária local. Nosso primeiro pedido foi um prato que incluía o famoso arroz de cuxá, vatapá e torta de caranguejo. Uma delícia!
Ainda pedimos um prato com churrasco, baião de dois e purê de batatas que também estava muito bom. O Nerd ficou com vontade de comer uma sobremesa e pediu um mingau de milho verde. Para nossa surpresa, veio uma canjica. Conversando com a Carolina, descobrimos que o que a gente chama de mingau de milho, para eles é considerado canjica, e vice-versa! 🙂
Não podíamos deixar de registrar nosso encontro com a Carolina Lima, editora do Blog Cola em Mim. Adoramos conhecê-la! 😀
A festa esteve ótima! Recomendamos a todos conhecer de perto o São João do Maranhão! 😀
________________________________________________________
Procurando hotéis em São Luís? Reserve agora pelo Booking.com!
legal Lilian! Nós fomos para São Luiz em Junho, no São João e viciamos no arroz de Cuxá. Muito bonita a cidade toda enfeitada com bandeirinhas de festas Juninas… Uma pena que não conseguimos ir aos Lençois. Quanto tempo vocês ficaram lá? Quantos dias você acha que seria bom programar para ir aos lençois???
Ei Roberta,
O Arroz de Cuxá é muito bom. Gostamos bastante. Também adoramos a cidade em clima de festa junina. Nós ficamos quatro dias no Lençóis Maranhenses. É um tempo bom para fazer os passeios na região de Barreirinhas. Se quiser esticar mais tem passeio pra fazer até em duas semanas!
Abraços,
Lillian.
A festa parece ser maravilhosa. E esse prato de arroz de cuxá, vatapá e torta de caranguejo tá com uma cara boa… 😉
A festa é muito boa mesmo! Vale a pena conhecer e experimentar a culinária do Maranhão! 🙂
SOU MARANHENSE,MAS TOU MUITOS ANOS FORA DO MARANHAO .
MAS MESMO ASSIM,RECOMENDO CONHECER,MEU ESTADO E MINHA CIDADE NATAL,
MIRINZAL-MA
Que legal. Adoramos São Luís e os Lençóis Maranhenses. Ainda não conhecemos sua cidade, mas um dia ainda vamos conhecer! 😀
Abraços,
Lillian.